Produção agropecuária na África Islâmica
O continente africano é dividido em duas partes: África Islâmica e África Subsaariana, ambas possuem características distintas em vários aspectos.
Uma das diferenças é em relação à produção agropecuária. A África Islâmica está localizada ao norte do continente africano, onde há um grande deserto, o Saara; além de regiões com predominância de clima árido e semi-árido. Apesar das adversidades impostas pelo clima, ainda assim, são desenvolvidos relevantes cultivos agrícolas. As regiões que mais se destacam na produção agrícola se encontram, especialmente, nas áreas costeiras de países como Argélia, Tunísia, Líbia e Egito.
Alguns países são influenciados pelo clima subtropical mediterrâneo, são eles: Marrocos, Argélia e Tunísia. Tal característica climática se dá pela presença da Cordilheira Atlas. A região possui potencial para o desenvolvimento de culturas como trigo, vinha, oliveira e fruticultura.
Na África Islâmica praticamente não existe produção monocultora comercial, grande parte dos produtores rurais desenvolvem a agricultura de subsistência. O trabalho é realizado pela família, com a aplicação de técnicas tradicionais; em razão da falta de recursos tecnológicos agrícolas a produção é bastante modesta. A prática agrícola mais difundida nessa porção da África é a criação de pequenos animais, como ovelhas e cabritos, espécies que conseguem se adaptar melhor às condições adversas impostas pelo clima.
Na parte sul do deserto do Saara, região conhecida como Sahel, o clima possui outra característica, oscila entre semi-árido e tropical. Essa região abriga países como Mali, Níger, Chade e Senegal, nos quais é comum a agricultura de subsistência, as principais culturas são: amendoim, arroz, algodão, além da criação de pequenos animais (ovinos e caprinos).
No deserto do Saara existem oásis, que são manchas úmidas provenientes do afloramento do lençol freático. Os oásis são encontrados em meio ao deserto, neles são produzidos frutas, cereais, verduras e criação de animais de pequeno porte.