Honduras

Com extensão territorial de 112.088 quilômetros quadrados, Honduras é o segundo maior país da América Central, menor apenas que a Nicarágua (131.812 km²). Possui fronteiras a noroeste com a Guatemala, a sudoeste com El Salvador e ao sul com a Nicarágua, além de ser banhado pelo Oceano Pacífico e pelo Mar do Caribe.


O território que atualmente corresponde a Honduras era habitado por civilizações maias. Porém, no início do século XVI, os espanhóis iniciaram o processo de colonização, travando batalhas com a população local. Em 1821, a nação conquistou a independência, sendo anexada ao México. No entanto, em 1823, Honduras passou a integrar a República das Províncias Unidas da América Central e, no dia 5 de novembro de 1838, obteve total autonomia política.

Majoritariamente formada por mestiços de espanhóis e indígenas, a população hondurenha soma 7,4 milhões de habitantes. A densidade demográfica (população relativa) é de 66,6 habitantes por quilômetro quadrado; a taxa de crescimento populacional é de 2% ao ano. Tegucigalpa, capital nacional, é a cidade mais populosa: 944.400 habitantes. No que se refere à religião, o cristianismo detém o maior número de adeptos (96,7%), com destaque para o catolicismo: 82%.

A economia de Honduras é pouco desenvolvida e o país é considerado um dos mais pobres do continente americano. A agricultura é a principal fonte de receitas financeiras, além de empregar cerca de 70% da população. Os principais cultivos são de café e banana. O setor industrial é pouco diversificado, atuando somente nos segmentos tradicionais. O turismo, por sua vez, está em constante expansão, e os principais destinos dos visitantes são as ilhas de la Bahía (no Caribe) e as ruínas maias de Copán, que são consideradas patrimônio da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Ruínas maias de Copán

Dados de Honduras:

Localização: América Central.

Área: 112.088 km².

Capital: Tegucigalpa.

Idioma: Espanhol.

População: 7.465.998 habitantes.

Densidade demográfica: 66,6 hab/km².

População residente em área urbana: 48,36%.

População residente em área rural: 51,64%.

Esperança de vida ao nascer: 69,7 anos.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,604.

Governo: República presidencialista.

Atual Presidente: Porfírio Lobo.

Moeda: Lempira.

Produto Interno Bruto (PIB): 14,1 bilhões de dólares.


Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Bandeira de Honduras
Bandeira de Honduras
Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco
Assuntos relacionados
Colheita de milho.
Agropecuária dos Estados Unidos
A configuração de uma atividade do setor primário.
Praia chinesa: um local que evidencia uma superpopulação
China: o país mais populoso
China: o país mais populoso do mundo, O que faz a China: o país mais populoso do mundo, Quais os fatores da China: o país mais populoso do mundo, Quais são os pontos negativos da China: o país mais populoso do mundo, Quais são os pontos positivos.
Bandeira da Etiópia
Etiópia
Um país onde metade da população é subnutrida.
Helsinque, capital finlandesa
Finlândia
Nação localizada no extremo norte do continente europeu.
A Namíbia abriga vários animais em seus parques
Namíbia
Localizada na porção sul do continente africano, a Namíbia possui grande parte de seu território coberto por áreas desérticas.
Manifestação de Tibetanos para a criação de um território próprio
Nações sem território
Os principais grupos populacionais sem país próprio.
A uva é uma das principais culturas desenvolvidas na Argentina, grande parte da produção é destinada à fabricação de vinhos.
O setor agropecuário da Argentina
A participação do setor na economia do país.
Foto da destruição causada pelo terremoto no Chile em 2010
Terremoto no Chile
Um território localizado em uma área sísmica.