Bacia Amazônica

A Bacia Amazônica é a maior bacia hidrográfica do Brasil e do mundo, possuindo, assim, um enorme potencial para geração de energia elétrica.

Bacia hidrográfica ou fluvial é uma parte do espaço terrestre cortada por um rio principal e seus respectivos afluentes. O relevo mais elevado que circunda uma bacia é chamado de divisor de águas.

A maior bacia hidrográfica do Brasil (e do mundo) é a Bacia Amazônica, que é constituída por todos os rios, córregos, ribeirões e demais cursos de água que deságuam no rio Amazonas.

A Bacia Amazônica não abrange somente parte das terras brasileiras, mas também porções dos territórios do Peru, Colômbia, Equador, Venezuela e Bolívia, ocupando 7 milhões de quilômetros quadrados. No Brasil essa bacia abrange 3,8 milhões de quilômetros quadrados, envolvendo sete Estados, são eles: Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Pará e Amapá.

O rio principal da bacia, o Amazonas, é o maior do mundo, ele nasce na cordilheira dos Andes (Peru) e quando entra no Brasil é intitulado de Solimões. A confluência do Solimões com o rio Negro constitui o Amazonas.

Dentro da bacia em questão é identificado um enorme potencial para geração de energia elétrica, uma vez que muitos afluentes do rio Amazonas possuem características que se adéquam às condições básicas para a construção de usinas hidrelétricas.

Outra potencialidade encontrada na Bacia Amazônica é a viabilidade para o transporte fluvial, tendo em vista que a topografia é plana e a maioria dos rios são caudalosos, sendo o principal meio de deslocamento e de comunicação da região Norte. O rio Amazonas e grande parte de seus afluentes são navegáveis.

O transporte hidroviário representa um dos principais meios de comunicação, isso porque outro tipo de transporte não é viável; a construção e conservação de rodovias esbarram: no elevado índice pluviométrico e também nos enormes vazios demográficos presentes na região.

A bacia mencionada exerce uma grande importância para o sustento de muitas famílias ribeirinhas que vivem da pesca nos diversos rios contidos nela. Diante dos dados apresentados, é inegável a imensa importância que a Bacia Amazônica representa para o Brasil e até mesmo para o mundo, especialmente para o povo local.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Rio Amazonas, o principal da Bacia Amazônica.
Rio Amazonas, o principal da Bacia Amazônica.
Publicado por: Eduardo de Freitas
Assuntos relacionados
Localização da Região Hidrográfica do Atlântico Leste
Região Hidrográfica do Atlântico Leste
Jequitinhonha, Pardo e Salinas são alguns dos rios que compõem a Região Hidrográfica do Atlântico Leste.
Localização do complexo regional amazônico
Complexo regional da Amazônia
As características geográficas do Complexo Regional da Amazônia.
O Brasil é um país que possui muita água doce, porém há uma má distribuição territorial do recurso
Distribuição da água no Brasil
Entenda como ocorre a distribuição da água no Brasil e conheça quais são as áreas onde os recursos hídricos são mais e menos abundantes.
A Amazônia é um importantíssimo patrimônio natural.
05 de setembro – Dia da Amazônia
Entenda por que o dia da Amazônia é comemorado em 05 de setembro e aprenda um pouco mais sobre esse importante bioma. Neste texto falaremos a respeito da escolha da data do Dia da Amazônia, as consequências da destruição dessa importante riqueza natural e a necessidade de preservação.
O Domínio Morfoclimático da Amazônia possui grande diversidade e é o maior do Brasil
Domínio Morfoclimático da Amazônia
Conheça as características gerais do domínio morfoclimático da Amazônia, incluindo dados sobre relevo, vegetação, clima, hidrografia e solos.
O bioma Amazônia é o maior do Brasil e considerado a área de maior biodiversidade do planeta.
Amazônia
Aprenda mais sobre a Amazônia. Veja suas principais características quanto à vegetação, fauna, flora, hidrografia e ao clima. Saiba a respeito do seu desmatamento.
Pescadores no meio do rio Amazonas.
O Rio Amazonas
Você sabia que o rio Amazonas é o maior rio do mundo? Confira aqui!
Localização da Região Hidrográfica do Paraguai
Região Hidrográfica do Paraguai
Presente nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a Região Hidrográfica do Paraguai abriga o Pantanal.