Whatsapp icon Whatsapp

Honduras

Bandeira de Honduras
Bandeira de Honduras

Com extensão territorial de 112.088 quilômetros quadrados, Honduras é o segundo maior país da América Central, menor apenas que a Nicarágua (131.812 km²). Possui fronteiras a noroeste com a Guatemala, a sudoeste com El Salvador e ao sul com a Nicarágua, além de ser banhado pelo Oceano Pacífico e pelo Mar do Caribe.


O território que atualmente corresponde a Honduras era habitado por civilizações maias. Porém, no início do século XVI, os espanhóis iniciaram o processo de colonização, travando batalhas com a população local. Em 1821, a nação conquistou a independência, sendo anexada ao México. No entanto, em 1823, Honduras passou a integrar a República das Províncias Unidas da América Central e, no dia 5 de novembro de 1838, obteve total autonomia política.

Majoritariamente formada por mestiços de espanhóis e indígenas, a população hondurenha soma 7,4 milhões de habitantes. A densidade demográfica (população relativa) é de 66,6 habitantes por quilômetro quadrado; a taxa de crescimento populacional é de 2% ao ano. Tegucigalpa, capital nacional, é a cidade mais populosa: 944.400 habitantes. No que se refere à religião, o cristianismo detém o maior número de adeptos (96,7%), com destaque para o catolicismo: 82%.

A economia de Honduras é pouco desenvolvida e o país é considerado um dos mais pobres do continente americano. A agricultura é a principal fonte de receitas financeiras, além de empregar cerca de 70% da população. Os principais cultivos são de café e banana. O setor industrial é pouco diversificado, atuando somente nos segmentos tradicionais. O turismo, por sua vez, está em constante expansão, e os principais destinos dos visitantes são as ilhas de la Bahía (no Caribe) e as ruínas maias de Copán, que são consideradas patrimônio da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Ruínas maias de Copán

Dados de Honduras:

Localização: América Central.

Área: 112.088 km².

Capital: Tegucigalpa.

Idioma: Espanhol.

População: 7.465.998 habitantes.

Densidade demográfica: 66,6 hab/km².

População residente em área urbana: 48,36%.

População residente em área rural: 51,64%.

Esperança de vida ao nascer: 69,7 anos.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,604.

Governo: República presidencialista.

Atual Presidente: Porfírio Lobo.

Moeda: Lempira.

Produto Interno Bruto (PIB): 14,1 bilhões de dólares.


Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Publicado por Wagner de Cerqueira e Francisco
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Agropecuária dos Estados Unidos
A configuração de uma atividade do setor primário.
Etiópia
Saiba mais sobre as principais características geográficas da Etiópia. Entenda a história e a cultura desse país africano, que possui muitas particularidades.
Finlândia
Nação localizada no extremo norte do continente europeu.
Nações sem território
Os principais grupos populacionais sem país próprio.
O setor agropecuário da Argentina
A participação do setor na economia do país.
Terremoto no Chile
Um território localizado em uma área sísmica.
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos dicendi".
Português
Verbos dicendi
Dizer, falar, gritar, responder são verbos dicendi, ou seja, palavras que apresentam a maneira pela qual uma pessoa se expressa. Assista a esta videoaula para aprender um pouco mais sobre essa classificação!