Whatsapp icon Whatsapp

Etiópia

A Etiópia é o segundo maior país em população da África. Essa nação possui uma longa trajetória político-econômica e é berço de importantes tradições culturais da humanidade.
Bandeira da Etiópia.
Bandeira da Etiópia.

 Etiópia é um dos principais países da África. A história dessa nação é milenar. Ela é considerada um dos berços da civilização, em razão de várias descobertas arqueológicas de fósseis muito antigos no território etíope. A Etiópia está localizada no Chifre da África, uma região estratégica desse continente, próxima do Oriente Médio.

A geografia etíope é extremamente heterogênea. O país é bastante populoso e formado por vários grupos étnicos. É uma nação considerada subdesenvolvida, com uma economia fraca, pautada no setor agrícola.

Mesmo assim, o país possui uma grande importância logística, além de deter bons equipamentos de transporte. A Etiópia é uma república parlamentar democrática. A cultura etíope é muito rica e diversa. As tradições religiosas, por exemplo, apresentam forte influência no cotidiano da população.

Leia também: Quais são os países da África?

Resumo sobre a Etiópia

  • A Etiópia é considerada um país independente desde a Antiguidade. Ela sofreu várias incursões militares ao longo de sua história, desde árabes até italianos.

  • No âmbito interno, a Etiópia também sofreu várias disputas regionais, mas que foram superadas mediante a coesão histórica e política dessa nação.

  • A Etiópia não possui litoral e faz fronteira com Djibuti, Eritreia, Quênia, Somália, Sudão e Sudão do Sul.

  • O clima presente no território etíope é bastante heterogêneo, sendo predominantes os tipos climáticos temperado e desértico.

  • A Etiópia possui uma população de mais de 112 milhões de habitantes. O país possui um crescimento populacional muito consistente.

  • A economia da Etiópia é extremamente dependente da sua agricultura, com destaque para a produção de café.

  • A instalação da República Federal Democrática da Etiópia, no ano de 1995, marcou o início da recente democracia no país.

  • Os aspectos culturais etíopes são muito influenciados pelas tradições religiosas praticadas pela população do país.

  • Uma curiosidade sobre a Etiópia é que essa nação possui o maior número de patrimônios mundiais dentre os países africanos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dados gerais da Etiópia

  • Nome oficial: República Democrática Federal da Etiópia.

  • Gentílico: Etíope.

  • Extensão territorial: 1.104.000 quilômetros quadrados.

  • Localização: África Oriental.

  • Capital: Adis Abeba.

  • Clima: Temperado e desértico.

  • Governo: República federal parlamentarista.

  • Idioma: Amárico.

  • Religiões: 62% (cristianismo), 34% (islamismo), 4% (outras).

  • População: 112.100.000 habitantes.

  • Densidade demográfica: 75 habitantes/quilômetro quadrado.

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,485 (baixo).

  • Moeda: Birr Etíope.

  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 95,91 bilhões de dólares.

  • PIB per capita: US$ 855,76 dólares.

  • Gini: 35%.

  • Fuso horário: UTC+3.

  • Relações exteriores: Organização das Nações Unidas (ONU); União Africana.

  • Divisão administrativa: 12 estados, sendo eles:

Adis Abeba

Harari

Afar

Oromia

Amhara

Sidama

Benishangul-Gumaz

Somali

Dire Dawa

Nações, Nacionalidades e Povos do Sul

Gambela

Tigré

Leia também: África do Sul – país cuja economia é a principal do continente africano

História da Etiópia

A Etiópia é uma das regiões de ocupação mais antigas de todo o mundo. O país é considerado independente desde a Antiguidade. Ele foi governado por diversos reinos que exerciam grande influência política, econômica e cultural na região.

A Etiópia, por exemplo, é um país de grande população cristã, uma vez que os governos locais resistiram a influências do islamismo, praticado nas nações vizinhas. O território etíope, inclusive, foi invadido por algumas civilizações árabes ao longo do tempo, mas que não obtiveram sucesso nas incursões pela região.

Castelo na Etiópia
A Etiópia é um país muito antigo e possui várias riquezas históricas.

no século XIX, a Etiópia sofreu incursões de tropas italianas, no contexto do processo da colonização africana. A Itália tinha como objetivo instalar uma colônia na Etiópia, porém os etíopes resistiram e conseguiram estabelecer novamente a sua autonomia. Para tal, contaram com o apoio de forças estrangeiras, como dos ingleses.

Em nível regional, a Etiópia é considerada um país com poderio militar significativo. Os etíopes possuem um longo histórico de disputas com a vizinha Eritreia.

Já em âmbito local, a Etiópia enfrentou fortes distúrbios, em especial, a partir da segunda metade do século XX, com a instalação de diversos governos com viéses extremistas. As disputas internas resultaram em graves problemas sociais, como grandes ondas de fome entre a população. A Etiópia é considerada um dos países mais pobres do mundo.

As primeiras eleições democráticas no país ocorreram apenas em 1995. Atualmente, apesar dos avanços em termos políticos e econômicos, a Etiópia ainda enfrenta graves problemas sociais.

Geografia da Etiópia

A geografia etíope é bastante diversificada. O território do país está situado na porção oriental do continente africano, chamada de Chifre da África. A Etiópia não possui litoral e faz fronteira com:

Em termos de relevo, o território etíope é formado por zona de planaltos e planícies, sendo essas últimas dispostas ao longo dos rios do país. O país está localizado geomorfologicamente em uma zona instável, marcada pela região do Vale do Rifte, um conjunto de placas tectônicas. O Monte Ras Dejen, com cerca de 4.620 metros, é o ponto mais elevado da Etiópia. Já o principal rio que corta o território da Etiópia é o Nilo Azul. Os maiores lagos da Etiópia são Tana e Turkana.

Por sua vez, o clima da Etiópia é bastante heterogêneo, sendo dividido em zonas temperadas e desérticas. As tipologias climáticas do país sofrem grande influência da altitude, sendo as zonas planálticas mais elevadas com as menores temperaturas.

Por sua vez, nas zonas de planície das áreas desérticas do território etíope, há a ocorrência de maiores médias térmicas. As chuvas ocorrem em todo o país de forma irregular. A ocorrência de secas, inclusive, é um fenômeno natural muito comum na Etiópia.

A vegetação local é muito diversificada, sendo composta por formações de florestais tropicais, savanas e campos. A Etiópia sofre com a devastação da vegetação nativa por meio do desmatamento desenfreado para a realização de cultivos agrícolas.

Mapa da Etiópia

Mapa da Etiópia.

Demografia da Etiópia

A Etiópia possui uma população de mais de 112 milhões de habitantes. É a segunda nação mais populosa do continente africano, logo atrás da Nigéria. A população etíope apresentou um forte crescimento demográfico nos últimos anos, em razão da elevada taxa de natalidade em conjunto com a redução da taxa de mortalidade. A taxa de crescimento populacional do país é um das mais elevadas do mundo. A maior cidade do país é a capital, Adis Abeba, que possui mais de 3 milhões de habitantes.

A população etíope é formada por grupos diversos como oromos, amaras, somalis e tigrínios. Os idiomas mais falados no país são o amárico e o oromo. Já as religiões mais praticadas são o cristianismo e o islamismo.

A Etiópia possui um índice de desenvolvimento humano considerado baixo. A população do país enfrenta problemáticas relacionadas à falta de água e de alimentos, assim como conflitos políticos internos. Ademais, a desigualdade de acesso à saúde, educação e renda é uma marca da sociedade etíope.

Leia também: Quais são as 20 cidades mais populosas do mundo?

Economia da Etiópia

A Etiópia possui uma economia pouco desenvolvida e fortemente marcada pelo setor primário. O país é extremamente dependente da sua agricultura, com destaque para a produção de café, o principal produção de exportação etíope. Há ainda cultivos significativos de milho, trigo, sorgo, ervilha, lentilha, grão-de-bico e gergelim. Já na pecuária, destaca-se a criação de gado bovino, voltado para produção de carne e couro. O extrativismo está concentrado na produção de tântalo, opala e ouro.

o setor secundário da economia é muito atrasado. Há pequenas indústrias voltadas para o consumo interno, em especial, de alimentos, bebidas e roupas. O país destaca-se pela sua grande produção de cerveja.

O setor terciário, por sua vez, é marcado pela administração pública, comércio e serviços, porém, grande parte dos trabalhadores desse setor são informais. O país não tem tradição nas atividades turísticas.

Adis Abeba, Etiópia.
A capital etíope, Adis Abeba, é o principal centro econômico do país. [1]

Infraestrutura da Etiópia

A Etiópia, apesar de caracterizada como um país subdesenvolvido, possui uma infraestrutura de transportes eficiente para os padrões africanos. O principal modal de transportes do país é o rodoviário, uma vez que as ligações terrestres são o meio de deslocamento mais utilizado pelos etíopes. Além disso, a Etiópia é um dos principais centros do transporte aéreo na África.

Já no que toca às estruturas de energia, a maior parte da produção energética do país tem origem nas usinas hidrelétricas. O país é extremamente dependente das fontes de água para a produção de energia.

Por sua vez, as redes de telecomunicações produzem uma cobertura insuficiente, principalmente nas áreas do interior do território etíope. O acesso à internet, por exemplo, é muito precário. Ademais, grande parte da população não possui aparelhos de comunicação, como celulares.

Governo da Etiópia

A democracia etíope foi iniciada, a partir de 1995, quando foi instalada a República Federal Democrática da Etiópia, mediante a aprovação do documento constitucional do país. A estrutura do governo é formada pelo parlamento e pelo senado, órgãos cujos representantes são escolhidos diretamente pela população.

O país é governado pela figura do primeiro-ministro, mas tem um presidente, que exerce funções prioritariamente protocolares. As unidades administrativas do país seguem uma lógica de governo democrático e possuem ampla autonomia. O país encontra-se, na atualidade, politicamente estável, apesar de conflitos pontuais provocados por minorias étnicas, como parte dos somalis e tigrínios.

Cultura da Etiópia

A cultura da Etiópia é muito diversificada. O país é um dos berços culturais do continente africano, assim como de toda a humanidade, e guarda um conjunto de tradições e riquezas históricas. Ademais, possui muitos monumentos que marcam várias passagens da humanidade.

Os aspectos culturais etíopes também são fortemente influenciados pelas tradições religiosas do país. A diversidade religiosa é uma marca da população da Etiópia e resulta na realização de várias manifestações culturais. A influência da Igreja também é muito grande nos costumes da população.

No mais, a cultura etíope apresenta influências e práticas peculiares. O país é um dos berços da cultura rastafári e do gênero musical reggae. Já a culinária etíope é marcada pela influência da cozinha italiana, como na feitura do doce mais tradicional do país, chamado de milifoli. O café é um dos produtos alimentícios mais tradicionais do país. Já o artesanato é realizado por meio da confecção de panos coloridos.

O atletismo é o principal esporte no país. O futebol, principalmente o praticado em nível internacional, é muito admirado pelos etíopes.

Leia também: Identidade cultural – elementos que fazem um povo se reconhecer como um agrupamento cultural

Curiosidades sobre a Etiópia

  • A Etiópia possui 9 patrimônios mundiais elencados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

  • O país é conhecido como o berço da humanidade, uma vez reúne várias evidências arqueológicas primitivas, como esqueletos humanos com milhões de anos.

  • A cultura rastafári está diretamente relacionada à história da Etiópia. As “cores do reggae” são uma referência à bandeira etíope.

  • A Etiópia é uma grande produtora de café. A qualidade dos grãos produzidos no país é reconhecida como uma das melhores de todo o mundo.

  • O principal ponto turístico da Etiópia é Lalibela, que possui várias igrejas monolíticas construídas em estruturas rochosas.

  • A Etiópia foi um dos primeiros países a adotar o cristianismo como religião. As tradições religiosas são fortemente praticadas pela população local.

Crédito da imagem

[1] fivepointsix / Shutterstock 

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

A integração entre indústria e o campo
A Indústria e o Campo Norte Americano
A Indústria e o Campo Norte Americano, O que é a Indústria e o Campo Norte Americano, Como ocorre a Indústria e o Campo Norte Americano, Como desenvolveu a Indústria e o Campo Norte Americano, A Indústria e o Campo Norte Americano e o economia.
Colheita de milho.
Agropecuária dos Estados Unidos
A configuração de uma atividade do setor primário.
Angola
Conheça os principais aspectos geográficos de Angola. Saiba mais sobre a economia desse importante exportador de petróleo.
Argélia
Veja quais são as principais características da Argélia. Saiba mais também sobre as influências dos povos árabes e berberes nos costumes e nas tradições do país.
Bandeira da Bélgica
Bélgica
A nação cuja capital é a sede da União Europeia.
Bandeira do Egito
Egito
Saiba mais sobre a história da civilização egípcia. Veja dados geográficos, demográficos e econômicos do Egito e leia sobre a diversidade cultural dos egípcios.
San Salvador, capital de El Salvador
El Salvador
Aspectos de um país localizado na América Central.
Ilhas de Galápagos
Equador
Aspectos de um grande produtor de petróleo na América do Sul.
Guiné
Saiba mais sobre o cenário econômico e social da Guiné, bem como veja as principais características geográficas desse país localizado na porção ocidental africana.
Bandeira de Honduras
Honduras
Aspectos geográficos do segundo maior país da América Central.
Imagem de satélite das Ilhas Malvinas.
Ilhas Malvinas
Características gerais de um território ultramarino britânico localizado em plena América do Sul.
Nigéria
Saiba mais sobre os aspectos da Nigéria. Entenda a importância da produção de petróleo na sua economia e na sua centralidade geopolítica em nível regional.
Países da África
Saiba quais são os países da África e suas capitais. Veja como esses países se distribuem em cinco grandes regiões. Descubra quais países da África falam português.
Serra Leoa abriga grandes reservas de diamantes
Serra Leoa
Situada na África, Serra Leoa apresenta grande riqueza mineral, contudo, os problemas socioeconômicos persistem no país.
Foto da destruição causada pelo terremoto no Chile em 2010
Terremoto no Chile
Um território localizado em uma área sísmica.
video icon
História
Guerra das Duas Rosas (1455-1485)
Assista a nossa videoaula para conhecer um pouco da história da Guerra das Duas Rosas (1455-1485). Confira também no nosso canal outras informações sobre a Inglaterra.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.