Whatsapp icon Whatsapp

Falha Geológica

A falha geológica é um fenômeno geomorfológico que envolve a cisão entre duas massas rochosas.
Falha Geológica de San Andreas *
Falha Geológica de San Andreas *

Falha Geológica é a ruptura ou cisão de um bloco de rochas ou faixas estreitas da superfície que é responsável pelo deslocamento de suas partes. O acúmulo de energia e a eventual liberação desta em zonas de falhas geológicas é um dos fatores responsáveis pela ocorrência dos terremotos.

Esse fenômeno geológico surge em função da pressão aplicada por uma força, geralmente as placas tectônicas, em que a pressão exercida excede a capacidade de resistência e plasticidade das camadas rochosas, provocando a sua cisão ou ruptura, podendo gerar também algumas pequenas fraturas em seu entorno. Veja, a seguir, os elementos que formam a estrutura de uma falha geológica.

Esquema de uma falha geológica
Esquema de uma falha geológica

Os tipos de falha geológica variam conforme os critérios utilizados em sua classificação. Na presente abordagem, elas são tipificadas em três diferentes formas: normal, reversa e transcorrente.

Tipologia das falhas geológicas
Tipologia das falhas geológicas

Na falha do tipo normal, a cisão acontece quando um bloco “desce” ou abaixa em relação à superfície da falha. Isso ocorre quando a pressão exercida sobre a região provoca uma tensão negativa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Já na falha do tipo inversa a cisão ocorre quando um bloco “sobe” em relação à falha, soerguendo a sua superfície. Isso acontece quando o tectonismo provoca uma tensão responsável por comprimir o espaço ocupado pelas camadas de rocha.

Já na falha transcorrente, também chamada de horizontal, há um movimento paralelo entre os dois blocos, o que pode ser provocado por vetores inversos de forças horizontais aplicados sobre cada segmento de rocha.

A manifestação das falhas geológicas costuma ocorrer em localidades próximas ao encontro entre duas placas tectônicas distintas, mas também pode se manifestar em zonas continentais internas. É o caso, por exemplo, da falha de Samambaia, a maior do Brasil, com uma extensão de 38 km por 4 km de largura, recobrindo os territórios de vários municípios do interior do Rio Grande do Norte, provocando eventuais abalos sísmicos na região.

_______________________

* Créditos da Imagem: Ikluft / Wikimedia Commons

Publicado por Rodolfo F. Alves Pena

Artigos Relacionados

Falha de San Andreas
Saiba mais sobre o processo de formação da falha de San Andreas e as atividades sísmicas registradas na costa oeste dos Estados Unidos.
Orogênese e Epirogênese
Compreenda o conceito, as causas e as consequências da Orogênese e Epirogênese.
Terremoto
Tremores repentinos resultantes de falhas geológicas e atividades vulcânicas. Alguns, ainda, consideram como terremotos certos tremores de causa antrópica (pelo ser humano), como os produzidos por explosões nucleares.
Terremotos no Brasil
Terremotos no Brasil, O que são terremotos, Qual é a origem dos terremotos, Quais os tipos de terremotos, A possibilidade de ocorrer terremotos no Brasil, As pesquisas sobre terremotos no Brasil.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.