Whatsapp icon Whatsapp

Miniestados europeus

Mônaco: o segundo menor país do planeta
Mônaco: o segundo menor país do planeta

Com extensão territorial de 10.365.456 quilômetros quadrados, a Europa é o segundo menor continente, superando apenas a Oceania (8,5 milhões de km²). O continente europeu abriga 49 países, que apresentam dimensões bem variadas, como o maior país do mundo (Rússia) e o menor (Vaticano).

Na Europa Ocidental estão localizadas seis nações (Mônaco, Andorra, San Marino, Malta, Liechtenstein e Vaticano), cujas dimensões são inferiores às de várias cidades brasileiras. Entretanto, esses pequenos países, denominados miniestados, apresentam elevado padrão socioeconômico, com destaque para o turismo.

Características dos Miniestados europeus:

- Vaticano
Com área de 0,44 km², o Vaticano é o menor país do planeta. Sede da Igreja Católica e residência oficial do Papa, essa nação está situada na porção norte da cidade de Roma, capital da Itália. Sua população é de apenas 826 habitantes, sendo a densidade demográfica (população relativa) de 1.877 hab/km². O turismo é a principal fonte de receitas.

- Mônaco
Localizado na França, próximo da fronteira com a Itália, Mônaco, com 2 quilômetros quadrados, é o segundo menor país do mundo. Seu contingente populacional é de aproximadamente 32.020 habitantes e a densidade demográfica é de 16.010 hab/km². A economia nacional se baseia nas atividades financeiras e no turismo.

- San Marino
Possui extensão territorial de 61 quilômetros quadrados, abrigando 31.359 pessoas. Esse pequeno país está situado entre as províncias da Emilia-Romana e Marcas, no centro da Itália. As indústrias de produtos eletrônicos, os serviços financeiros e o turismo são as principais fontes de receitas.

- Liechtenstein
Seu território, cuja extensão é de 160 km², localiza-se nos Alpes Centrais, entre a Áustria e a Suíça. Essa nação possui 35.010 habitantes, sendo a densidade demográfica de 218,8 habitantes por quilômetro quadrado. Liechtenstein apresenta uma economia extremamente desenvolvida, impulsionada pelas indústrias de próteses dentárias, têxtil, farmacêutica, além do turismo.

- Malta
Com área de 316 km², a ilha de Malta ocupa uma região entre a Itália e a Tunísia, no Mar Mediterrâneo. Seu contingente populacional é de 408.712 habitantes e a densidade demográfica é de 1.293 hab/km². O turismo é uma importante fonte de receitas, porém o maior destaque é o setor industrial, que atua nos segmentos de produtos eletrônicos, alimentício, naval, têxtil, etc.

- Andorra
Com extensão territorial de 453 quilômetros quadrados, Andorra é o maior miniestado europeu. Seu território é habitado por 82,1 mil pessoas, sendo a densidade demográfica de 181,4 hab/km². A economia se baseia no turismo (o país recebe mais de três milhões de visitantes por ano) e nas transações financeiras.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Publicado por Wagner de Cerqueira e Francisco

Artigos Relacionados

Indústria brasileira da década de 60.
A industrialização da América Latina
As principais etapas da indústria nos países de línguas latinas.
A organização do espaço geográfico europeu
Clique e veja detalhes da organização do espaço geográfico europeu. Entenda a dinâmica da população e veja as dificuldades políticas e sociais desse continente.
Países latino-americanos
América Latina
Clique aqui e conheça os laços históricos e culturais dos países da América Latina.
A subdivisão do continente africano
As duas Áfricas
Os contrastes dentro de um mesmo continente.
Moscou, a cidade mais populosa da Europa, com cerca de 12 milhões de habitantes.
Aspectos da população da Europa
Informações gerais sobre o povo do velho continente.
A imagem demarca os continentes da Terra, menos a Antártida
Continentes
Conheça um pouco mais sobre os continentes do planeta Terra entendendo suas características e conferindo as principais informações sobre eles.
A grande maioria dos conflitos na África é proveniente da descolonização.
Descolonização da África
Descolonização da África, O que é descolonização, Como ocorreu o processo de descolonização da África, Quando teve início o processo de descolonização da África, Quais fatores contribuíram para o processo de descolonização da África, As conseqüências do processo de descolonização da África.
A cidade de Jerusalém, localizada no Oriente Médio, é considerada sagrada para o cristianismo, o judaísmo e o islamismo.
Oriente Médio
Saiba mais sobre o agrupamento de países que formam o Oriente Médio. Veja informações sobre as características geográficas, econômicas e culturais da região.
Em 23 de junho de 2016, o Reino Unido, por meio de um referendo, saiu da União Europeia.
Saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit)
Saiba o que foi o Brexit, isto é, a saída do Reino Unido da União Europeia e entenda por que esse fato é tão importante para o mundo atual.
video icon
Português
Olavo Bilac
Nesta videoaula, você conhecerá um pouco mais sobre a vida e a obra de Olavo Bilac, um importante poeta do parnasianismo brasileiro. Confira nossa análise!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Matemática
Área da esfera
Clique para aprender a calcular a área da esfera.
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Estrangeirismo
Nessa videoaula você entende sobre o estrangeirismo na música "Samba do Approach."
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!