Whatsapp icon Whatsapp

Moçambique

Moçambique é um país localizado no continente africano, e é uma ex-colônia portuguesa.
Manifestações culturais em Moçambique
Manifestações culturais em Moçambique

Com extensão territorial de aproximadamente 801 mil quilômetros quadrados, Moçambique está localizado na porção sudeste do continente africano. Seu território, banhado a leste e ao sul pelo Oceano Índico, limita-se ao norte com a Tanzânia, a noroeste com Malauí, a oeste com a Zâmbia e Zimbábue e a sudoeste com a África do Sul e Suazilândia.

Moçambique é uma ex-colônia portuguesa. O português, apesar de falado por menos de 40% da população, é idioma oficial do país – Moçambique integra a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A independência nacional foi conquistada em 1975 e, após esse feito, foi deflagrada uma guerra civil, responsável pela morte de mais de 1 milhão de pessoas e pela destruição da infraestrutura nacional, atingindo diretamente a economia.

No entanto, o país tem realizado esforços para obter uma estabilidade política e reerguer a economia. Moçambique abriga grandes reservas de petróleo, gás natural, carvão, ouro, bauxita e outros minérios. Essa riqueza do solo tem atraído grandes investimentos externos. Já a atividade agropecuária é extremamente prejudicada pelos extensos períodos de seca, além das frequentes enchentes. Com isso, a nação é dependente de ajuda alimentar, que não é suficiente para atender todos os habitantes.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 38% dos moçambicanos são subnutridos. De acordo com esse mesmo órgão, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Moçambique é o quinto menor do mundo, com média de apenas 0,284. Entre os indicadores que contribuem para tal média estão a baixa expectativa de vida (48,4 anos), a alta taxa de mortalidade infantil (83 para cada mil nascidos vivos), a renda per capita (apenas 418 dólares), etc.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Bandeira de Moçambique

Dados de Moçambique:

Localização: África.

Área: 801.590 km².

Capital: Maputo.

Idiomas: Português (oficial), línguas regionais.

População: 23.405.670 habitantes.

Densidade demográfica: 29 hab./km².

População residente em área urbana: 38,4%.

População residente em área rural: 61,6%.

Religiões: Cristianismo 52,5% (católicos 22,7%, independentes 13,1%, protestantes 12,2%, outros 4,5%), crenças tradicionais 30,3%, islamismo 16,6%, ateísmo 0,4%, outras 0,2%.

Esperança de vida ao nascer: 48,4 anos.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,284 (baixo).

Governo: República com forma mista de governo.

Atual presidente: Armando Emilio Guebuza.

Moeda: Metical da nova família.

Produto Interno Bruto (PIB): 9,8 bilhões de dólares.


Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Publicado por Wagner de Cerqueira e Francisco

Artigos Relacionados

Angola
Conheça os principais aspectos geográficos de Angola. Saiba mais sobre a economia desse importante exportador de petróleo.
Argélia
Veja quais são as principais características da Argélia. Saiba mais também sobre as influências dos povos árabes e berberes nos costumes e nas tradições do país.
África do Sul
Conheça as principais características da África do Sul. Saiba mais sobre a história de superação da população local em relação ao regime de segregação racial.
video icon
Biologia
Órgãos e função do sistema respiratório
O sistema respiratório humano é formado por um conjunto de tubos pelos quais o ar passa e pelos pulmões. O organismo humano obtém sua energia por meio da respiração celular, na qual o gás oxigênio entra no corpo por meio do sistema respiratório e é transportado pelo sangue.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Química
Cinética química
Se ainda tem dúvidas quanto a velocidade das reações, essa videoaula é para você!
video icon
videoaula brasil escola
Português
Redação
Entenda como realizar argumento por causa e consequência com a nossa aula.
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!