Eslovênia
Eslovênia é um pequeno país localizado no leste da Europa. Sua história está atrelada à formação da Iugoslávia, nação europeia composta por diversos povos que se desintegrou no final do século XX.
Os eslovenos formaram um país independente, baseados em preceitos democráticos, transformando a pequena nação em um importante centro econômico e educacional da Europa Oriental. Atualmente, o país conta com cerca de 2 milhões de habitantes, divididos em um território geográfico bastante diverso, caracterizado pela extensa cobertura florestal.
Saiba mais: Quais são os países que fazem parte da Europa?
Resumo sobre Eslovênia
- A Eslovênia é uma das repúblicas formadas após a desintegração da Iugoslávia. Sua independência ocorreu em 1991.
- O território esloveno é diverso em termos geográficos. Há extensas montanhas e planícies litorâneas.
- A preservação ambiental é uma das principais características da Eslovênia. O país possui mais da metade do seu território formado por florestas preservadas.
- A população da Eslovênia é composta prioritariamente por eslovenos. Há ainda minorias étnicas importantes, como sérvios, croatas e bósnios.
- A economia eslovena tem como destaque o moderno setor industrial. O turismo é uma atividade que tem crescido muito no país.
- A cultura da Eslovênia sofreu grandes influências regionais. O país é um importante polo de produção cultural em áreas como cinema e literatura.
- O futebol e o basquetebol são os principais esportes da Eslovênia. A população local também pratica muitos esportes de neve.
Dados gerais sobre Eslovênia
- Nome oficial: República da Eslovênia.
- Gentílico: esloveno.
- Extensão territorial: 20.273 quilômetros quadrados.
- Localização: Europa Oriental.
- Capital: Liubliana.
- Clima: temperado.
- Governo: república unitária parlamentarista.
- Idioma: esloveno.
- Religiões:
- cristianismo: 61%;
- ateísmo: 13%;
- outras: 26%.
- População: 2.100.000 habitantes.
- Densidade demográfica: 100 habitantes/quilômetro quadrado.
- Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,917 (muito alto).
- Moeda: euro.
- Produto Interno Bruto (PIB): US$ 52,88 bilhões.
- PIB per capita: US$ 25.179.
- Gini: 28,4%.
- Fuso horário: UTC+1.
- Relações exteriores:
- Divisão administrativa: 211 municípios.
História da Eslovênia
A ocupação do território esloveno remonta a tempos antigos, por meio do estabelecimento de diversos povoados ao longo da cadeia de montanhas do Bálcãs, com destaque para os eslavos. Ao longo da história, tais ocupações sofreram diversas incursões por nações estrangeiras, como Áustria e Itália.
Nesse contexto, os eslovenos, em conjunto com croatas e sérvios, optaram por formar uma nação, a partir de interesses em comum e de ligações históricas e culturais. A formação da Iugoslávia, no ano de 1929, consagrou a reunião dessas populações originárias dos Bálcãs.
A Iugoslávia, na qual estava contida a população eslovena, foi um país importante da Europa no século XX. Os iugoslavos passaram por um período de forte prosperidade econômica e social, mas também por muitas conturbações políticas e étnicas.
A desintegração da Iugoslávia ocorreu a partir de 1991, justamente com a saída dos eslovenos dessa federação, formando novamente assim a Eslovênia. A partir de então, enquanto nação independente, a Eslovênia apostou em reformas econômicas e se tornou desenvolvida. O país ingressou na União Europeia em 2004.
Leia também: Segunda Guerra Mundial na Iugoslávia — causas e consequências
Geografia da Eslovênia
A Eslovênia é um país localizado na porção Leste-Sul da Europa, região comumente classificada como Europa Oriental. O território esloveno faz fronteira com:
Além disso, a geografia eslovena é marcada:
- pelo relevo declivoso;
- pela grande presença de formações de cavernas;
- pela extensa cobertura vegetal.
A Eslovênia possui:
- um pequeno litoral, banhado pelo mar Adriático;
- uma região montanhosa, formada pelos alpes.
Os principais rios da Eslovênia são o Sava e o Drava. A vegetação é tipicamente temperada. Já o clima da Eslovênia, também tipicamente temperado, apresenta variações com:
- o mediterrânico, nas zonas litorâneas;
- o continental, na porção central do país;
- o frio de montanha, na região montanhosa.
Mapa da Eslovênia
Demografia da Eslovênia
A população absoluta da Eslovênia é pequena, formada por cerca de 2 milhões de habitantes, em sua maioria eslovenos. Há ainda minorias étnicas importantes no país, como:
- sérvios;
- croatas;
- bósnios.
A maior parte da população eslovena é urbana, e a maior cidade do país é a sua capital, Liubliana, que tem cerca de 250 mil habitantes. A demografia eslovena apresenta características típicas dos países desenvolvidos, com redução da população jovem e aumento da população idosa. Os eslovenos desfrutam de indicadores sociais satisfatórios, com destaque para o alto índice de desenvolvimento humano.
Economia da Eslovênia
A economia eslovena é bastante diversificada e tem um forte setor industrial. A Eslovênia é considerada uma economia de mercado e adota o euro como moeda nacional. O setor primário é caracterizado pela produção de frutas temperadas, leite e carne, prioritariamente para consumo interno. Já o setor terciário tem como base os serviços públicos e financeiros.
O turismo também é uma atividade terciária importante para a economia do país. O destaque da economia da Eslovênia, entretanto, é o setor secundário, uma vez que o país detém um grande volume de indústrias, com destaque para as:
- químicas;
- siderúrgicas;
- metalúrgicas;
- de eletrônicos;
- madeireiras.
Infraestrutura da Eslovênia
A Eslovênia é uma nação desenvolvida e industrializada. O país possui infraestrutura moderna em termos de acesso aos serviços diversos pela população. O pequeno território do país é cortado por uma extensa rede de estradas e linhas ferroviárias. Há conexões facilitadas entre a Eslovênia e vários outros países da Europa.
Além disso, o aeroporto Jože Pučnik, de Liubliana, é um importante polo do transporte aeroviário na Europa Oriental. A Eslovênia também apresenta ampla cobertura em termos de energia e telecomunicações. O país detém abastecimento universal de água e esgoto e tem destaque na adoção de políticas de preservação do meio natural.
Governo da Eslovênia
Após a separação da Iugoslávia, os eslovenos adotaram uma formação democrática de governo, por meio de uma república parlamentarista. As duas principais figuras do cenário político do país são o chefe de governo, representado pelo primeiro-ministro, e o chefe de Estado, que é o presidente do país. Há ainda o parlamento nacional e diversas representações locais, que complementam o sistema governamental esloveno, marcado pela elevada representatividade da população.
Veja também: Países desenvolvidos — o que os caracteriza como tal?
Cultura da Eslovênia
Remetendo aos povos eslavos, habitantes do Centro-Sul europeu, a cultura eslovena possui diversas manifestações artísticas e culturais, como o Festival de Verão de Liubliana, evento característico da ocorrência do verão. O país também tem fortes influências culturais de outras nações europeias, como a Áustria, a Hungria e a Itália.
Outros aspectos que marcam o cenário cultural esloveno são:
- as danças típicas;
- a música clássica;
- o cinema de vanguarda.
Já a culinária é caracterizada pelo uso de alimentos como:
- batata;
- uvas;
- carnes diversas;
- mel;
- leite.
Além disso, o consumo de cerveja também é muito comum entre os eslovenos. Já em relação aos esportes, há destaque para a prática de:
- futebol;
- basquetebol;
- esportes de neve.
Curiosidades da Eslovênia
- A Eslovênia é reconhecida mundialmente pelo seu esforço na adoção de ações sustentáveis. A maior parte do território do país é composta por áreas florestais protegidas.
- O lago de Bled é o ponto turístico mais famoso da Eslovênia. Ele conta com uma pequena ilha onde está localizada a igreja da Assunção.
- A caverna de Postojna também é um ponto turístico da Eslovênia. Ela é o habitat de salamandras.
- O ensino superior é totalmente gratuito na Eslovênia, onde o setor educacional é muito desenvolvido.
- O mel é um dos símbolos da Eslovênia. O país possui uma grande quantidade de apicultores e tem uma espécie famosa de abelha chamada carniolana.
Crédito de imagem
[1] Kiev.Victor / Shutterstock