Etiópia

Localizada no continente africano, na região denominada “Chifre da África”, a Etiópia limita-se ao norte com a Eritreia, a nordeste com Djibuti, ao leste com a Somália, ao sul com o Quênia e a oeste com o Sudão. Conforme recentes descobertas paleontológicas, a espécie Homo sapiens teria se originado no território que atualmente corresponde à Etiópia.

A Etiópia pertence ao Hemisfério Meridional, visto que o país está localizado ao sul da linha do Equador; também integra o Hemisfério Oriental (a leste do meridiano de Greenwich). A maior parte do território nacional está situado acima de 2 mil metros de altitude, sendo que a capital, Adis-Abeba, localiza-se a 2.400 metros acima do nível do mar. O país sofre com secas periódicas e apresenta a mais alta temperatura média do planeta: 34 °C.

Em 1961, a Eritreia, que pertencia à Etiópia, deu início ao processo de independência. Esse fato desencadeou uma guerra entre as duas nações, provocando a morte de milhares de habitantes. A Eritreia conquistou sua autonomia política em 1993, entretanto, os confrontos não cessaram. Um novo conflito, entre 1998 a 2000, provocou a morte de mais de 120 mil pessoas e 1,5 milhão de refugiados. A economia e a infraestrutura dos países foram extremamente prejudicadas.

Com aproximadamente 65% do território coberto por campos e pastagens, a economia nacional tem na atividade agropecuária a principal fonte de receitas financeiras. A Etiópia possui rebanhos bovinos e é grande produtora de cana-de-açúcar, sementes oleaginosas, feijão e, principalmente, café, que é um grande produto de exportação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Com mais de 82,8 milhões de habitantes, a Etiópia apresenta vários problemas sociais. Conforme dados divulgados em 2010 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país é um dos menores do mundo: 0,328. Metade dos etíopes sofre de subnutrição crônica; a taxa de mortalidade infantil é alarmante (77 óbitos a cada mil nascidos vivos) e o índice de analfabetismo é de 64%.
 


A subnutrição atinge metade da população nacional

Dados da Etiópia:

Localização: África.

Área: 1.104.300 km².

Capital: Adis-Abeba.

Idiomas: Amárico (oficial), inglês, línguas regionais.

População: 82.824.732 habitantes.

Densidade demográfica: 75 hab/km².

População urbana: 17%.

População rural: 83%.

Esperança de vida ao nascer: 52,2 anos.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,328 (157° lugar no ranking mundial).

Religião: Cristianismo 54,8% (ortodoxos 34,8%, protestantes 17%), islamismo 34,1%, crenças tradicionais 10,8%, sem religião 0,2, outras 0,1%.

Governo: Monarquia parlamentarista.

Moeda: Birr.

Produto Interno Bruto (PIB): 26,5 bilhões de dólares.


Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Bandeira da Etiópia
Bandeira da Etiópia
Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco
Assuntos relacionados
A integração entre indústria e o campo
A Indústria e o Campo Norte Americano
A Indústria e o Campo Norte Americano, O que é a Indústria e o Campo Norte Americano, Como ocorre a Indústria e o Campo Norte Americano, Como desenvolveu a Indústria e o Campo Norte Americano, A Indústria e o Campo Norte Americano e o economia.
Foto da destruição causada pelo terremoto no Chile em 2010
Terremoto no Chile
Um território localizado em uma área sísmica.
Bandeira da Bélgica
Bélgica
A nação cuja capital é a sede da União Europeia.
San Salvador, capital de El Salvador
El Salvador
Aspectos de um país localizado na América Central.
Ilhas de Galápagos
Equador
Aspectos de um grande produtor de petróleo na América do Sul.
Bandeira de Honduras
Honduras
Aspectos geográficos do segundo maior país da América Central.
Imagem de satélite das Ilhas Malvinas.
Ilhas Malvinas
Características gerais de um território ultramarino britânico localizado em plena América do Sul.
Colheita de milho.
Agropecuária dos Estados Unidos
A configuração de uma atividade do setor primário.
Serra Leoa abriga grandes reservas de diamantes
Serra Leoa
Situada na África, Serra Leoa apresenta grande riqueza mineral, contudo, os problemas socioeconômicos persistem no país.