Whatsapp icon Whatsapp

Lei de Hubble

A lei de Hubble determina a velocidade de afastamento de uma galáxia em relação à Via Láctea a partir da distância estimada dessa galáxia.
As inúmeras galáxias que compõem o universo estão afastando-se mutuamente
As inúmeras galáxias que compõem o universo estão afastando-se mutuamente

Edwin Hubble (1889-1953) foi um importante astrônomo estadunidense e o responsável pela determinação das condições de afastamento das galáxias e consequente expansão do universo. A chamada lei de Hubble, determinada em 1923, mostra a velocidade de afastamento entre as galáxias que compõem o universo.

Após o Big Bang, as galáxias foram sendo formadas ao mesmo tempo em que se afastavam umas das outras, tornando o universo algo cada vez maior, como na ilustração a seguir:

Observação de Splipher

No ano de 1912, o astrônomo Vesto Melvin Splipher percebeu um deslocamento das linhas espectrais da galáxia Andrômeda para os comprimentos de onda que indicavam a cor azul para a luz. Essa observação foi possível graças ao efeito Doppler aplicado à luz. No afastamento mútuo entre fonte luminosa e observador, há diminuição das frequências percebidas pelo observador; se houver aproximação, as frequências percebidas tornar-se-ão cada vez maiores.

Ao observar que as linhas espectrais de Andrômeda estavam deslocando-se para o azul, Splipher entendeu que essa galáxia estava aproximando-se de nós. Ao analisar, por duas décadas, as linhas espectrais de 40 galáxias diferentes, o astrônomo percebeu que a grande maioria delas apresentava linhas espectrais com deslocamento para o vermelho, o que indicava que esses corpos celestes estavam afastando-se da Via Láctea.

Lei de Hubble

Depois de analisar o comportamento de estrelas denominadas Cefeidas e da galáxia Andrômeda por meio de imagens capturadas pelo telescópio de Monte Wilson, Edwin Hubble e Milton Humason determinaram a distância estimada entre Andrômeda e outras galáxias. Ao comparar as distâncias entre as galáxias e suas velocidades de afastamento, os astrônomos perceberam que as galáxias mais distantes estavam afastando-se com velocidade maior.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A lei de Hubble determina a velocidade de afastamento de uma galáxia em função de sua distância.

  • v = Velocidade de afastamento de uma galáxia (km/s);

  • H0 = Constante de Hubble (71 km/s.Mpc);

  • d = Distância da galáxia (Mpc).

Interpretando a lei de Hubble

A constante H0 possui valor de 71 km/s.Mps, o que significa que, a cada distância de 1 Mpc (lê-se megaparsec), a velocidade de uma galáxia aumenta 71 km/s. A unidade megaparsec corresponde a 3,09 x 1019 km, ou seja, a cada 3,09 x 10 19 km, a velocidade de afastamento de uma galáxia aumenta.

A observação de Vesto Melvin Splipher e a lei definida por Edwin Hubble revelam que o universo está em constante expansão. Qualquer observador, em qualquer posição no universo, perceberia a mesma expansão, por isso, não se pode dizer que existe um centro do universo.

Idade do universo

Segundo a lei de Hubble, uma galáxia a uma distância de 10 Mpc (30,9 x 10 19 km) da Via Láctea possui velocidade de afastamento de 710 km/s. Se pensarmos que tudo no universo teve origem no mesmo ponto, podemos determinar o tempo necessário para o afastamento das galáxias e, assim, estimar a idade do universo.

Publicado por Joab Silas da Silva Júnior

Artigos Relacionados

A composição do Universo
Como é possível uma simples partícula formar tudo que existe?
A matéria escura
Saiba o que é a matéria escura e um pouco mais sobre essa misteriosa parte do universo.
Elemento mais abundante no Universo
Curiosidade química: conheça qual é o elemento químico mais abundante no Universo.
O Big Bang
Teoria acerca da criação do universo formulada por astrônomos e físicos.
Qual é o tamanho do universo conhecido?
Clique e conheça o tamanho do universo conhecido pelo homem!
video icon
Escrito"Simple Future" em fundo azul.
Inglês
Simple Future | Will
Hello guys! Meu nome é Richard e sou professor de Inglês. Hoje vamos aprender sobre o Simple future com o verbo Will, mas antes, não se esqueça de se inscrever no nosso canal, ativar o sininho e ficar ligado em todas as nossas atualizações, right?

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.