Whatsapp icon Whatsapp

Galáxia

As galáxias são formadas por diversos elementos cósmicos, como gases, poeiras e estrelas. Elas formam grandes estruturas heterogêneas que apresentam processos dinâmicos.
As galáxias são estruturas celestes presentes no Universo.
As galáxias são estruturas celestes presentes no Universo.

Galáxia é uma grande estrutura formada por vários corpos celestes. A sua evolução e transformação foi descoberta pela ciência ao longo do processo de modernização dos estudos astronômicos. Porém, ainda há um conjunto de hipóteses relacionadas às galáxias que não foram comprovadas cientificamente.

As galáxias são classificadas conforme o seu formato. A principal e mais conhecida galáxia é a Via Láctea, justamente onde está localizado o Sistema Solar e o planeta Terra. A formação das galáxias está atrelada ao processo de origem do Universo. Essas estruturas evoluem por meio da ação de diversos fenômenos astronômicos.

Leia também: Diferenças entre cometas, asteroides e meteoros

Resumo sobre as galáxias

  • As galáxias são formações de corpos celestes, como estrelas e planetas, que estão presentes em todo o Universo.

  • A ação da gravidade é considerada pelos astrônomos como primordial para a formação de uma galáxia.

  • As galáxias estão divididas em três grandes tipos, devido à sua forma. Elas são classificadas em elíptica, espiral ou irregular.

  • Há uma infinidade de galáxias no Universo. As mais conhecidas são Via Láctea e Andrômeda.

  • A formação das galáxias está atrelada, dentre outros fatores, à grande explosão que deu origem ao Universo, chamada de Big Bang.

  • A evolução dessas estruturas celestes envolve vários processos, como a integração de duas ou mais galáxias.

O que é galáxia?

As galáxias são grandes estruturas formadas por inúmeros corpos celestes, como estrelas e planetas, além de poeira e gás cósmico. Esses elementos, por meio da ação da gravidade, permanecem em um mesmo agrupamento, formando, assim, grandes estruturas.

Essas estruturas compõem conjuntos distintos que são originados por meio de processos astronômicos dinâmicos e que permanecem em constante transformação. Elas foram descobertas por meio do avanço das pesquisas astronômicas. Ainda assim, são estruturas pouco conhecidas e que necessitam de maiores estudos pela ciência.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais os tipos de galáxia?

A tipologia das galáxias está atrelada, prioritariamente, ao formato dessas estruturas celestes. Dessa forma, elas são classificadas em três tipos:

  • Elíptica: essa formação é caracterizada pelo agrupamento de corpos celestes em círculos achatados, ou seja, justamente a forma de uma elipse. Portanto, esse tipo de galáxia apresenta um formato bem definido e não demonstra alongamentos. A galáxia Andrômeda é um exemplo de formação elíptica.

  • Espiral: esse é o formato tradicional de uma galáxia. As galáxias em espiral possuem círculos que convergem para um ponto central, tendo como característica principal a formação em espiral. Esse tipo de galáxia é considerado dinâmico e heterogêneo. A Via Láctea é um exemplo de galáxia em espiral.

Galáxia em espiral
A galáxia em espiral apresenta círculos que partem de um ponto comum.
  • Irregulares: esse tipo de galáxia não possui um formato padrão de distribuição dos corpos terrestres. Logo, é considerada irregular, muitas vezes apresentando características pouco específicas, em razão da espacialidade de sua composição. As Pequenas Nuvens de Magalhães são um exemplo de galáxia irregular.

Leia também: Nebulosas — grandes nuvens do espaço interestelar formadas, majoritariamente, de poeira cósmica e gases

As principais galáxias

Há uma infinidade de galáxias no Universo. Porém, a maior parte delas ainda é desconhecida pela ciência. As dificuldades em termos de tecnologia e financiamento impedem um conhecimento maior desses corpos celestes. Mesmo assim, a astronomia já avançou no detalhamento das galáxias, em especial, as mais próximas da Terra. As principais galáxias estudadas pela ciência são:

  • Via Láctea: Essa é a galáxia mais estudada e conhecida, em razão da sua importância para os seres terrestres, uma vez que é onde está localizada a Terra. A Via Láctea é formada, dentre outros, pelos corpos celestes que compõem o Sistema Solar. Essa galáxia possui uma estrutura complexa e bastante antiga. É um corpo dinâmico e possui uma vasta extensão.

Via Láctea
A Via Láctea é considerada a principal galáxia do Universo.
  • Andrômeda: Andrômeda é considerada uma galáxia importante em razão de sua dimensão e de sua proximidade com a Via Láctea. Sua estrutura é complexa e sua constituição se dá em elipse. Andrômeda apresenta dinamicidade e uma formação heterogênea. Essa galáxia, em razão da sua diminuta distância em relação ao Sistema Solar, pode ser vista a olho nu a partir da Terra.

  • Galáxia do Triângulo: Essa é considerada a terceira galáxia em importância dentre as listadas. Ela é menor quando comparada às duas primeiras e possui uma estrutura formada por um número pequeno de corpos celestes. A Galáxia do Triângulo é do tipo espiral, ou seja, formada por grandes círculos.

  • Nuvens de Magalhães: As Nuvens de Magalhães são estruturas formadas por galáxias de tamanhos diferentes: uma menor, chamada de Pequena Nuvem de Magalhães, e outra maior, denominada Grande Nuvem de Magalhães. Essas duas estruturas são consideradas galáxias-satélites da Via Láctea.

Formação de uma galáxia

Há um conjunto de teorias que tentam explicar a formação de galáxias. Porém, ainda são necessários estudos mais avançados para decifrar a evolução desses corpos celestes.

Uma hipótese em comum levantada pelos pesquisadores é que as galáxias surgiram após uma grande explosão que deu origem ao Universo, o chamado Big Bang. Assim, após esse evento, o acúmulo de materiais celestes, como poeiras e gases cósmicos, inciaram um processo de agrupamento, a partir da ação da gravidade. Sendo assim, essa junção de corpos e elementos celestes resultou na formação de grandes estruturas, chamadas galáxias.

Veja também: Curiosidades astronômicas que você provavelmente nunca ouviu falar

Evolução da galáxia

As galáxias evoluem no tempo e no espaço mediante a ação de vários processos astronômicos, com destaque para a transformação dos diversos corpos celestes. Porém, assim como ocorre na formação das galáxias, ainda há grandes dúvidas na explicação da evolução dessas estruturas celestes.

No contexto de evolução das galáxias, destaca-se a ação do processo de gravidade na transformação desses agrupamentos, já que a ação gravitacional altera o desenho e a estrutura das galáxias. No mais, outro processo importante é a agregação, que ocorre quando uma galáxia maior atrai para sua formação uma galáxia de tamanho menor.

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Em alguns lugares da Terra, é possível observar o brilho de um dos braços da nossa galáxia
Curiosidades astronômicas
Acesse o link para conhecer algumas curiosidades intrigantes sobre o Universo. Nos últimos anos, grandes descobertas foram feitas no âmbito da Astronomia, no entanto, há muito a se descobrir ainda. Atualmente, existem mais perguntas que respostas. Saiba mais no texto!
As estrelas são grandes esferas de plasma que são alimentadas pela fusão nuclear.
Estrelas
Que tal saber mais sobre as estrelas? Confira o que são, do que são feitas e como é a evolução das estrelas, do seu nascimento ao seu fim.
A fumaça pairando sobre as cidades é uma consequência da inversão térmica
Inversão Térmica
O funcionamento da inversão térmica e o seu agravamento em função da poluição no espaço das cidades.
Visão aproximada da Lua em sua fase cheia
Lua
Saiba quais são as características físicas da Lua. Veja qual é a teoria mais aceita quanto à sua formação. Entenda a influência desse satélite natural no planeta Terra.
Grand Canyon nos EUA-Arizona
Os Cânions
Os cânions, O que são cânions, Onde pode ser encontrado os cânions, Como são formados os cânions, Grand Canyon é o mais conhecido, As medidas do Grand Canyon, Qual é o maior cânion do mundo.
O Sol é muito importante para a existência de vida no nosso planeta
Particularidades da dinâmica do Sol
Conheça as principais características da estrela responsável pela formação do nosso sistema solar, o Sol.
Radiotelescópios do Observatório Nacional do México
Radiotelescópios
Saiba mais sobre o funcionamento dos radiotelescópios: a sua função, potencialidades e características principais.
Representação dos oito planetas que formam o Sistema Solar.
Sistema Solar
Clique aqui, saiba quais são as principais características constitutivas do Sistema Solar, e conheça cada um dos oito planetas que o compõem.
Sol
Sol
Acesse e conheça as principais características do Sol. Descubra por quais materiais ele é formado e qual a sua estrutura interna.
Concepção artística da formação do universo a partir de sua expansão inicial
Teoria do Big Bang
A teoria do Big Bang surgiu da hipótese de que toda a matéria do universo encontrava-se inicialmente em um único ponto do espaço, uma singularidade, denominada de átomo primordial. Evidências experimentais, como o afastamento das galáxias e a detecção da radiação cósmica de fundo, ajudaram a popularizar essa teoria.
Representação da Via Láctea, que possui formato espiral
Via Láctea
Clique e saiba mais sobre a Via Láctea, galáxia que abriga o nosso Sistema Solar.
video icon
Geografia
Discussões sobre o clima 2021 e COP-26
Assista à videoaula sobre as discussões sobre o clima 2021 e a COP-26. Saiba o que são as COP, onde será a COP-26 e qual a importância dessas conferências!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.