Whatsapp icon Whatsapp

Croácia

A Croácia é um pequeno país independente originado da desintegração da antiga Iugoslávia. Essa nação é um dos principais destinos turísticos de toda a União Europeia.
Bandeira da Croácia.
Bandeira da Croácia.

A Croácia é um país localizado no Sul da Europa. Essa nação, oriunda da desintegração da antiga Iugoslávia, possui um forte setor turístico. A Croácia é banhada pelo mar Adriático e possui montanhas dos Balcãs. A população local é pequena e desfruta de um bom padrão de vida. O país, após a sua independência, passou por uma forte modernização em termos econômicos e de infraestrutura. A cultura croata é fortemente influenciada pelas tradições eslavas. A Croácia é um importante destino turístico da Europa.

Leia também: Quais são os países do Leste Europeu e o que eles têm em comum?

Resumo sobre a Croácia

  • A Croácia tornou-se oficialmente independente em 1991 em razão do processo de desintegração da antiga Iugoslávia.

  • O país ingressou nas últimas décadas na União Europeia (UE) e na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

  • O território croata, situado na porção europeia, faz fronteira com Eslovênia, Hungria, Sérvia e Bósnia-Herzegovina.

  • A Croácia enfrenta problemas demográficos importantes, como a baixa natalidade e a elevada emigração.

  • O turismo, concentrado na costa litorânea e nas cidades históricas, é a principal atividade do setor terciário da Croácia.

  • A Croácia, apesar de composta etnicamente, em sua maioria, por croatas, possui influência cultural de outros povos balcânicos, como sérvios e bósnios.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dados gerais da Croácia

  • Nome oficial: República da Croácia

  • Gentílico: croata

  • Extensão territorial: 56.594 quilômetros quadrados

  • Localização: Sul da Europa

  • Capital: Zagreb

  • Clima: mediterrâneo e continental

  • Governo: república parlamentarista

  • Idioma: croata

  • Religiões:

    90% (cristianismo);

    4% (ateísmo);

    6% (outras).

  • População: 4.105.000 habitantes

  • Densidade demográfica: 73 habitantes/quilômetro quadrado

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,851 (muito elevado)

  • Moeda: Euro

  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 65,22 bilhões

  • PIB per capita: US$ 16.220

  • Gini: 29%

  • Fuso horário: UTC+2

  • Relações exteriores:

    Organização das Nações Unidas (ONU);

    União Europeia (UE);

    Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

  • Divisão administrativa: 21 condados, sendo eles:

Cidade de Zagreb

Bjelovar-Bilogora

Osijek-Barânia

Zagrebe

Litoral-Serrano

Šibenik-Knin

Krapina-Zagorje

Lika-Senj

Vukovar-Sírmia

Sisak-Moslavina

Virovitica-Podravina

Split-Dalmácia

Karlovac

Požega-Eslavônia

Ístria

Varaždin

Brod-Posavina

Dubrovnik-Neretva

Koprivnica-Križevci

Zadar

Međimurje

História da Croácia

A Croácia originou-se a partir da constituição de um antigo reino, sob a proteção dos húngaros, que vivenciou relativa prosperidade até aproximadamente o século XVI. A partir de então, devido aos inúmeros conflitos bélicos que ocorreram no continente europeu, o território croata tornou-se uma região amplamente disputada. O atual país foi dominado por diversos povos europeus, como húngaros, austríacos, sérvios e otomanos.

A partir do século XX, mediante as transformações advindas da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), a Croácia, após a derrota do antigo Império Austro-Húngaro, passou a fazer parte da chamada Iugoslávia. Esse país, formado por diversas repúblicas balcânicas, como a Sérvia e a Eslovênia, experimentou forte avanço econômico e social até o final do século XX.

Nesse momento, eclodiu na Iugoslávia um forte movimento de independência das repúblicas locais, entre elas a Croácia, que se tornou oficialmente independente em 1991. Desde então, a Croácia integrou-se oficialmente ao cenário ocidental europeu por meio da adesão à União Europeia (UE) e à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Veja também: A guerra que fragmentou a Iugoslávia e separou bósnios, sérvios e croatas

Etimologia da Croácia

A palavra Croácia, conforme estudos históricos, deriva de uma tribo que habitava o território atual do país em tempos bastante antigos. Etimologicamente, o termo croácia, conforme hipóteses levantadas por pesquisadores, significa “montanheses”, em tradução oriunda da língua eslava.

Geografia da Croácia

A Croácia está situada na porção Sul da Europa, em uma região geográfica conhecida como Bálcãs. O território croata faz fronteira com Eslovênia, Hungria, Sérvia e Bósnia-Herzegovina. Seu litoral é banhado pelo mar Adriático.

Vista aérea de pequenas ilhas no mar Adriático, na costa da Croácia.
O mar Adriático banha toda a costa da Croácia.

O relevo da Croácia é bastante acidentado no seu interior em razão da presença, em parte do território do país, da cadeia montanhosa balcânica. As regiões de planície estão concentradas ao longo do amplo litoral do país. A presença de relevo do tipo cárstico, composto por cavernas e dolinas, é muito comum no país.

O clima da Croácia é caracterizado por uma dualidade de tipos climáticos: no litoral, predomina o clima mediterrâneo, com maior influência da umidade e registro de temperaturas elevadas; já no interior ocorre o clima continental, com maior amplitude térmica e ocorrência de temperaturas mais baixas.

A vegetação da Croácia é formada, no seu litoral, por espécies mediterrâneas, e, no seu interior, por florestas temperadas. Nessas matas predominam espécies frondosas de grande porte. A hidrografia da Croácia é pequena e formada por muitos lagos de pequeno porte. Os rios Sava e Drava são os principais do país.

Mapa da Croácia

Mapa da Croácia
Mapa da Croácia

Como vive a população da Croácia?

A Croácia é um país pouco populoso e com mediana densidade demográfica. As maiores cidades em população da Croácia são Zagreb, Split e Rijeka. A população está concentrada especialmente nas zonas urbanas do país.

Em termos demográficos, a Croácia vive um intenso processo de envelhecimento populacional, puxado pela queda brusca da natalidade e ampla expectativa de vida. A emigração, especialmente para países da Europa Ocidental, é muito comum.

Os croatas desfrutam de um bom padrão de vida. Seu índice de desenvolvimento humano (IDH) é considerado elevado. Mesmo assim, especialmente as zonas rurais do país sofrem com o despovoamento e o desemprego.

Economia e turismo na Croácia

A Croácia possui uma economia pequena, mas bastante dinâmica, que atualmente está bem integrada ao restante da Europa, especialmente após a adoção do euro como moeda. O principal setor econômico do país é o de serviços, com destaque para as atividades turísticas.

A produção primária local está centrada na cultivação de grãos, uvas e outras frutas de clima ameno. O país possui alguns recursos minerais, como petróleo e gás mineral. O setor secundário tem relativa diversidade industrial, com destaque para empresas da área têxtil, química, naval e alimentícia.

O turismo é a principal atividade do setor terciário da Croácia. O país é um dos principais destinos da Europa. O território croata conta com várias paisagens naturais e históricas, com destaque para as praias, os lagos e as construções históricas das suas cidades medievais.

Castelos medievais na Croácia.
As cidades medievais são um importante atrativo turístico da Croácia.

Infraestrutura da Croácia

A Croácia avançou fortemente, principalmente após a sua independência, na modernização de suas estruturas. O país possui forte interligação com as nações vizinhas por meio de redes de transportes e comunicações. A rede de transporte local, com destaque para a rodoviária, passou por diversas obras de ampliação.

No mesmo sentido, o país possui ótima cobertura de serviços como energia e internet. A Croácia tem buscado diversificar sua matriz energética, ainda dependente de combustíveis fósseis, pelo uso de recursos renováveis. O governo do país tem ampliado ainda o acesso aos serviços, basicamente universais, de saneamento básico e energia elétrica.

Governo da Croácia

A Croácia possui uma forma de governo tipicamente parlamentarista. O presidente é o chefe de Estado e o primeiro-ministro é o chefe de governo. A estrutura governamental croata é completada ainda pelos poderes Legislativo e Judiciário. A Croácia possui uma democracia sólida e bastante representativa. A população croata participa de forma ativa das decisões locais por meio de eleições e plebiscitos.

Como é a cultura da Croácia?

A Croácia tem um forte viés cultural advindo das tradições eslavas presentes no Sul da Europa. O país, apesar de composto em sua maioria por croatas, possui influência cultural de outros povos balcânicos, como sérvios e bósnios.

Existe certa homogeneidade na cultura croata em termos de língua, a croata, e religião, o cristianismo. Esse cenário reflete nas tradições locais, como as festas religiosas e as músicas folclóricas. Na culinária, ressalta-se o uso de vinhos, chás, grãos e frutos do mar. Já no esporte, o grande destaque do país é o futebol.

Saiba mais: Noruega — o país mais desenvolvido do mundo

Algumas curiosidades sobre a Croácia

  • A Croácia foi a vice-campeã do Campeonato Mundial de Futebol Masculino de 2018 realizado na Rússia.

  • A cidade de Hum, situada no interior croata, é considerada a menor cidade em população do mundo.

  • A raça de cachorro dálmata é originada de uma região geográfica da Croácia chamada de Dalmácia.

  • A gravata é um objeto de vestuário que foi inventado na Croácia e tem seu nome derivado do croata, kravat.

  • O pão de gengibre, prato típico croata, é considerado um dos patrimônios imateriais do país. 

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Costa Rica
Clique aqui e saiba quais são as principais características geográficas, econômicas e culturais da Costa Rica, um país localizado na América Central.
Eslovênia
Você já ouviu falar da Eslovênia? Conheça as principais informações sobre seus aspectos geográficos, história, cultura e pontos turísticos.
Guerra da Bósnia e a fragmentação da Iugoslávia
Entenda a Guerra da Bósnia, conflito que aconteceu durante a fragmentação da Iugoslávia na década de 1990.
Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan)
Saiba quais são os objetivos e a lista de países-membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Entenda a história desse organismo político-militar.
Países da Europa
Conheça os países da Europa. Saiba quantos países há no continente, suas capitais e a quais regiões pertencem. Veja também curiosidades sobre os países europeus.
Sérvia
Saiba quais são as principais características da Sérvia. Veja detalhes da história, da economia, da demografia e da cultura dessa pequena nação europeia.
União Europeia
Saiba quais são as principais características da União Europeia, e veja a lista de países-membros que fazem parte do bloco econômico mais importante do mundo.
Zona do Euro
Conheça os países da União Europeia que adotam o Euro como moeda única.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Soma dos ângulos externos de um polígono convexo" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Soma dos ângulos externos de um polígono convexo
Nessa aula demonstrarei a fórmula da soma dos ângulos externos de um polígono convexo qualquer e como encontrar a medida de cada ângulo externo.