Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia humana
  4. A Burocracia no Stalinismo

A Burocracia no Stalinismo

Durante a implantação do stalinismo, pensava-se que, automaticamente, as diferenças entre as classes seriam extintas, pois com a socialização dos meios de produção todas as empresas seriam estatais, ou seja, do povo, no entanto essas estatais eram dirigidas e administradas por uma elite do partido único, responsável pelo regime, essa elite ficou denominada burocracia.

Burocracia é popularmente conhecida como algo dificultoso, demorado, imensa quantidade de papéis, exigências exageradas de documentos, que são comuns principalmente em órgão financeiro e público, os itens citados fazem parte da burocracia, mas não se resume a isso. A maneira mais correta de definir é: forma de administrar governos ou empresas.

É uma maneira rígida com poder centralizado, respeitando as hierarquias (diretores, presidentes, chefes etc.), que estão a todo o momento fiscalizando, controlando os seus subordinados, funcionários ou cidadãos, então a burocracia não se resume em procedimentos administrativos que tornam as coisas mais complicadas, é também composta por um conjunto de burocratas, esses são funcionários de empresas e órgãos públicos que exercem a função de organizar, fiscalizar, administrar e controlar pessoas e coisas.

Os burocratas são mais comuns em economias planificadas, isso fica evidenciado ao praticar o formalismo e no forte interesse pela hierarquia, em que o chefe manda, demite e promove, geralmente seus cargos são fidelizados. A burocracia nas economias planificadas resume-se à elite manipuladora que usufrui de privilégios enquanto a população vive com restrita condição de vida.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Um dos símbolos da burocracia
Um dos símbolos da burocracia
Publicado por: Eduardo de Freitas
Assista às nossas videoaulas
Assuntos relacionados
Cúpula Sobre Mudanças Climáticas - COP 15
Cúpula Sobre Mudanças Climáticas
A reunião internacional que visa minimizar o aquecimento global.
Bandeira da União Europeia
Etapas de Formação da União Europeia
Um resumo com os principais acontecimentos que desencadearam a formação da União Europeia.
Josef Stalin foi um dos mais sanguinários ditadores do século XX*
Grande terror stalinista
Saiba o que foi o grande terror stalinista, que ocorreu na URSS entre os anos de 1936 e 1939, época em que o líder Josef Stalin promoveu uma série de retaliações contra a população.
Monumento em homenagem às vítimas do Holodomor, na Ucrânia *
Holodomor
Saiba o que foi o Holodomor e o porquê de sua importância para a compreensão do contexto da URSS sob a liderança de Stalin.
Conselho da União Européia.
Instituições da União Européia
Instituições da União Européia, Quais são as principais instituições da União Européia, A União Européia como modelo de formação de outros blocos, Em quais seguimentos as Instituições da União Européia atuam.
Nas bolsas de valores acontece um grande fluxo de capitais.
Os fluxos de capitais
Transações financeiras por meio do comércio de ações, títulos, moedas entre outras.
População Mundial
Entenda mais sobre alguns aspectos da população mundial, como o seu crescimento e distribuição. Leia ainda a respeito das populações do Brasil e da China.
Uma das metas propostas pela ONU é a diminuição da miséria no mundo.
Projeto do Milênio proposto pela ONU
Objetivos a serem alcançados no mundo até 2015.
A urbanização do mundo subdesenvolvido é marcada pelas desigualdades e a ausência de planejamento urbano
Urbanização no mundo subdesenvolvido
O processo de urbanização do mundo subdesenvolvido, suas características e consequências.