Whatsapp icon Whatsapp

Noruega

A Noruega é considerada o país com a melhor qualidade de vida do mundo. Os noruegueses desfrutam de um elevado padrão de vida, que é efeito de um vasto investimento estatal.
Bandeira da Noruega.
Bandeira da Noruega.

A Noruega é uma das nações mais desenvolvidas de todo o mundo. O país está localizado na Europa do Norte, na chamada península da Escandinávia. A história norueguesa é bastante antiga e remete, dentre outros, a povos antigos como os vikings. Atualmente, a Noruega possui cerca de cinco milhões de habitantes, que desfrutam de um elevado padrão de vida. O país possui uma moderna infraestrutura e uma economia muito diversificada. O sistema de governo norueguês é uma monarquia constitucional. A Noruega é dos países mais vitoriosos nas Olimpíadas de Inverno.

Veja também: Alemanha — a quarta economia do mundo

Resumo sobre a Noruega

  • A Noruega está situada na Europa do Norte, em uma região geográfica conhecida como Escandinávia, onde estão localizados países muito desenvolvidos.

  • Passou, ao longo da sua história, pelo controle de outras nações nórdicas. A independência da Noruega, mais precisamente da Suécia, ocorreu em 1905.

  • Possui uma população de cerca de cinco milhões de habitantes. Os locais desfrutam de um elevado padrão de vida.

  • A economia norueguesa tem como base a exportação de petróleo, a produção de alumínio e a exploração de pescados diversos.

  • A saúde e a educação norueguesas são consideradas excelentes. O país tem um setor público muito forte, que oferece diversos benefícios para a população.

  • Um traço cultural norueguês reconhecido internacionalmente é a presença de muitas bandas de heavy metal.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dados gerais sobre a Noruega

  • Nome oficial: Reino da Noruega.

  • Gentílico: norueguês.

  • Extensão territorial: 385.207 quilômetros quadrados.

  • Localização: Europa do Norte.

  • Capital: Oslo.

  • Clima: temperado.

  • Governo: monarquia constitucional.

  • Idioma: norueguês.

  • Religiões:

    • 78% — cristianismo;

    • 12% — ateísmo;

    • 10% — outras.

  • População: 5.379.000 habitantes.

  • Densidade demográfica: 14,8 habitantes/quilômetro quadrado.

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,957 (muito elevado).

  • Moeda: coroa norueguesa.

  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 362 bilhões.

  • PIB per capita: US$ 67.294.

  • Gini: 0,27%.

  • Fuso horário: UTC+1.

  • Relações exteriores:

    • Organização das Nações Unidas (ONU);

    • Organização Mundial do Comércio (OMC);

    • Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan);

    • Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

  • Divisão administrativa: 11 condados, sendo eles:

Oslo

Vestfold og Telemark

Rogaland

Agder

Møre og Romsdal

Vestland

Nordland

Trøndelag

Viken

Troms og Finnmark

Innlandet

 

História da Noruega

A história da Noruega está atrelada a um povoamento muito antigo feito por diversas tribos germânicas no extremo norte europeu. A unificação dessas tribos, ocorrida ainda em 872, resultou na formação inicial do território norueguês. O território sofreu invasão dos chamados vikings, agrupamentos de guerreiros medievais que influenciaram de maneira decisiva na formação da identidade norueguesa.

Já a história moderna da Noruega é marcada pelo domínio do território nacional por Dinamarca e Suécia. O país enfrentou diversas disputas políticas e militares com seus vizinhos nórdicos em razão do desejo de conquista da sua autonomia. Desse modo, em 1905, ocorreu sua independência, mais precisamente da Suécia. A partir de então, a sociedade norueguesa apresentou forte desenvolvimento econômico e social.

Leia também: Como os vikings enxergavam a guerra?

Etimologia de Noruega

O nome da Noruega tem origem em línguas nórdicas antigas e significa “o caminho para o norte”. Logo, o nome é uma referência à localização geográfica norueguesa, situada no extremo norte europeu e também mundial.

Geografia da Noruega

A Noruega é um país que apresenta condições geográficas bastante específicas, notadamente em razão da sua localização geográfica, em uma zona de elevada latitude no sentido norte. O país está precisamente localizado na Europa do Norte, em uma região geográfica conhecida como península da Escandinávia, banhada em sua maior parte pelo mar do Norte. O mar de Barents e o mar da Noruega também banham o litoral do país. O território norueguês faz fronteira com Rússia, Finlândia e Suécia.

A geografia da Noruega é marcada pela presença de um relevo montanhoso em conjunto com zonas planálticas especialmente ao longo do litoral local. O país possui grandes quantidades de lagos e geleiras. O principal rio da Noruega é o Glomma. O território possui clima temperado, com variações do clima polar e subpolar, caracterizado pelas baixas temperaturas e pelo grande volume de chuvas. O país possui vegetações de floresta temperada e tundra.

Mapa da Noruega

Mapa da Noruega.

Demografia da Noruega

A população absoluta da Noruega é de cerca de cinco milhões de habitantes. A população norueguesa, em sua maioria urbana, está distribuída de forma heterogênea no território nacional, predominantemente em zonas com condições climáticas mais favoráveis à habitação. As maiores cidades em população da Noruega são Oslo, Bergen e Trondheim.

O crescimento da população norueguesa tem se mantido, especialmente devido à imigração, que aumentou substancialmente nos últimos anos. O país recebe muitos imigrantes, tanto de países mais desenvolvidos da Europa quanto refugiados de regiões mais pobres do globo. A população norueguesa desfruta de um elevadíssimo padrão de vida.

Economia da Noruega

A Noruega é uma nação muito desenvolvida e industrializada. A economia local é bastante diversificada, com pontos importantes em todos os setores econômicos, que garantem a solidez das divisas nacionais.

O setor primário norueguês é caracterizado pela exploração de petróleo e gás natural, elementos que são fundamentais para a geração de riquezas no país. A Noruega possui ainda reservas de diversos outros minérios em suas terras. O extrativismo de madeira e a atividade pesqueira também são destaques do setor primário.

Por sua vez, o setor secundário é marcado pelas indústrias de beneficiamento de bens naturais, como metalúrgicas e siderúrgicas, além de fábricas de bens de capital, como máquinas e equipamentos. Por exemplo, a produção de alumínio é bastante tradicional no país. O setor de alta tecnologia também é protagonista da economia secundária.

Já o setor terciário tem como ponto forte os transportes e o comércio. A Noruega detém uma parte importante da frota mundial de navios e barcos, sendo o transporte marítimo de cargas importante para a economia do país. Nas atividades terciárias, destacam-se ainda as instituições financeiras e a logística comercial.

Saiba mais: Quais são os principais países produtores de petróleo do mundo?

Infraestrutura da Noruega

A Noruega possui uma infraestrutura extremamente moderna e complexa, formada por diversos equipamentos de grande porte. Os setores de transporte e comunicação são altamente eficientes e apresentam uma grande cobertura espacial. O país tem grande tradição no transporte marítimo. Além disso, a Noruega apresenta serviços avançados para a sua população, como a cobertura universal de saneamento básico e energia elétrica. Os serviços de saúde e educação públicos são rotineiramente apontados entre os melhores do mundo.

Vista de edifícios históricos no cais Bryggen-Hanseático em Bergen, na Noruega.
A população norueguesa desfruta de uma moderna infraestrutura urbana.

Governo da Noruega

A gestão estatal norueguesa é dividida entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. A forma de governo da Noruega é uma monarquia constitucional, ou seja, o chefe de Estado é o rei, e o primeiro-ministro é o chefe de governo. O país é uma das democracias mais sólidas de todo o mundo. A Noruega possui intensa atuação em termos de diplomacia internacional, capitaneando diversas ações com vistas à defesa dos direitos humanos, além da preservação do meio ambiente.

Cultura da Noruega

A cultura norueguesa tem fortes traços da cultura nórdica em geral, com grande influência do meio natural nos hábitos cotidianos da população.

O país é conhecido pela produção musical principalmente voltada para o heavy metal. Também há outros ritmos musicais de destaque no país, como o jazz. Ademais, danças, musicais e festivais folclóricos, notadamente baseados na cultura viking, são muito comuns no país.

A alimentação na Noruega é baseada em carnes, como salmão e bacalhau, além de pães e vegetais. Já no esporte há destaque para as práticas de inverno, como o esqui e o handebol.

Curiosidades da Noruega

  • Os esportes de inverno são tão comuns na Noruega que o país tem mais medalhas nas Olimpíadas de Inverno do que nas Olimpíadas de Verão.

  • A Noruega apresentou, ao longo dos últimos anos, o mais alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de todo o mundo.

  • A matriz elétrica da Noruega é considerada renovável em razão do alto uso da água como fonte de energia.

  • O país possui o maior túnel rodoviário do mundo, com cerca de 24 quilômetros de extensão, que liga as cidades de Lærdal e Aurland.

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Escandinávia
Conheça mais sobre a Escandinávia. Descubra quais países fazem parte dessa região, qual a relação com os países nórdicos e os principais pontos turísticos.
Eurocentrismo
Eurocentrismo, O que é Eurocentrismo, Qual é a finalidade do Eurocentrismo, Exemplos de Eurocentrismo, Eurocentrismo e as outras culturas, O Eurocentrismo e a divisão entre oriente e ocidente.
Europa
Conheça a Europa. Saiba quais países fazem parte da Europa. Entenda a economia europeia. Aprenda sobre a geografia e história do continente.
Países da Europa
Conheça os países da Europa. Saiba quantos países há no continente, suas capitais e a quais regiões pertencem. Veja também curiosidades sobre os países europeus.
Vikings
Saiba mais sobre os povos Vikings e a relação que eles tiveram com o mundo da cristandade ocidental durante a Idade Média.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Soma dos ângulos externos de um polígono convexo" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Soma dos ângulos externos de um polígono convexo
Nessa aula demonstrarei a fórmula da soma dos ângulos externos de um polígono convexo qualquer e como encontrar a medida de cada ângulo externo.