Whatsapp icon Whatsapp

Teoria do Big Bang

A teoria do Big Bang é uma teoria científica proposta, em 1927, por Georges Lemaître. Ela parte do pressuposto de que o Universo se iniciou de um átomo principal.
Ilustração representativa da teoria do Big Bang.
A teoria do Big Bang foi proposta, em 1967, por Georges Lemaître.

 A teoria do Big Bang é uma teoria científica proposta pela primeira vez em 1967 por Georges Lemaître. Ela parte do presuposto de que o Universo se iniciou de um átomo principal. Ela investiga a estrutura atual do Universo a fim de reconstruir a sua história.

Leia também: Galáxia — grande estrutura no Universo formada por vários corpos celestes

Resumo sobre a teoria do Big Bang

  • A teoria do Big Bang é uma teoria científica que parte do pressuposto de que o Universo se iniciou de um átomo principal.
  • Essa teoria foi proposta, em 1927, por Georges Lemaître.
  • Ainda não sabemos o que causou o fenômeno do Big Bang.
  • As observações do Edwin Hubble, os estudos de George Gamow e a descoberta da radiação cósmica de fundo em micro-ondas, de Arno Allan Penzias e Robert Woodrow Wilson, provaram a veracidade da teoria do Big Bang.
  • Na cosmologia quântica, antes do Big Bang tínhamos uma zona do espaço-tempo em que o tempo não se movia.
  • Sabemos o que aconteceu depois do Big Bang a partir de 1∙10-43  s do seu início.
  • Existem diversos filmes e séries sobre a teoria do Big Bang, tais como The Big Bang Theory (2007-2019) e Interestelar (2014).

Qual é a teoria do Big Bang?

A teoria do Big Bang é uma teoria científica que parte do pressuposto de que o Universo se iniciou de um átomo principal. Essa teoria do campo da cosmologia física fornece uma reconstrução da história do Universo desde os seus primeiros instantes, a aproximadamente 13,8 bilhões de anos, até o surgimento das estrelas, planetas, galáxias e demais corpos celestes.

Evolução do universo a partir do Big Bang, o centro da teoria do Big Bang.
Evolução do universo a partir do Big Bang.

Quem criou a teoria do Big Bang?

Em 1927, o padre e cientista Georges Lemaître (1894-1966) foi o primeiro a propor a teoria do Big Bang. Com base na teoria da relatividade geral, ele propôs matematicamente que o Universo partiu de um “átomo principal” ou “ovo cósmico”, um ponto do espaço extremamente denso em matéria e energia, e se expandiu.

O cosmólogo Alexander Friedmann (1888-1925) também chegou à mesma conclusão matemática de Lemaître, mas não a explicou fisicamente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que causou a explosão do Big Bang?

Não se sabe o que causou a explosão do Big Bang. O Big Bang foi causado por algum evento, mas até dias atuais não sabemos como ele aconteceu nem o que o causou.

Evidências da teoria do Big Bang

Algumas evidências da teoria do Big Bang estão ligadas aos seguintes estudiosos:

  • Astrônomo Edwin Hubble: Em 1929, o astrônomo Edwin Hubble (1889-1953) observou o afastamento de galáxias através do seu desvio para o vermelho. Também observou que existia uma relação entre a distância e a velocidade das galáxias, de tal modo que, quanto mais longe estão, mais velozes se movem. Sua contribuição foi extremamente significativa para a teoria do Big Bang, provando que o Universo está em expansão. Teve seu nome dado ao telecópio espacial Hubble, que nos forneceu diversos dados, imagens e informações sobre o Universo e seus corpos celestes.
  • Físico George Gamow: Tempos depois, Gamow (1904-1968), enquanto estudava a formação dos átomos de hélio e hidrogênio, sugeriu que se o Universo foi gerado a partir do Big Bang, consequentemente, é possível observar a radiação cósmica de fundo em todo e qualquer lugar.
  • Físicos Arno Allan Penzias e Robert Woodrow Wilson: Em 1965, Penzias (1933-2024) e Wilson (1936-) descobriram acidentalmente a radiação cósmica de fundo em micro-ondas (radiação eletromagnética emitida nos momentos finais da explosão de um corpo celeste), confirmando novamente a teoria do Big Bang.

O que existia antes do Big Bang?

De acordo com a cosmologia quântica de Hartle e Hawking, antes do Big Bang provavelmente tinhamos uma zona do espaço-tempo em que o tempo não se movia. Em razão disso, tinhamos quatro dimensões espaciais, com a dimensão tempo se manifestando de maneira diferente do tempo que conhecemos. Em certo período, o tempo mudou o seu comportamento, surgindo o tempo que conhecemos. Nesse momento começou o Big Bang.

O que aconteceu depois do Big Bang?

Atualmente não sabemos o que aconteceu imediatamente depois do Big Bang, mas sabemos a partir de 1 10-43 s do seu início. Pensando nisso, abaixo temos uma cronologia dos eventos que aconteceram após o Big Bang.

  • 1∙10-43 s  - Era de planck: Toda a matéria e a energia que compõem o Universo atual está confinada em um espaço bilhões de vezes menor que o núcleo do atómo.
  • 1∙10-36 s  - Era da grande unificação: A temperatura do Universo é maior que um octilhão (1∙1027 ) de graus Celsius. A matéria ainda está muito confinada, impossibilitando que a luz a atravesse. Nesse momento, as forças nuclear forte, nuclear fraca e eletromagnética têm a mesma intensidade.
  • 1∙10-32  s - Momento da inflação: O Universo se expande incrivelmente rápido até um tamanho de aproximadamente 1 centilhão (1∙1020 ), provavelmente, devido a essa inflação, não foi formado um buraco negro na era da grande unificação. Depois da inflação, o Universo esfriou sua temperatura até aproximadamente 1 centilhão de graus Celsius.
  • 1∙10-12 s  - Era dos quarks e glúons: Ainda estava muito quente para a formação de prótons e nêutrons, mas já tinhamos milhões de partículas quarks e glúons. Nesse momento, começou-se a ter mais matéria que antimatéria.
  • 1∙10-6  s - Era dos hádrons: O Universo esfria sua temperatura em aproximadamente 10 milhões de graus Celsius, permitindo a formação de prótons e nêutrons pelos quarks, mas não que os elétrons orbitem os átomos. 
  • 1 s: O Universo atinge o tamanho de 10 anos-luz e os neutrinos se libertam do gás de partículas do início do Universo.
  • 10 s: Os elétrons ainda aniquilam a maioria das suas antipartículas, os pósitrons. Em razão disso, o Universo permanece sendo formado majoritariamente por radiação.
  • Entre 3 min e 20 min: A temperatura do Universo esfria consideralmente, de modo a permitir a formação dos núcleos de hélio e lítio.  
  • 50 mil anos: A expansão do Universo desacelera e temos a distribuição não mais homogênea da matéria, provavelmente devido a flutuações quânticas.
  • 380 mil anos: A temperatura do Universo esfria mais, de modo a permitir a formação dos átomos. Os fótons se libertam do gás de partículas do início do Universo, surgindo os primeiros raios luminosos, chamados atualmente como radiação cósmica de fundo. A composição do Universo é de hidrogênio, hélio e lítio.
  • 100 milhões de anos: A temperatura do Universo se esfria mais, de modo a aproximar as matérias. Por exemplo, estrelas começam a se aglomerar nas redondezas dos buracos negros primordiais.
  • 1 bilhão de anos: Já havia sido criada a maioria das galáxias.
  • 9,2 bilhões de anos: Explosão de uma supernova que possivelmente desencadeou a criação do Sistema Solar.
  • 9,6 bilhões de anos: A nebulosa deixada da explosão forma o Sol, e surgem os primeiros planetas do Sistema Solar.
  • 10,5 bilhões de anos: Surgimento da vida na Terra.

Acesse também: 5 fatos curiosos sobre o Universo

Filmes e séries sobre a teoria do Big Bang

Celular com a logo da série “The Big Bang Theory”, uma das produções mais conhecidas sobre a teoria do Big Bang.
A série The Big Bang Theory é uma das produções mais conhecidas sobre a teoria do Big Bang.[1]

Diversas produções cinematográficas exploram a teoria do Big Bang. Pensando nisso, selecionamos alguns filmes e séries que a retratam:

  • Animação: Animation vs. Physics, de 2024.
  • Série: The Big Bang Theory, de 2007-2019.
  • Série-documentário:
    • Cosmos: A personal Voyage, de 1980.
    • Cosmos: A Spacetime Odyssey, de 2014.
    • Cosmos: Possible Words, de 2020.
    • How the Universe Works, de 2010-presente.
  • Documentário:
    • O Universo no Olho do Dragão, de 2014.
    • A Origem do Universo, de 2015.
    • O Universo, de 2007-2015.
    • Particle Fever, de 2013.
  • Filme:
    • The Big Bang, de 2011.
    • Interestelar, de 2014.

Crédito de imagem

[1] ssi77 / Shutterstock

Fontes

GRESHKO, Michael. Origins of the Universe, explained. Disponível em: https://www.nationalgeographic.com/science/article/origins-of-the-universe.

National Geographic. O que foi o Big Bang? National Geographic Brasil, 2024. Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/espaco/2022/10/o-que-foi-o-big-bang.

Ciência Todo Dia. O que existia antes do Big Bang?. YouTube, 28 de mar de 2023. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=yLRhsUu4M60

Ciência Todo Dia. O Big Bang Explicado. YouTube, 28 de set de 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nNAuuTIf3LE 

Publicado por Pâmella Raphaella Melo
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

As Forças Fundamentais da Natureza
Clique aqui e conheça quais são as forças que integram as forças fundamentais da natureza!
Big Bang de Laboratório
Clique e entenda em que consiste o maior acelerador de partículas do mundo!
Ciclo de vida das estrelas
Conheça o fascinante ciclo de vida das estrelas.
Corpos celestes
Você sabe o que são os corpos celestes? Clique aqui, descubra o que são e conheça os principais corpos celestes que estão no espaço sideral.
Eclipse solar
Clique aqui, saiba quais são as principais características de um eclipse solar e descubra quando serão suas próximas ocorrências.
Galáxia
Saiba mais sobre a formação e a evolução das galáxias, além de conhecer os três principais tipos de galáxias.
Lei de Hubble
Clique para conhecer a Lei de Hubble, lei que determina a velocidade de afastamento das galáxias e comprova a expansão do universo.
O Big Bang
Teoria acerca da criação do universo formulada por astrônomos e físicos.
Qual é a cor do Sol?
Você sabia que o Sol não é laranja? Então, qual é realmente a cor desse astro? Quando visto por observadores fora da atmosfera terrestre, o Sol apresenta uma cor específica. Por causa de suas reações de fusão nuclear, ele produz todos os comprimentos de onda da radiação visível. Descubra qual é a cor do sol!
Via Láctea
Clique e saiba mais sobre a Via Láctea, galáxia que abriga o nosso Sistema Solar.
video icon
Escrito"Matemática do Zero| Probabilidade" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero| Probabilidade
Nessa aula veremos o que probabilidade é o estudo das chances de obtenção de cada resultado de um experimento aleatório. A essas chances são atribuídos os números reais do intervalo entre 0 e 1. Para isso, inicaremos a aula falando o que é espaço amostral e evento.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.