Whatsapp icon Whatsapp

Bacia Amazônica

A Bacia Amazônica é a maior bacia hidrográfica do Brasil e do mundo, possuindo, assim, um enorme potencial para geração de energia elétrica.
Rio Amazonas, o principal da Bacia Amazônica.
Rio Amazonas, o principal da Bacia Amazônica.

Bacia hidrográfica ou fluvial é uma parte do espaço terrestre cortada por um rio principal e seus respectivos afluentes. O relevo mais elevado que circunda uma bacia é chamado de divisor de águas.

A maior bacia hidrográfica do Brasil (e do mundo) é a Bacia Amazônica, que é constituída por todos os rios, córregos, ribeirões e demais cursos de água que deságuam no rio Amazonas.

A Bacia Amazônica não abrange somente parte das terras brasileiras, mas também porções dos territórios do Peru, Colômbia, Equador, Venezuela e Bolívia, ocupando 7 milhões de quilômetros quadrados. No Brasil essa bacia abrange 3,8 milhões de quilômetros quadrados, envolvendo sete Estados, são eles: Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Pará e Amapá.

O rio principal da bacia, o Amazonas, é o maior do mundo, ele nasce na cordilheira dos Andes (Peru) e quando entra no Brasil é intitulado de Solimões. A confluência do Solimões com o rio Negro constitui o Amazonas.

Dentro da bacia em questão é identificado um enorme potencial para geração de energia elétrica, uma vez que muitos afluentes do rio Amazonas possuem características que se adéquam às condições básicas para a construção de usinas hidrelétricas.

Outra potencialidade encontrada na Bacia Amazônica é a viabilidade para o transporte fluvial, tendo em vista que a topografia é plana e a maioria dos rios são caudalosos, sendo o principal meio de deslocamento e de comunicação da região Norte. O rio Amazonas e grande parte de seus afluentes são navegáveis.

O transporte hidroviário representa um dos principais meios de comunicação, isso porque outro tipo de transporte não é viável; a construção e conservação de rodovias esbarram: no elevado índice pluviométrico e também nos enormes vazios demográficos presentes na região.

A bacia mencionada exerce uma grande importância para o sustento de muitas famílias ribeirinhas que vivem da pesca nos diversos rios contidos nela. Diante dos dados apresentados, é inegável a imensa importância que a Bacia Amazônica representa para o Brasil e até mesmo para o mundo, especialmente para o povo local.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Eduardo de Freitas
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Região Hidrográfica do Paraguai
Presente nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a Região Hidrográfica do Paraguai abriga o Pantanal.
Rio Amazonas
Saiba quais são as principais características geográficas do Rio Amazonas. Veja detalhes sobre a nascente e a foz desse importante curso de água que corta o Brasil.
video icon
Texto"Demografia da África" próximo a uma representação do que é Demografia da África.
Geografia
Demografia da África
Assista à nossa aula e conheça as características demográficas do continente africano. Entenda os principais aspectos populacionais da África, em relação à população absoluta, densidade demográfica e indicadores sociais.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.