Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Continentes
  4. África
  5. Produção agropecuária na África Islâmica

Produção agropecuária na África Islâmica

O continente africano é dividido em duas partes: África Islâmica e África Subsaariana, ambas possuem características distintas em vários aspectos.

Uma das diferenças é em relação à produção agropecuária. A África Islâmica está localizada ao norte do continente africano, onde há um grande deserto, o Saara; além de regiões com predominância de clima árido e semi-árido. Apesar das adversidades impostas pelo clima, ainda assim, são desenvolvidos relevantes cultivos agrícolas. As regiões que mais se destacam na produção agrícola se encontram, especialmente, nas áreas costeiras de países como Argélia, Tunísia, Líbia e Egito.

Alguns países são influenciados pelo clima subtropical mediterrâneo, são eles: Marrocos, Argélia e Tunísia. Tal característica climática se dá pela presença da Cordilheira Atlas. A região possui potencial para o desenvolvimento de culturas como trigo, vinha, oliveira e fruticultura.

Na África Islâmica praticamente não existe produção monocultora comercial, grande parte dos produtores rurais desenvolvem a agricultura de subsistência. O trabalho é realizado pela família, com a aplicação de técnicas tradicionais; em razão da falta de recursos tecnológicos agrícolas a produção é bastante modesta. A prática agrícola mais difundida nessa porção da África é a criação de pequenos animais, como ovelhas e cabritos, espécies que conseguem se adaptar melhor às condições adversas impostas pelo clima.

Na parte sul do deserto do Saara, região conhecida como Sahel, o clima possui outra característica, oscila entre semi-árido e tropical. Essa região abriga países como Mali, Níger, Chade e Senegal, nos quais é comum a agricultura de subsistência, as principais culturas são: amendoim, arroz, algodão, além da criação de pequenos animais (ovinos e caprinos).

No deserto do Saara existem oásis, que são manchas úmidas provenientes do afloramento do lençol freático. Os oásis são encontrados em meio ao deserto, neles são produzidos frutas, cereais, verduras e criação de animais de pequeno porte.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
A África Islâmica corresponde às partes destacadas.
A África Islâmica corresponde às partes destacadas.
Publicado por: Eduardo de Freitas
Assuntos relacionados
Mapa da América do Norte.
América do Norte
América do Norte, Onde está localizada a América do Norte, Quais países fazem parte da América do Norte, O número de habitantes da América do Norte, Outros territórios que fazem parte da América do Norte, Os principais países da América do Norte, As etnias que formaram a América do Norte, Aspectos gerais da natureza da América do Norte, Aspectos gerais da economia da América do Norte.
Grande parte da população da África Setentrional conduz o desenvolvimento da sua sociedade de acordo com as leis islâmicas¹
África Setentrional: Uma extensão do Oriente Médio?
Será que a África Setentrional pode ser considerada uma extensão do Oriente Médio? Clique e entenda!
Mapa temático do continente asiático
Ásia
Seção com textos sobre a demografia, a economia, o relevo, o clima e as relações políticas da Ásia, o maior continente do mundo.
Mapa da América do Sul
América do Sul
As características do subcontinente que abriga o Brasil.
Indústria brasileira da década de 60.
A industrialização da América Latina
As principais etapas da indústria nos países de línguas latinas.