Whatsapp icon Whatsapp

Conceitos importantes de Óptica

Os tópicos destacados neste texto referem-se a importantes conceitos de Óptica, noções que podem gerar dúvidas nos estudantes de Física.
A óptica estuda fenômenos relacionados à luz, como os arcos-íris
A óptica estuda fenômenos relacionados à luz, como os arcos-íris

A Óptica é o ramo da Física que se dedica ao estudo de fenômenos relacionados à luz. Nessa importante parte da Física, são estudados os fenômenos da refração, reflexão, difração, dispersão, formação de imagens em espelhos e lentes, interação entre a luz e os objetos e os diversos instrumentos ópticos.

A correta compreensão dos conceitos de Óptica é fundamental para um perfeito entendimento dos fenômenos e também para a resolução dos cálculos sobre essa parte da Física. Os pontos destacados a seguir explicam alguns conceitos que geralmente podem causar dúvidas entre os estudantes.

1. Cor dos objetos

A cor não é uma característica própria dos objetos, mas é definida pela luz que os ilumina. Dependendo do tipo de luz que ilumina um objeto, monocromática (uma cor) ou policromática (luz branca), ele pode apresentar-se com diferentes cores.

Os objetos coloridos apresentam a capacidade de refletir apenas uma cor de luz. Um corpo que é vermelho pode refletir somente a luz monocromática vermelha, e qualquer outro tipo de luz monocromática incidente será absorvida. Portanto, se um objeto vermelho for iluminado por uma fonte que emita luz monocromática amarela, ele absorverá a radiação incidente e não refletirá nada, apresentando-se como um corpo negro.

Na imagem a seguir, a planta está sendo iluminada pela luz branca (policromática) proveniente apenas do Sol. Observe que a flor e a folha absorvem as radiações e refletem somente a cor de luz que as define. Caso a planta fosse totalmente iluminada por uma fonte monocromática amarela, flor e folha seriam percebidas da cor preta, por absorverem toda a radiação incidente.

Cor dos objetos

Um objeto que se apresenta com a cor preta absorve qualquer tipo de luz incidente. Os objetos brancos possuem a capacidade de refletir qualquer tipo de radiação incidente, por isso, podem apresentar-se em qualquer cor.

O vídeo a seguir pode ajudar na compreensão da cor dos objetos. Para saber mais sobre esse assunto, clique aqui!

2. Imagem real versus imagem virtual

A diferença entre imagem real e a virtual é crucial para a compreensão dos diferentes tipos de imagens formadas por espelhos esféricos e lentes.

Imagem virtual: A formação da imagem virtual ocorre quando o raio de luz proveniente de um determinado corpo atinge um objeto refletor ou refrator e é divergido, espalhado. A imagem virtual sempre possui a mesma orientação do objeto e não pode ser projetada, existe apenas no espelho.

Imagem real: a formação da imagem real ocorre quando os raios de luz provenientes de um determinado corpo atingem um objeto refletor ou refrator e são convergidos e encaminhados para um ponto em comum, onde haverá a formação de imagem. A imagem real sempre possui orientação contrária à do objeto e é projetável, podendo ser lançada sobre paredes e telas, por exemplo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para saber mais sobre as imagens reais e virtuais e conhecer a formação das imagens em espelhos esféricos, clique aqui!

3. Aproxima-se ou se afasta da normal?

Quando a luz muda de um meio de maior para outro com menor índice de refração, sua velocidade é aumentada ao entrar em contato com o meio menos refringente. Assim, o raio de luz afasta-se da reta normal (N), o que evidencia o aumento de velocidade.

A luz aproxima-se da reta normal, o que evidencia o aumento do índice de refração

A luz aproxima-se da reta normal, o que evidencia o aumento do índice de refração

Por outro lado, quando a luz muda de um meio de menor para outro de maior índice de refração, sua velocidade é diminuída ao entrar em contato com o meio mais refringente. Assim, o raio de luz aproximar-se da reta normal (N), o que evidencia a diminuição de velocidade.

Para compreender mais sobre os efeitos da refração sobre a luz, clique aqui!

4. Ângulos de incidência, reflexão e refração

Ao incidir sobre a superfície de separação entre dois meios distintos ou sobre uma superfície refletora, a luz forma um ângulo de incidência. Só é considerado como ângulo de incidência aquele formado entre o raio de luz incidente e a reta normal. A mesma regra vale para os ângulos de reflexão e refração. Para saber mais sobre esse assunto, clique aqui!

Os termos i, r e r' representam os ângulos de incidência, reflexão e refração, respectivamente

Os termos i, r e r' representam os ângulos de incidência, reflexão e refração, respectivamente

5. O grau da lente

As lentes que formam os óculos, conforme cada problema de visão, podem ser convergentes ou divergentes. As convergentes possuem a capacidade de focalizar a luz em um ponto único. Já as divergentes espalham a luz incidente. A capacidade de desvio da luz de uma lente é medida por uma grandeza denominada vergência (V), determinada pelo inverso do foco de uma lente.

A unidade de medida para a vergência é a dioptria (di), que equivale ao inverso de um metro (1 di = 1 m – 1). Cotidianamente, usa-se o termo grau para referir-se à vergência de uma lente.

Para saber mais sobre as características das lentes, clique aqui!

Publicado por Joab Silas da Silva Júnior

Artigos Relacionados

O arco íris: resultado da dispersão, refração e reflexão da luz
A Óptica e as cores dos objetos
Você sabe como nossos olhos são capazes de perceber as diferentes cores? Clique aqui e veja a relação da Óptica com esse fenômeno.
É um corpo transparente com duas faces esféricas ou uma face esférica e outra plana
Centro óptico de uma lente
Veja aqui a definição de centro óptico de uma lente e aprenda a localizar o seu centro óptico.
A grande convergência da lente usada nas lupas permite que essas concentrem os raios de luz.
Convergência de uma lente esférica
Quer saber mais sobre o que é a convergência de uma lente esférica? Acesse o artigo para saber como a calculamos e conhecer os focos das lentes côncavas e convexas.
Divisões da Óptica
Clique aqui e aprenda quais são as divisões da Óptica e as características de cada uma!
Espelhos Esféricos
Clique aqui e confira um resumo sobre espelhos esféricos! Descubra diferenças entre espelhos côncavos e convexos, e conheça os elementos geométricos desses espelhos.
Espelhos planos
Conheça as características dos espelhos planos e saiba como são as imagens formadas por eles. Aprenda sobre associação de espelhos e confira exercícios resolvidos.
Reflexão na superfície de um lago
Fenômenos Opticos
Clique aqui e conheça as características dos fenômenos ópticos!
Ilusão de Óptica
Ilusão de Óptica
Ilusão de óptica, imagens que enganam a visão humana, quando começaram os estudos sobre a ilusão de óptica, quem primeiro estudou as ilusões de ótica, figuras que tem várias interpretações.
O microscópio é um instrumento óptico que tem como finalidade a ampliação de objetos
Instrumentos ópticos
Conheça o funcionamento dos instrumentos ópticos mais utilizados no nosso cotidiano.
Olho humano, um instrumento óptico
Olho humano: um instrumento óptico
Clique aqui e conheça um pouco mais sobre o olho humano, um instrumento óptico que forma suas imagens pelo princípio físico da refração.
O azulado da água surge pela absorção da luz visível. A água consegue absorver comprimentos de onda próximos do vermelho e do laranja.
Qual é a cor da água?
Você sabe qual é a cor da água? Se a luz percorrer grandes profundidades da água, o meio aquoso pode absorver as cores de maior comprimento de onda do espectro visível, como o vermelho, o laranja e o amarelo. Acesse o artigo e entenda por qual motivo a água pode apresentar tantas variações de cor!
Refração da luz
Você sabe o que é a refração da luz? Saiba o que é esse fenômeno óptico, conheça as fórmulas da refração e confira alguns exercícios resolvidos sobre esse tema!
O brilho característico dos diamantes ocorre em razão do ângulo entre suas faces e do seu alto índice de refração.
Índice de refração
Você sabe o que é índice de refração? Aprenda a calcular essa propriedade, entenda o que ela significa e confira alguns valores típicos para substâncias conhecidas.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.