Complexo Regional do Nordeste

O Complexo Regional do Nordeste caracteriza-se por ser uma das regiões geoeconômicas mais plurais do território brasileiro.
Mapa de localização do complexo regional do Nordeste ¹
Mapa de localização do complexo regional do Nordeste ¹

O Complexo Regional Nordestino é uma das três regiões geoeconômicas do Brasil, ao lado do Centro-sul e da Amazônia. Possui uma área superior a 1 milhão e 500 mil km² (pouco menos de 20% do território brasileiro) e abrange inteiramente os estados do Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, além do leste do Maranhão e o norte de Minas Gerais.

Apesar de ser frequentemente tratado como uma região com características comuns, o Nordeste possui uma elevada pluralidade, com a existência de vários “nordestes” em seu espaço. Essa visão de uma região nordestina como algo único é algo relativamente recente, efetivando-se ao longo do século XX.

Antes do final do século XIX, o Nordeste era uma das regiões economicamente mais desenvolvidas do país, concentrando os principais polos econômicos e de poder na época. De um lado, havia a zona algodoeira-pecuarista no sertão, de outro havia a zona açucareira na zona da mata, e isso sem falar dos arredores do que hoje é o Maranhão, que tiveram uma administração colonial diferenciada, e as áreas correspondentes a Ceará e Piauí, que, historicamente, sempre mantiveram uma baixa integração com o seu entorno.

No entanto, com o processo de industrialização, iniciado na década de 1930 e intensificado nos anos 1950, o Nordeste deixou de ser considerado em sua pluralidade e passou a ser visto como uma região única, em função da concentração de recursos, infraestrutura e poder no Sudeste do país, mais precisamente em São Paulo e Rio de Janeiro.

Esse processo desigual de desenvolvimento, acompanhado de uma urbanização também desigual, transformou o complexo nordestino de uma região economicamente avançada em um polo fornecedor de migrantes para o centro-sul brasileiro, o que só vem diminuindo recentemente, no início do século XXI.

Para uma melhor compreensão da heterogeneidade do complexo regional nordestino, foi realizada uma divisão em quatro sub-regiões principais: a Zona da Mata, o Agreste, o Sertão e o Meio-Norte.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Fisicamente, o território nordestino é constituído majoritariamente por planaltos, além de algumas planícies e depressões interplanálticas, como a Depressão Sertaneja, que, por se encontrar entre dois planaltos, dificulta a ocorrência de chuvas, um dos motivos para os longos períodos de seca em algumas épocas. Merece um especial destaque a Chapada Diamantina, localizada na bacia do Rio Parnaíba.

Chapada Diamantina, localizada na Bahia
Chapada Diamantina, localizada na Bahia

A hidrografia desse complexo regional apresenta, em sua maioria, rios intermitentes, isto é, aqueles que secam em determinados períodos. Apesar disso, a região conta com um bom potencial hidrelétrico, com a presença de usinas geradoras de energia, como a de Três Marias, Sobradinho e algumas outras. Além disso, há a importância do Rio São Francisco, muito utilizado para irrigação, transporte e abastecimento de populações ribeirinhas.

Os tipos de vegetação predominantes são a Caatinga e, mais ao litoral, a Mata Atlântica, contando com a presença do Cerrado em parte do estado da Bahia. Em termos de clima, além do semiárido característico do Agreste e do Sertão, há a presença do clima tropical na Zona da Mata e equatorial úmido nas localidades mais próximas à Amazônia.

_________________

¹ Fonte da imagem: Raphael Lorenzeto de Abreu / Wikimedia Commons

Publicado por Rodolfo F. Alves Pena
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

As Regiões Geoeconômicas do Brasil
A regionalização do Brasil conforme critérios sociais e econômicos.
Bahia
Saiba mais sobre a história do povoamento do território da Bahia. Veja também as principais características geográficas do estado, como demografia e economia.
Mapa da Região Centro-Sul do Brasil
Complexo Regional Centro-sul
Os aspectos físicos, hidrográficos, climáticos, econômicos e populacionais da região centro-sul.
Localização do complexo regional amazônico
Complexo regional da Amazônia
As características geográficas do Complexo Regional da Amazônia.
Bandeira de Fortaleza
Fortaleza
Leia sobre os aspectos geográficos de Fortaleza e a história da fundação da cidade. Veja também dados sobre a população, a economia e a estrutura fortalezense.
Maranhão
Clique aqui e conheça a geografia do Maranhão, localizado no Nordeste brasileiro. Descubra mais também sobre a história, economia e cultura do estado.
As sub-regiões do Nordeste
O Nordeste e as Sub-Regiões
As características físicas das sub-regiões do Nordeste brasileiro.
Regionalização Norte-Sul
Conheça as características da regionalização norte-sul que divide o mundo em países desenvolvidos e subdesenvolvidos.
Região Nordeste
Clique aqui e veja detalhes da geografia do Nordeste, seus aspectos econômicos, produção, agricultura, pecuária e turismo. Saiba também a história do Nordeste.
Bandeira de Salvador
Salvador
Saiba mais sobre a história da cidade de Salvador. Veja quais são os principais aspectos geográficos da cidade e exemplos da riqueza cultural soteropolitana.
Bandeira de São Luís
São Luís
Saiba mais sobre a cidade de São Luís, conhecida como a “Jamaica Brasileira”. Veja dados dos aspectos físicos, demográficos e econômicos da capital do Maranhão.
video icon
Biologia
Equinodermos
Nesta videoaula, você conhecerá todas as características dos equinodermos, um dos grupos com mais características semelhantes às dos cordados. Os equinodermos são representados pelas famosas estrelas-do-mar, ouriços, pepino-do-mar, entre outros.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Guia de Profissões
Publicidade e Propaganda
Que tal conhecer um pouco mais sobre as funções de um publicitário?
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Português
Preposições
Vamos aprender mais sobre essa classe conectiva de termos?