Sistemas monofásico, bifásico e trifásico
Os sistemas monofásico, bifásico e trifásico são redes que fornecem energia elétrica para residencias, comércios e indústricas de diversos portes. O sistema monofásico é o que tem menor consumo e custo de energia elétrica. O sistema bifásico é o que tem menos interferência em equipamentos sensíveis. Já o sistema trifásico é o que distribui a energia elétrica de maneira mais eficiente por longas distâncias.
Leia também: Você sabe como é feita a cobrança da energia elétrica?
Resumo sobre os sistemas monofásico, bifásico e trifásico
- Os sistemas monofásico, bifásico e trifásico são sistemas que distribuem energia elétrica.
- Diferenciam-se quanto à quantidade de fios na entrada de energia e à potência elétrica.
- Podemos descobrir se um sistema é monofásico, bifásico ou trifásico observando o quadro de distribuição e o número de disjuntores, o número de fios na entrada de energia, a conta de energia elétrica ou conversando com um profissional.
- O sistema monofásico é o que tem o custo de manutenção e instalação mais barato.
- O sistema trifásico é o que tem o custo de manutenção e instalação mais caro.
O que são os sistemas monofásico, bifásico e trifásico?
Os sistemas monofásico, bifásico e trifásico são sistemas de distribuição de energia elétrica que podem ter diferença de potencial elétrico (ddp ou tensão elétrica) de 127 V ou 220 V, dependendo da localização no Brasil.
→ Sistema monofásico
O sistema monofásico é instalado principalmente em residências de pequeno porte e comércios com poucos equipamentos ou de pequeno porte.
→ Sistema bifásico
O sistema bifásico é instalado principalmente em residências de médio porte, comércios com um pouco mais de equipamento ou de médio porte, e áreas rurais.
→ Sistema trifásico
O sistema trifásico é instalado principalmente em residências de grande porte ou mais modernas, indústrias, e comércios com mais equipamentos ou de grande porte.
Quais as diferenças entre monofásico, bifásico e trifásico?
Os sistemas monofásico, bifásico e trifásico se diferenciam principalmente quanto ao número de fios na entrada de energia e à potência elétrica.
- No sistema monofásico, temos uma fase e um neutro, e potência elétrica de até 8 kW.
- No sistema bifásico, temos duas fases e um neutro, e potência elétrica entre 12 kW e 25 kW.
- No sistema trifásico, temos três fases e um neutro, e potência elétrica entre 25 kW e 75 kW.
Como saber se um sistema é monofásico, bifásico e trifásico?
É possível saber se um sistema é monofásico, bifásico ou trifásico verificando o/a:
- Quadro de distribuição: Na maioria das vezes, o sistema monofásico tem apenas um disjuntor principal; o sistema bifásico tem um par de disjuntores principais; e o trifásico, um trio de disjuntores principais.
- Número de fios na entrada de energia: No sistema monofásico, temos um fio fase e um fio neutro (dois fios); no sistema bifásico, temos dois fios fase e um fio neutro (três fios); e no sistema trifásico, temos três fios fase e um fio neutro (quatro fios).
- Conta de energia elétrica: Na parte superior da conta de energia está escrito o tipo de sistema.
- Conversando com um profissional: Eletricistas ou engenheiros elétricos, por exemplo.
Acesse também: 5 coisas que você precisa saber sobre eletricidade
Vantagens e desvantagens do sistema monofásico, bifásico e trifásico
Existem diversas vantagens e desvantagens entre o sistema monofásico, bifásico e trifásico, as principais estão descritas na tabela abaixo:
|
Vantagens |
Desvantagens |
Sistema monofásico |
|
|
Sistema bifásico |
|
|
Sistema trifásico |
|
|
Fontes
HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos da Física: Eletromagnetismo (vol. 3). 10. ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2016.
SAMPAIO, José Luiz; CALÇADA, Caio Sérgio. Universo da Física: Ondulatória. Eletromagnetismo, Física Moderna. São Paulo: Atual, 2005.
