Whatsapp icon Whatsapp

África Setentrional: Uma extensão do Oriente Médio?

Em face das grandes semelhanças entre as paisagens naturais, população e atividades econômicas, a África Setentrional é, muitas vezes, tida como uma extensão do Oriente Médio.
Grande parte da população da África Setentrional conduz o desenvolvimento da sua sociedade de acordo com as leis islâmicas¹
Grande parte da população da África Setentrional conduz o desenvolvimento da sua sociedade de acordo com as leis islâmicas¹

Uma das principais formas de regionalização do continente africano divide-o em duas Áfricas: a África Subsaariana ou África Negra e a África Setentrional ou África Branca. Essa classificação, por sustentar-se em critérios étnicos e sociais, é bastante polêmica, pois pode favorecer a disseminação de preconceitos ou da segregação racial, que é um problema recorrente no continente africano.

A África Branca, do Norte ou Setentrional corresponde ao grupo de países localizados na porção norte do continente e ao norte do deserto do Saara: Marrocos, Tunísia, Argélia, Líbia, Sudão, Saara ocidental e Egito. Muitas vezes, essa região é vista como uma continuação do Oriente médio, já que possui características (população, paisagens, atividades econômicas e conflitos) muito semelhantes às do sudoeste da Ásia.

Grande parte da população da África Branca, assim como no Oriente Médio, possui pele mais clara e tem origem árabe. Além disso, da mesma forma que no sudoeste da Ásia, a maioria da população é islâmica e desenvolve sua sociedade a partir da Sharia, que envolve um conjunto de leis formadas pelo Alcorão, a Suna, que fala sobre os ensinamentos de Maomé, e outros valores criados ao longo dos primeiros séculos do Islamismo.

Com um clima desértico, as duas regiões, tanto o Norte da África como o Oriente Médio, possuem sua economia baseada na extração de petróleo, no turismo e na mineração. O Petróleo é extraído na Líbia, Argélia, Egito e Tunísia. O turismo é muito importante na região graças à grande herança cultural que podemos encontrar em praticamente todos os países dessa área, como o Egito, que ainda possui traços muito marcantes da civilização egípcia e da dominação romana em seu território. Além disso, embora a agricultura seja uma atividade secundária da região, no Magreb e no Vale do rio Nilo, ainda se encontram cultivos de azeitonas, frutas cítricas, tâmaras, trigo e algodão.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além dessas semelhanças, tanto a África do Norte como o Oriente Médio foram colonizados por potências europeias, principalmente Inglaterra e França, que dividiram o território africano de forma arbitrária durante o processo conhecido como Neocolonização. A maior parte dos Estados nessas duas regiões foi criada a partir da permissão dessas duas potências. Atualmente, tanto a África do Norte como o Oriente Médio têm vivido constantes conflitos com diferentes motivações (étnicos, religiosos, políticos, territoriais), o que prejudica o desenvolvimento econômico e social dos países que essas regiões abarcam.

Mesmo em face de todas essas semelhanças, é preciso lembrar que a África do Norte pertence ao continente africano e está inserida na realidade desse continente, já o Oriente Médio é uma região do continente asiático que estabelece relações mais consolidadas com os demais países asiáticos e com o continente europeu.

NOTAS

1 Créditos da Imagem: Shutterstock.com e Tony Moran

Publicado por Thamires Olimpia Silva
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

A Desertificação na África
A Desertificação na África, O que é o processo de Desertificação na África, Como ocorre o processo de Desertificação na África, Quais são os principais agentes de aceleração do processo de Desertificação na África.
A descolonização da África
Os dilemas e problemas vividos nesse novo período da história africana.
As duas Áfricas
Os contrastes dentro de um mesmo continente.
Descolonização da África
Saiba como as nações africanas se tornaram independentes do domínio europeu no processo conhecido como descolonização da África.
Produção agropecuária na África Islâmica
As atividades agrícolas praticadas nessa porção africana.
Produção agropecuária na África Subsaariana
A configuração das atividades agrícolas na porção meridional da Africana.
África Subsaariana
Conheça mais sobre a África Subsaariana, uma das regiões mais pobres do mundo.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Número de diagonais de um polígono convexo" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Número de diagonais de um polígono convexo
Nessa aula demonstrarei a fórmula do número de diagonais de um polígono convexo e resolveremos questões modelo.