Whatsapp icon Whatsapp

Rompendo a barreira do som

Quando um objeto ultrapassa a velocidade do som, dizemos que a barreia do som foi rompida. Os efeitos disso são ondas de choque e um intenso estrondo.
Aeronave no momento em que a barreira do som é rompida *
Aeronave no momento em que a barreira do som é rompida *

Diz-se que a barreira do som foi rompida quando um objeto ultrapassa a velocidade do som no ar, que é de aproximadamente 1224 km/h (340 m/s). Ao atingir tamanha rapidez, o objeto atropela as ondas sonoras geradas por ele próprio. O efeito é uma grande onda de choque, que provoca um grande estrondo.

Aviões supersônicos

Quando os chamados aviões supersônicos atingem a velocidade do som, dizemos que a aeronave voa em “Mach 1”, unidade que indica que o voo é executado na velocidade das ondas sonoras. Na medida em que é acelerada, a aeronave pode atingir valores superiores de velocidade denominados de Mach 2, Mach 3 etc., que são múltiplos da velocidade Mach 1.

Ao se deslocar mais rápido que o som, a aeronave comprime o ar à sua volta, aumentando drasticamente a pressão. Isso gera uma onda de choque, que pode ser sentida por um possível observador no solo. Esse observador primeiro vê a passagem da aeronave e, depois, ouve o estrondo causado. O som chega depois, pois a fonte sonora possui velocidade superior.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O vídeo acima mostra um caso famoso ocorrido em Brasília-DF. A onda de choque gerada pela passagem de um avião supersônico foi tão intensa que despedaçou as vidraças do Supremo Tribunal Federal (STF). A passagem das aeronaves Mirage 2000 da Força Aérea Brasileira (FAB) ocorreu em comemoração à troca da bandeira na praça dos Três Poderes, em julho de 2012.

Rompendo a barreira do som com o próprio corpo

Em outubro de 2012, o austríaco Felix Baumgartner saltou em queda livre da estratosfera após ser levado por um balão até uma altura aproximada de 36 km. Na queda, que durou 4 minutos e 20 segundos, o paraquedista atingiu a velocidade de 373 m/s, tornando-se a primeira pessoa a romper a barreira do som com o próprio corpo.

Em outubro de 2014, Alan Eustace, executivo do Google, subiu 41 km de altura, permanecendo em queda livra por cerca de 4 minutos e 30 segundos. Eustace também rompeu a barreira do som com o próprio corpo.

*Crédito da imagem: Cristopher McRae / Shutterstock.com

Publicado por Joab Silas da Silva Júnior

Artigos Relacionados

A Reflexão do Som
Clique aqui e leia sobre a reflexão do som, que determina fenômenos como eco, reverberação e efeito Doppler.
Barreira do som
Clique aqui para entender melhor do que se trata a barreira do som!
Intensidade do som
Você sabe o que é intensidade sonora? Aprenda a calculá-la, saiba quais são os limites da audição humana e confira exercícios resolvidos.
O que é som?
Você sabe o que é o som? Veja a definição, como ele se propaga e quais são as suas características mais importantes.
Qualidades do Som
Clique aqui para entender o que é altura, timbre e intensidade, as três qualidades fisiológicas que caraterizam as ondas sonoras.
Som, Infrassom e Ultrassom
Você sabia que existem sons tão altos que o ouvido humano não pode captar? Clique aqui e saiba a diferença entre som, infrassom e ultrassom.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.