Whatsapp icon Whatsapp

Leste Europeu

Leste Europeu é uma divisão geográfica e político-cultural que envolve vários aspectos históricos. Essa região é berço de importantes práticas culturais europeias.
Vista da ponte Carlos, na cidade de Praga, na Tchéquia.
A cidade de Praga (Tchéquia) é uma das principais do Leste Europeu.

Leste Europeu é o termo que descreve uma regionalização da Europa. Seu processo de divisão espacial envolve questões geográficas e político-culturais que representam a caracterização histórica dessa região. A história do Leste Europeu é marcada por diversas questões conflituosas, com destaque para as duas Grandes Guerras, além de conflitos bélicos pontuais.

A geografia local é caracterizada pelo clima temperado e pelo relevo montanhoso. Já a economia é bastante diversificada. É importante destacar que o Leste da Europa vivenciou um forte processo de abertura democrática ao longo dos últimos anos. Em termos culturais, o Leste Europeu é o berço de práticas milenares, marcado pela influência cultural de diversas religiões.

Veja também: Oriente Médio — outra zona estratégica na geopolítica mundial

Resumo sobre Leste Europeu

  • O termo Leste Europeu designa um conjunto de países europeus que compartilham aspectos político-culturais comuns, como línguas e religiões.
  • A história do Leste Europeu tem forte influência dos grandes conflitos bélicos ocorridos na Europa, além da chamada Guerra Fria.
  • O Leste Europeu é uma região geoestratégica banhada pelos mares Báltico, Mediterrâneo e Negro.
  • Sua população tem como características o agudo processo de envelhecimento e a considerável emigração.
  • Sua economia se desenvolveu nos últimos anos, destacando-se a área do turismo.
  • Sua infraestrutura apresenta grande dependência da importação de fontes de energia.
  • Sua cultura tem como marca uma grande diversidade, em especial no âmbito religioso.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

História do Leste Europeu

A história do Leste Europeu perpassa as transformações histórico-geográficas vivenciadas na Europa ao longo de todo o século XX. O termo Leste Europeu começou a ganhar destaque especialmente a partir da Segunda Guerra Mundial (1939–1945) e da Guerra Fria, mas as suas raízes históricas estão ligadas aos desdobramentos da Primeira Guerra Mundial (1914–1918).

A Primeira Guerra representou uma reconfiguração da Europa, advinda da formação de novos países, por meio da fragmentação de grandes impérios. Nesse contexto, o declínio do Império Otomano, do Império Russo e do Império Austro-Húngaro deu origem a diversos países que ainda guardavam semelhanças históricas e culturais entre si.

Na Segunda Guerra, a expansão dos invasores alemães foi combatida na porção Leste da Europa pelas tropas soviéticas. A partir de então, como consequência dessa guerra, a União Soviética aumentou sua influência na região. A Guerra Fria apenas consolidou esse processo por meio do alinhamento dos países do leste ao comunismo.

Importante: Com a desintegração da União Soviética, no final do século XX, houve uma reconfiguração da divisão política europeia, pois houve a independência de diversos países. Essa desintegração também gerou um novo alinhamento geopolítico local, advindo da aproximação de grande parte dos países do leste com a Europa Ocidental, por meio, por exemplo, da expansão da União Europeia (UE), que é o maior bloco econômico do mundo.

O termo Leste Europeu

O Leste Europeu, também chamado de Europa Oriental ou Europa do Leste, é uma das regionalizações possíveis do continente europeu. Trata-se de uma regionalização que contempla aspectos geográficos, históricos e culturais.

Essa divisão regional europeia é complexa, uma vez que não há uma definição clara de quais países fazem parte oficialmente do Leste Europeu. A enorme diversidade étnica, linguística e religiosa dos países orientais europeus dificulta ainda mais essa classificação.

Atualmente, o termo é considerado por vezes obsoleto, já que após a desintegração da influência soviética muitos países do Leste da Europa adotaram uma economia capitalista e uma abertura sociopolítica. A maior parte dos países ditos do Leste Europeu fazem parte atualmente:

  • da União Europeia (UE);
  • da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Leia também: Quais são os países que fazem parte do continente europeu?

Geografia do Leste Europeu

Em termos geográficos, o termo Leste Europeu designa a porção mais oriental da Europa, excluindo assim países meridionais e setentrionais desse continente. Em geral, a geografia da porção leste europeia é formada por relevo montanhoso, com destaque para as formações do Bálcãs, dos Cárpatos e dos Urais.

Visão dos Cárpatos, na Romênia.
Os Cárpatos são uma formação de relevo importante do Leste Europeu.

Em relação ao clima, predomina o temperado típico, com dualidade estacional bem definida, marcada pela ampla diferença térmica ao longo do ano. Já em relação à vegetação, predominam coberturas vegetacionais de estepes e florestas. O Leste Europeu possui um grande volume de florestas temperadas ainda muito preservadas.

Já em relação à hidrografia local, o Leste Europeu é banhado por diversos mares, com destaque para:

  • mar Báltico;
  • mar Mediterrâneo;
  • mar Negro.

Há ainda uma diversidade de pequenos lagos que compõem a paisagem natural. Os principais rios do Leste da Europa, por sua vez, são:

  • rio Danúbio;
  • rio Volga;
  • rio Dniepre.

Países do Leste Europeu

PAÍS

CAPITAL

PAÍS

CAPITAL

Estônia

Talin

Romênia

Bucareste

Letônia

Riga

Bulgária

Sófia

Lituânia

Vilnius

Hungria

Budapeste

Belarus

Minsk

Eslovênia

Liubliana

Ucrânia

Kiev

Croácia

Zagreb

Polônia

Varsóvia

Bósnia-Hezergovina

Sarajevo

Tchéquia

Praga

Sérvia

Belgrado

Eslováquia

Bratislava

Montenegro

Podgorica

Moldávia

Chisinau

Macedônia no Norte

Escópia

Geórgia

Tiblissi

Kosovo

Pristina

Armênia

Yerevan

Albânia

Tirana

Azerbaijão

Baku

Rússia

Moscou

Mapa do Leste Europeu

Mapa do Leste Europeu.

Demografia do Leste Europeu

O Leste Europeu é uma região bastante diversa em termos demográficos, com uma população formada por diversos grupos étnicos, desde eslavos até turcos. Tal característica resulta em uma confluência de práticas culturais, como línguas e religiões diversas, assim como hábitos do cotidiano.

Essa porção do planeta apresenta traços demográficos específicos, com destaque para o alto índice de envelhecimento de sua população. A região possui indicadores de natalidade extremamente baixos, enquanto vivencia o aumento da expectativa de vida, fatores que resultam no envelhecimento populacional.

Ademais, o Leste Europeu é considerado uma região que tem índices consideráveis de emigração, principalmente direcionada para a Europa Ocidental. Esse movimento se dá, em geral, por meio da saída de indivíduos que representam mão de obra qualificada em busca de boas oportunidades de emprego. A xenofobia, por sua vez, é muito presente na Europa do Leste.

Destaca-se, ainda, que as maiores cidades em população do Leste Europeu são:

Economia do Leste Europeu

O Leste Europeu passou pela transição de uma economia planificada para uma economia de mercado, especialmente no final do último século. Portanto, a maior parte das economias locais apresentam dificuldade para disputar com a lógica econômica consolidada nos países do Oeste Europeu.

Mesmo assim, os países da Europa do Leste têm vivenciado altas taxas de crescimento econômico e baixos índices de desemprego. As economias mais dinâmicas do Leste Europeu na atualidade estão concentradas nas proximidades do Ocidente, com destaque para:

  • Polônia;
  • Tchéquia;
  • Eslováquia;
  • Eslovênia.

Em relação aos setores econômicos, a Europa do Leste apresenta grande diversidade econômica, com destaque em todos os setores.

  • No setor primário, é uma tradicional produtora de cereais, frutas temperadas e alguns minérios.
  • No setor secundário, há a forte indústria de base em setores como a metalurgia, a siderurgia, a eletrônica, além de indústrias como a alimentícia e a de bebidas.
  • No setor terciário, há destaque para as atividades de comércio e serviços financeiros diversos, além do crescimento do turismo, uma vez que muitas regiões do Leste Europeu têm atraído cada vez mais turistas, especialmente as grandes cidades.

Saiba mais: Como é a organização do espaço geográfico europeu?

Infraestrutura do Leste Europeu

O Leste Europeu apresenta uma estrutura consolidada em termos de infraestrutura, principalmente nas áreas de transporte e comunicação, em especial nas áreas urbanas. Desse modo, as principais cidades do Leste Europeu reúnem condições modernas de transporte, com interligações entre as diversas regiões do globo, por meio dos modais rodoviário, ferroviário e hidroviário.

Essa região do planeta é deficitária em termos de serviços públicos, como acesso a água e energia. A questão da energia, por exemplo, é preocupante, uma vez que há uma grande dependência de importação de energia na maior parte dos países da região, especialmente do gás natural proveniente do território russo.

Em termos de serviços públicos para a população, as áreas de saúde e educação têm apresentado dados positivos, com ampla cobertura e com indicadores de melhoria em sua qualidade. Essa região europeia é um centro de difusão de tecnologias, com grandes polos formadores de mão de obra em setores de informação e comunicação.

Governo do Leste Europeu

Os governos do Leste da Europa, atualmente, após anos de autoritarismo, são marcados por regimes com viés democrático. A maior parte dos países possui regimes parlamentaristas de governo, com alta participação da população na política local, além da prática do pluripartidarismo. Destaca-se que as exceções nesse contexto são a Belarus e a Rússia, que apresentam regimes autoritários e antidemocráticos, sendo que a Belarus é considerada a “última ditadura da Europa”.

Os países da Europa do Leste têm apresentado uma abertura cada vez maior em termos políticos, por meio da asseguração de direitos individuais, além de medidas progressistas pontuais em determinados países. Há uma forte articulação geopolítica entre as nações, com destaque para blocos como a União Europeia (UE) e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), além da Comunidade dos Estados Independentes (CEI).

Cultura do Leste Europeu

Crianças em trajes nacionais em um desfile no centro da cidade de Lviv, na Ucrânia.
As danças folclóricas são comuns no Leste Europeu. [1]

A cultura do Leste da Europa é bastante diversa em termos linguísticos e religiosos, com destaque para a confluência de tradições presentes nessa região. A religião retrata essa diversidade cultural, com destaque para o cristianismo católico e ortodoxo, além de minorias consideráveis de judeus e muçulmanos. Já em relação à língua, há destaque para os idiomas eslavos, mas também para a influência de línguas gregas, turcas e latinas.

Nos hábitos culturais da população, existem diversas manifestações culturais, como danças folclóricas diversas. A região é um polo de produção cultural que vai desde a música clássica até a música eletrônica. Em termos culinários, predomina o consumo de queijos, pescados, vinhos, cereais e tubérculos. No esporte, há destaque para esportes coletivos, como o futebol, além de esportes como ginástica, natação, lutas diversas e práticas esportivas de inverno.

Curiosidades do Leste Europeu

  • Em vários países do Leste da Europa, adotam-se dois alfabetos distintos: o cirílico e o latino.
  • A Europa do Leste se tornou um dos principais centros de turismo do mundo, especialmente por causa do baixo custo das viagens e estadias.
  • O Leste Europeu guarda grandes construções históricas e culturais da Europa, como castelos medievais e catedrais ortodoxas.
  • São símbolos da região o consumo de batatas, a produção de flores e o artesanato em madeira.
  • Essa porção do planeta é conhecida pela produção de vinhos, ainda pouco difundidos no Ocidente.

Crédito de imagem

[1] Volodymyr Nik / Shutterstock

Publicado por Mateus Campos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

A organização do espaço geográfico europeu
Clique e veja detalhes da organização do espaço geográfico europeu. Entenda a dinâmica da população e veja as dificuldades políticas e sociais desse continente.
A imagem demarca os continentes da Terra, menos a Antártida
Continentes
Conheça um pouco mais sobre os continentes do planeta Terra entendendo suas características e conferindo as principais informações sobre eles.
Europa
Conheça a Europa. Saiba quais países fazem parte da Europa. Entenda a economia europeia. Aprenda sobre a geografia e história do continente.
Acima, imagem representando um imigrante diante do símbolo da União Européia cercado por grades
Os imigrantes na Europa
Clique e confira as principais características envolvidas com a imigração na Europa.
O continente europeu, apesar de ser um dos menores em extensão, é composto por um grande número de países.
Países da Europa
Conheça os países da Europa. Saiba quantos países há no continente, suas capitais e a quais regiões pertencem. Veja também curiosidades sobre os países europeus.
Homem em tanque de guerra ucraniano, montando defesa contra a invasão russa.
Por que razão a Rússia invadiu a Ucrânia?
Saiba por que a Rússia invadiu a Ucrânia, deflagrando uma guerra. Leia sobre as motivações que levaram os russos a iniciarem o conflito.
União Soviética
Clique e acesse para ler sobre a história da União Soviética. Entenda como ela se formou e como acabou, em 1991. Confira seus principais acontecimentos!
A xenofobia é um grande problema conjuntural na Europa
Xenofobia na Europa
As principais causas e relações político-sociais relacionadas com o aumento da xenofobia na Europa ao longo das últimas décadas.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Matemática
Área da esfera
Clique para aprender a calcular a área da esfera.
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Estrangeirismo
Nessa videoaula você entende sobre o estrangeirismo na música "Samba do Approach."
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!