Whatsapp icon Whatsapp

Sérvia

A Sérvia é um país da Europa. O seu território era parte da antiga Iugoslávia. Os sérvios são conhecidos principalmente pelo ótimo desempenho em competições esportivas.
Bandeira da Sérvia.
Bandeira da Sérvia.

A Sérvia é um país localizado na Europa Oriental. Essa nação dos Balcãs historicamente foi envolvida em diversos conflitos bélicos. Atualmente, os sérvios desfrutam de certa estabilidade política, mesmo com as tensões com o Kosovo.

O país possui clima tipicamente temperado. A população local é bastante envelhecida. Em termos econômicos, apesar do importante setor primário e ainda que tenha grandes riquezas históricas, é uma das nações mais pobres da Europa. As manifestações artísticas e a práticas esportivas são pontos importantes da identidade sérvia.

Leia também: Quais são os países da Europa?

Resumo sobre a Sérvia

  • A Sérvia é um pequeno país, fruto do desmembramento da antiga Iugoslávia, localizado nos Balcãs Europeus.

  • O território faz fronteira com Hungria, Croácia, Bósnia-Herzegovina, Montenegro, Kosovo, Macedônia, Bulgária e Romênia.

  • Sua população é bastante envelhecida, já que o país possui baixa taxa de natalidade e alta taxa de longevidade.

  • O setor primário da economia sérvia é reconhecido pela cultivação de trigo, beterraba e outros produtos de clima temperado.

  • A Sérvia enfrenta tensões políticas com diversos países vizinhos, principalmente com Kosovo.

  • A cultura sérvia, por influência dos povos eslavos, tem grande força em manifestações artísticas, como a dança, o teatro e a pintura.

Dados gerais sobre a Sérvia

  • Nome oficial: República da Sérvia

  • Gentílico: sérvio

  • Extensão territorial: 88.444 quilômetros quadrados

  • Localização: Europa Oriental

  • Capital: Belgrado

  • Clima: temperado

  • Governo: república parlamentarista

  • Idioma: sérvio

  • Religiões: 96% (cristianismo), 1% (ateísmo), 3% (outras).

  • População: 8.698.000 habitantes

  • Densidade demográfica: 100 habitantes/quilômetro quadrado

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,806 (muito elevado)

  • Moeda: Dinar sérvio

  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 65,7 bilhões

  • PIB per capita: US$ 9560

  • Gini: 36%

  • Fuso horário: UTC+1

  • Relações exteriores: Organização das Nações Unidas (ONU)

  • Divisão administrativa: três regiões, sendo elas: Voivodina, Sérvia Central e Kosovo.|1|

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

História da Sérvia

O território sérvio é um dos que mais passaram por transformações históricas e políticas na Europa. A região dos Balcãs é tradicionalmente habitada pelos sérvios desde tempos muito antigos, porém essa população era frequentemente subordinada por outras potências regionais, como os antigos Império Otomano e Império Austro-Húngaro. Por sua vez, a reordenação das forças locais, especialmente após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), deu origem, em 1929, a Iugoslávia.

Esse país, uma grande potência regional, reuniu diversas populações de origem eslava que habitavam os Balcãs, entre elas os sérvios. A Iugoslávia foi invadida durante a Segunda Guerra Mundial (1945-1939) e ofereceu grande resistência às forças nazistas. Com o pós-guerra, o país perdeu parceiros importantes, especialmente com o rearranjo de novas forças políticas mundiais, com destaque para a desintegração da União Soviética.

Já no final do século XX, ocorreu a desintegração da própria Iugoslávia em diversas repúblicas. No caso específico da Sérvia, esta alcançou sua independência de fato em 2006, quando se separou da República de Montenegro. Atualmente, a Sérvia vive certa estabilidade política e econômica, mesmo com as tensões com Kosovo, território autônomo que declarou independência em 2008, mas que ainda não é reconhecida pelos sérvios.

Saiba mais: Guerra da Bósnia e a fragmentação da Iugoslávia

Etimologia da Sérvia

O nome da República da Sérvia é uma referência aos próprios sérvios, população de origem eslava, que habita tradicionalmente porções territoriais do sul europeu.

Geografia da Sérvia

A Sérvia é um país localizado na Europa, mais precisamente na Europa Oriental, em uma zona geográfica conhecida como Balcãs. O território sérvio faz fronteira com:

Em termos geomorfológicos, é um país muito montanhoso, com exceção da sua porção centro-norte, onde fica a região da Voivodina. A Sérvia é conhecida pelas suas diversas formações cársticas. O clima e a vegetação locais são tipicamente temperados, com algumas variações para o temperado oceânico, especialmente ao sul do país. Já os principais rios que cortam a Sérvia são o Danúbio, o Morava, o Tisza e o Sava.

Mapa da Sérvia

Mapa da Sérvia

Demografia da Sérvia

A Sérvia é um país de população pequena, de cerca de 8 milhões de habitantes, mas amplamente concentrada, especialmente nas zonas urbanas. A maior aglomeração populacional do país está na capital, Belgrado. Em termos demográficos, a Sérvia possui baixa taxa de natalidade e alta taxa de longevidade. A população local é bastante envelhecida.

O país sofre com a emigração em massa, especialmente para países mais desenvolvidos, como a Alemanha. No entanto, a Sérvia apresenta dados sociais positivos, especialmente o índice de desenvolvimento humano, considerado elevado.

Vista da capital da Sérvia, Belgrado.
A cidade mais populosa da Sérvia é a sua capital, Belgrado.

Economia da Sérvia

A economia da Sérvia é bastante diversificada. O país é um importante polo regional em termos econômicos, porém ainda é uma das nações mais pobres economicamente de toda a Europa. No setor primário, destaca-se a cultivação de trigo, beterraba e outros produtos de clima temperado. Evidencia-se também a produção de leite e derivados. Já no setor secundário, ressalta-se a presença de fábricas de roupas, calçados, móveis, metais, alimentos e medicamentos. No caso específico do setor terciário, há grande presença de atividades comerciais diversas, além do crescimento local do turismo.

Infraestrutura da Sérvia

A Sérvia é importante ator regional em termos de infraestrutura, estabelecendo ligações importantes, em termos de transportes e comunicações, com outras repúblicas eslavas dos Balcãs. O país detém uma grande rede de rodovias e hidrovias.

Ademais, destaca-se no país a ampla produção de energia, com destaque para a hidráulica, além das fontes fósseis. Em termos de infraestrutura de serviços, a Sérvia ainda possui redes deficientes de energia, saneamento e comunicação, especialmente nas zonas rurais. Os serviços de saúde e educação também enfrentam problemas, como a falta de investimento público.

Leia também: Leste Europeu — região da Europa marcada por diversas questões conflituosas

Governo da Sérvia

A Sérvia é uma república parlamentarista, ou seja, há a figura do presidente como chefe de Estado e, ainda, do primeiro-ministro como chefe de governo. No caso sérvio, o presidente assim como os legisladores, que compõem a Assembleia Nacional, são eleitos democraticamente pelo voto direto da população, para um mandato de cinco anos.

A Sérvia vem experimentando avanços com relação a sua democracia. Os índices de liberdade de expressão no país têm aumentado, apesar da recorrente atuação de grupos nacionalistas diversos. A Sérvia enfrenta tensões políticas com diversos países vizinhos, especialmente com Kosovo.

Cultura da Sérvia

A Sérvia possui uma cultura muito rica, bastante influenciada pelas populações eslavas, que formam o principal grupo étnico do país. Na Sérvia, são comuns diversas tradições de povos eslavos, como danças folclóricas típicas. Já na área musical, destacam-se ritmos bem diferentes entre si, como o rock e o eletrônico.

A cultura sérvia tem grande força em manifestações artísticas, como a dança, o teatro e a pintura. O país também é uma potência esportiva, com destaque para esportes coletivos, como o vôlei, o handebol e o basquete. A culinária sérvia faz uso de alimentos como leite, batatas e repolhos.

Crianças sérvias com roupas tradicionais
As manifestações artísticas e culturais são muito comuns na Sérvia. [1]

Curiosidades da Sérvia

  • A Sérvia é um país que já passou por diversas guerras. A última delas, contra a província autônoma de Kosovo, terminou em 1999.

  • O consumo de álcool é muito difundido na Sérvia. A bebida típica do país, próxima da cachaça brasileira, é chamada de rákja.

  • O alfabeto utilizado na Sérvia não é o latino, como o empregado no Brasil, mas sim o cirílico, típico da Europa do Leste.

  • A Sérvia, desde 2006, não possui mais praias, em razão da separação entre as Repúblicas da Sérvia e de Montenegro.

Nota

|1| Kosovo é uma província autônoma da Sérvia que declarou sua independência em 2008. A independência de Kosovo não é reconhecida pela Sérvia e pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Créditos da imagem

[1] Dragan Mujan / Shutterstock 

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Eurocentrismo
Eurocentrismo, O que é Eurocentrismo, Qual é a finalidade do Eurocentrismo, Exemplos de Eurocentrismo, Eurocentrismo e as outras culturas, O Eurocentrismo e a divisão entre oriente e ocidente.
Europa
Conheça a Europa. Saiba quais países fazem parte da Europa. Entenda a economia europeia. Aprenda sobre a geografia e história do continente.
Leste Europeu
Entenda a aplicação do termo Leste Europeu na conjuntura geopolítica do mundo. Saiba mais sobre a geografia, a economia e a cultura dessa importante região.
Países da Europa
Conheça os países da Europa. Saiba quantos países há no continente, suas capitais e a quais regiões pertencem. Veja também curiosidades sobre os países europeus.
União Europeia
Saiba quais são as principais características da União Europeia, e veja a lista de países-membros que fazem parte do bloco econômico mais importante do mundo.
Zona do Euro
Conheça os países da União Europeia que adotam o Euro como moeda única.
video icon
Professora ao lado do texto"Aposto".
Português
Aposto
Aposto é o nome que se dá ao elemento sintático que se junta a outro a título de explicação ou de apreciação. Assista a esta videoaula e aprenda um pouco mais sobre o emprego e a classificação desse termo acessório da oração.