Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia humana
  4. Os fluxos de capitais

Os fluxos de capitais

No mundo globalizado em que vivemos existe um grande fluxo de capital (transações financeiras, como compra e venda de ações de empresas, títulos e moedas), esse tipo de atividade ocorre a partir de evoluções que aconteceram nos meios de comunicação. O mundo atualmente está interligado por meio de uma complexa rede de comunicação, como: telefonia móvel e fixa, satélites, internet e etc. Esses permitem que bilhões de dólares sejam transferidos entre os mais variados países do mundo em um único dia. Através de um mouse um brasileiro pode investir milhões de reais em outra parte do mundo, isso é um exemplo claro de fluxo de capital.

Operações dessa natureza são executadas entre distintos países quase que em tempo real, isso é possível entre nações integradas no mercado financeiro internacional. Em minutos vultosos negócios sucedem e inúmeros outros são abertos, e envolvem um volume gigantesco de capitais (dinheiro), sendo que as negociações movimentam no planeta em um único dia aproximadamente 1 trilhão de dólares.

O lugar onde grande parte dessas negociações ocorre é nas bolsas de valores espalhadas por diferentes pontos do planeta, e essas se encontram interligadas. Atualmente, as principais bolsas estão localizadas em cidades de países desenvolvidos, entre as quais podemos citar: Nova Iorque (Estados Unidos), Londres (Inglaterra), Paris (França) e Tóquio (Japão). Além daquelas localizadas em países em desenvolvimento, como: São Paulo (Brasil), Buenos Aires (Argentina). Incluindo ainda nações subdesenvolvidas industrializadas, como: Jacarta (Indonésia) e Seul (Coreia do Sul).

Tais cidades abrigam também sedes administrativas ou filiais de multinacionais, principais bancos e instituições financeiras, entre outras de renomes internacionais. Isso quer dizer que essas cidades são centros financeiros, incluídas na rota global de capitais, geralmente as mesmas possuem o “status” de cidades globais ou mundiais.
Nas bolsas de valores acontece um grande fluxo de capitais.
Nas bolsas de valores acontece um grande fluxo de capitais.
Publicado por: Eduardo de Freitas
Assuntos relacionados
Um dos símbolos da burocracia
A Burocracia no Stalinismo
A Burocracia no Stalinismo, O que é a Burocracia no Stalinismo, Como se desenvolve a Burocracia no Stalinismo, Quais os fatores da Burocracia no Stalinismo, Onde ocorre a Burocracia no Stalinismo, Qual é a finalidade da Burocracia no Stalinismo.
Cidade de São Paulo (SP), um dos principais centros urbanos brasileiros
Espaço urbano brasileiro
Conheça as principais características do espaço urbano brasileiro, marcado pela desigualdade em termos populacionais, econômicos e estruturais.
Conselho da União Européia.
Instituições da União Européia
Instituições da União Européia, Quais são as principais instituições da União Européia, A União Européia como modelo de formação de outros blocos, Em quais seguimentos as Instituições da União Européia atuam.
Soldados dos Estados Unidos no Iraque
Retirada das Tropas Estadunidenses do Iraque
Após sete anos de ocupação, o exército dos Estados Unidos se retira do Iraque.
Tóquio, uma das principais áreas da maior megalópole do mundo
Megalópoles
Descubra o conceito de megalópole e entenda por que esse conceito vai muito além de uma simples junção de grandes cidades.
A globalização estrutura-se por fluxos que promovem a integração da sociedade em nível global
Fluxos da sociedade global
Conheça os fluxos da sociedade global e entenda como as redes de informações, capitais e pessoas ajudam a construir o processo de globalização.
Em tempos de Globalização, o contraste entre riqueza e pobreza é visível no espaço das cidades
Globalização econômica e exclusão social
Entenda o que é Globalização econômica e exclusão social e descubra qual é a relação entre esses dois processos.
A atuação da ONU no mundo
A influência da ONU
A influência da ONU, O que significa a sigla ONU, Qual é a finalidade da ONU, A influência da ONU nas guerras, A influência da ONU nas catástrofe, A influência da ONU e as instituições supranacionais.
Terceira Revolução Industrial é marcada pelo emprego de alta tecnologia nas indústrias.
Terceira Revolução Industrial
Aprenda mais sobre a Terceira Revolução Industrial. Descubra quando começou, quais foram os principais avanços desse período e o que é a Quarta Revolução.