Lixo Urbano

O lixo urbano pode ser de origem domiciliar, origem industrial, hospitalar e o lixo deste século: o tecnológico.

O aumento populacional nas cidades, aliado a uma sociedade extremamente consumista, faz gerar vários problemas ambientais. O lixo urbano é um desses problemas, ele pode ser de origem domiciliar (sobras de alimentos, papéis, plásticos, vidros, papelão), origem industrial (apresenta constituição variada, entre gasosa, líquida ou sólida), o hospitalar (seringas, agulhas, curativos, gazes, ataduras, peças atômicas, etc.) e o lixo desse século: o tecnológico (pilhas e aparelhos eletrônicos em geral).


Lixão a céu aberto

A destinação final do lixo nem sempre ocorre de forma correta, o lixo hospitalar, por exemplo, deve ser incinerado, queimado em forno de micro-ondas ou tratado em autoclave (esterilização por meio de vapores) e ser isolado da população, porém, parte desse lixo é depositada em lixões a céu aberto, o que pode causar a proliferação de doenças.

Mas não é só o lixo hospitalar que gera problemas para a população e o meio ambiente, durante o processo de decomposição da parte orgânica biodegradável do lixo (restos de alimentos) ocorre a liberação de gases poluentes, o que ocasiona a poluição do ar, além do chorume (liberação da umidade contida nos resíduos orgânicos), que polui o lençol freático.

O lixão desprovido de estrutura ideal para tratamento do lixo tem como consequências: a poluição do solo, das águas superficiais e subterrâneas, além da poluição atmosférica. Outro agravante é a proliferação de doenças como diarreia, amebíase, parasitose, entre outras.

O destino adequado para o lixo urbano é o aterro sanitário, com estrutura para o tratamento dos gases e do chorume. Outra alternativa é a incineração, que também deve conter sistemas de tratamento para os gases liberados. Mas o processo de incineração e a implantação de aterros sanitários para o tratamento de grandes quantidades de lixo são caros, por isso é necessário que haja a conscientização da população, de forma que produza menos lixo, o que pode ocorrer através de ações como a coleta seletiva e a reciclagem.

A coleta seletiva do lixo é uma prática fácil e que contribui bastante para a redução do lixo destinado aos aterros. Outra solução para o lixo é a reciclagem, uma forma de colaborar com o meio ambiente e obter dinheiro.
No Brasil, aproximadamente 80% das latinhas de alumínio são recicladas, contribuindo para a redução de utilização da bauxita, que é a matéria prima necessária para se obter as latas de alumínio. Mas a principal atitude a ser tomada é a redução do consumismo e do desperdício.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco
Assuntos relacionados
A sociedade atual encontra-se em um estágio altamente consumista
O Capitalismo e a Sociedade de Consumo
Entenda o que é a sociedade de consumo, como ela se estrutura e as principais críticas direcionadas a esse modelo de desenvolvimento.
As indústrias caracterizam o setor secundário atual.
Setor Secundário
Setor Secundário, O que é o Setor Secundário, As etapas do Setor Secundário, As características do Setor Secundário, A importância do Setor Secundário, O papel social do Setor Secundário, As tecnologias e o Setor Secundário.
Coletas de frutos nativos como o pequi é uma forma de desenvolvimento sustentável, pois produz renda e preservação.
Desenvolvimento Sustentável
Desenvolvimento Sustentável, O que é Desenvolvimento Sustentável, Quais os objetivos do Desenvolvimento Sustentável, As características do Desenvolvimento Sustentável, As propostas do Desenvolvimento Sustentável.
Os Aborígenes foram os primeiros povos habitantes do território australiano
Aborígenes Australianos
A triste história de perseguição aos povos nativos da Austrália.
Decomposição de alguns resíduos pode demorar centenas de anos
Tempo de decomposição do lixo
Você sabe o tempo de decomposição do lixo? Clique aqui e conheça o tempo de decomposição de alguns importantes resíduos encontrados no lixo, como metal, plástico e borracha. Além disso, compreenda também o problema de se descartar lixo no ambiente e por que devemos rever nossas atitudes em relação ao meio ambiente.
Os Sistemas político e as hegemonias
Sistemas Político-Econômico
Sistemas Político-Econômico, O que são Sistemas Político-Econômico, Como ocorre os Sistemas Político-Econômico, Sistemas Político-Econômico e o capitalismo, Sistemas Político-Econômico e o socialismo.
Produtos que não são indispensáveis as pessoas.
Consumo
Consumo, O que é o Consumo, Como se desenvolve o Consumo, As diferenças de Consumo no mundo, Os tipos de Consumo, Consumo e as desigualdades sociais, O Consumo e as propagandas, Consumo desnecessário e as propagandas.
Obra de Portinari que retrata um trabalhador da cultura do café.
A ligação entre a arte e as paisagens
A ligação entre a arte e as paisagens, Como se estabelece a ligação entre a arte e as paisagens, A origem dos trabalhos de arte relacionada com as paisagens, Pinturas de paisagens naturais, Pinturas de paisagens culturais.
Marx e Engels foram os intelectuais responsáveis pela elaboração do socialismo científico
Socialismo e comunismo, existem diferenças?
Saiba mais sobre os termos socialismo e comunismo, bem como entenda os motivos pelos quais pode haver uma compreensão confusa sobre eles.
A exploração da madeira é um exemplo da utilização dos recursos naturais
Recursos naturais
Entenda o que são os recursos naturais, quais são os seus tipos e as suas diferentes importâncias para a sociedade.
No eurocentrismo a Europa é o centro do mundo.
A divisão do mundo de acordo com a visão eurocentrista
Pensamento que julga como principal civilização a Européia.
Exemplo de fusão de empresas
As megafusões no mundo globalizado
Quais são os motivos que levam as empresas a se unirem nesse mercado cada vez mais competitivo?
O Censo 2010 contrasta e põe em xeque o forte “poder de renda” do brasileiro
Renda salarial dos brasileiros
Veja como está distribuída a renda salarial dos trabalhadores brasileiros.