Whatsapp icon Whatsapp

Moçambique

Moçambique é um país pouco desenvolvido localizado na porção sudeste do litoral da África. Foi colonizado pelos portugueses e obteve sua independência somente no ano de 1975.
Bandeira do Moçambique.
Bandeira do Moçambique.

 Moçambique é um país localizado na porção sul do continente africano. Essa nação, considerada pouco desenvolvida e industrializada, tem sua economia baseada no setor primário. A geografia moçambicana é muito rica em recursos naturais. Mesmo assim, a população local possui um baixo índice de desenvolvimento humano, além de um elevado nível de desigualdade social.

Leia também: Namíbia — outro país localizado no sul do continente africano

Resumo sobre Moçambique

  • A ocupação portuguesa em Moçambique foi iniciada por meio da chegada do navegador português Vasco da Gama (1469-1524).

  • O território moçambicano faz fronteira com a Tanzânia, Maláui, Zâmbia, Zimbábue, Essuatíni e África do Sul.

  • O país relativamente populoso, mas pouco povoado, tem como maiores centros urbanos as cidades de Maputo, Beira e Nampula.

  • Seu principal setor econômico é o primário, com destaque para a produção de grãos e a criação de animais.

  • Sua infraestrutura é bastante precária e reflete o cenário de pobreza ainda presente na população do país.

  • Seu idioma oficial é o português.

  • Assim como no Brasil, os alimentos mandioca, castanhas e pão francês são muito consumidos pela população de Moçambique.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dados gerais do Moçambique

  • Nome oficial: República de Moçambique

  • Gentílico: moçambicano

  • Extensão territorial: 801.590 quilômetros quadrados

  • Localização: África Subsaariana

  • Capital: Maputo

  • Clima: tropical

  • Governo: república presidencialista

  • Idioma: português

  • Religiões:

    • 56% (cristianismo);

    • 18% (islamismo);

    • 26% (outras).

  • População: 32.080.000 habitantes

  • Densidade demográfica: 29 habitantes/quilômetro quadrado

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,446 (baixo)

  • Moeda: Metical

  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 15,78 bilhões

  • PIB per capita: US$ 491

  • Gini: 54%

  • Fuso horário: UTC+2

  • Relações exteriores:

    • Organização das Nações Unidas (ONU);

    • Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP);

    • União Africana.

  • Divisão administrativa: 11 províncias, sendo elas:

Niassa

Tete

Sofala

Cabo Delgado

Zambézia

Gaza

Nampula

Manica

Inhambane

Cidade de Maputo

Maputo

 

História do Moçambique

A história de Moçambique é bastante antiga. O território moçambicano era tradicionalmente habitado por povos africanos diversos, como os bantus, que viviam de atividades como a pesca e a caça.

A ocupação estrangeira do país foi iniciada por meio da chegada do navegador português Vasco da Gama (1469-1524), que realizou diferentes incursões pelo litoral moçambicano, até a anexação desse território a Portugal.

O domínio português em Moçambique durou cerca de quatro séculos, sendo marcado pela massiva exploração de recursos naturais e mão de obra, além do aumento da desigualdade social local, que marca a sociedade do país até os dias atuais.

A independência de Moçambique em relação a Portugal ocorreu somente em 1975. Após a autonomia local, o governo moçambicano aproximou-se dos ideais socialistas da época, fator que, entre outros, desencadeou uma longa e intensa guerra civil, que deixou milhares de mortos e desaparecidos.

A partir do fim do conflito civil, Moçambique vivenciou certa estabilidade política e econômica, especialmente nos últimos 30 anos. Mesmo assim, o país ainda é considerado um dos mais pobres do mundo, e também enfrenta problemas políticos, como o aumento do extremismo islâmico na província de Cabo Delgado.

Etimologia do Moçambique

O nome Moçambique é uma referência ao nome de um comerciante árabe, possivelmente Musa Al Bik, ou Mossa Al Bique, que vivia no território moçambicano ocupado pelos exploradores portugueses.

Geografia do Moçambique

A geografia de Moçambique é tipicamente marcada por clima e vegetação tropicais. O país está localizado mais ao sul da massa continental africana, na região chamada de África Subsaariana, caracterizada pelos elevados níveis de pobreza.

O território moçambicano faz fronteira com Tanzânia, Maláui, Zâmbia, Zimbábue, Essuatíni e África do Sul. O país, situado na costa sudeste africana, é banhado pelo oceano Índico. O principal rio de Moçambique é o Zambeze.

A porção norte moçambicana possui maiores altitudes, solos mais férteis e florestas tropicais, influenciadas fortemente pelo clima tropical, com suas variações tropical de altitude e tropical de monções. Por sua vez, a porção sul do país possui relevo mais plano, solos mais pobres e vegetação de savana, com influência de um clima tropical mais seco.

Mapa do Moçambique

 Mapa do Moçambique.

Demografia do Moçambique

A população do Moçambique é de cerca de 32 milhões de pessoas. O país relativamente populoso, mas pouco povoado, tem como maiores centros urbanos as cidades de Maputo, Beira e Nampula. A população moçambicana é bastante jovem, fruto da elevada taxa de natalidade em conjunto com uma baixa expectativa de vida.

A maior parte dos habitantes locais desfruta de um baixo padrão de vida, sendo que grande parte dos moçambicanos ainda vive na zona rural, em regiões mais remotas do país. O índice de emigração, especialmente para nações mais desenvolvidas, é bem alto em Moçambique.

Economia do Moçambique

A economia de Moçambique é pouco desenvolvida e industrializada. O país é frequentemente classificado como uma nação pobre, apesar das grandes reservas de recursos naturais, como petróleo, ferro, bauxita, cobre, mármore e pedras preciosas.

O principal setor econômico de Moçambique é o primário, com destaque para produção de grãos e a criação de animais. A atividade pesqueira também tem crescido no país. Já o setor secundário é bem pequeno, sendo formado por poucas indústrias de beneficiamento de bens naturais, como madeireiras, cimenteiras, de alimentos e de bebidas. Por fim, a atividade terciária é mais forte nos centros urbanos, por meio da prática do comércio e da presença do serviço público.

Infraestrutura do Moçambique

A infraestrutura do Moçambique é bastante precária e reflete o cenário de pobreza ainda presente entre a população do país. As principais estruturas de transportes e comunicações, como os portos e aeroportos, estão basicamente atreladas às atividades produtivas, como a exportação de petróleo e minerais.

As estradas do país são bastante precárias, assim como todo o sistema de saneamento básico, caracterizado pela dificuldade de acesso à água por parte da população local. No mesmo sentido, o acesso à energia, saúde e educação é bastante deficiente, sendo insuficiente especialmente nas zonas mais remotas do país, como as rurais, cujas populações sofrem com a ausência dos serviços estatais no seu cotidiano.

Governo do Moçambique

O governo do Moçambique é do tipo presidencialista, ou seja, tem como principal ator a figura do presidente. Há a existência de eleições para os cargos representativos do país, que englobam, além do presidente, representantes do legislativo nacional e das câmaras municipais.

A democracia em Moçambique é relativamente nova, foi instituída com o fim da guerra civil local, e contribui de forma ativa com a estabilidade política e econômica do país nos últimos 30 anos.

Moçambique tem indicadores positivos em termos de liberdade de expressão e direitos individuais. Atualmente, o governo moçambicano enfrenta insurgências na província de Cabo Delgado, no litoral norte do país, devido à atuação de grupos terroristas islâmicos.

Cultura do Moçambique

Igreja de Santo António, em Moçambique, um exemplo da influência portuguesa na paisagem moçambicana.
A influência portuguesa é muito perceptível na paisagem moçambicana.

A cultura de Moçambique engloba aspectos de povos tipicamente africanos e de populações árabes e portugueses. O país possui diversas etnias, que têm particularidades culturais importantes, como língua e religião.

O cenário cultural de Moçambique é reconhecido mundialmente em razão dos seus renomados artistas plásticos, como Maimuna Adam, especialmente pela construção de artefatos de madeira e máscaras folclóricas, além do trabalho com pinturas de arte.

A culinária e o esporte possuem proximidade com a cultura brasileira devido à colonização em comum. Na culinária, destaca-se o consumo de mandioca, castanhas e o chamado pão francês. Já no esporte, destaca-se o apreço da população local pela prática do futebol.

Veja também: Cabo Verde — outro país que possui semelhanças culturais com o Brasil devido à colonização em comum

Curiosidades do Moçambique

Mulheres fazendo uso de mussiro, creme branco feito com plantas locais, em Moçambique.
O uso do mussiro é muito comum entre a população feminina do país. [1]
  • O uso do mussiro, um creme branco feito com plantas locais, no rosto pelas mulheres moçambicanas é comum devido a suas propriedades terapêuticas.

  • A bandeira de Moçambique possui o desenho de uma arma moderna, que simboliza os conflitos pela independência do país.

  • O Parque Nacional da Gorongosa é uma das principais reservas de flora e fauna tipicamente africanas do Moçambique.

  • O monte Binga, situado na porção mais montanhosa de Moçambique, possui cerca de 2440 metros de altitude, sendo o ponto geográfico mais alto do país.

  • A Capela de Nossa Senhora de Baluarte, datada de 1522, é um dos prédios de arquitetura portuguesa mais antigos da porção sul do mundo.

Crédito de imagem

[1] Alberto Loyo / Shutterstock 

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Conflitos na África
Saiba mais sobre os conflitos na África, os quais estão diretamente relacionados com o processo de colonização e independência dos países africanos. A partilha desse continente foi feita de acordo com os interesses dos colonizadores, resultando em uma série de conflitos. Leia este texto e entenda mais sobre o assunto.
Descolonização da África
Saiba como as nações africanas se tornaram independentes do domínio europeu no processo conhecido como descolonização da África.
Países que falam português
Descubra quais são os países que falam português e quais outras regiões parte da população também adota o idioma. Veja em quais continentes esses países encontram-se.
África Subsaariana
Conheça mais sobre a África Subsaariana, uma das regiões mais pobres do mundo.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Condição de existência de triângulos" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Condição de existência de triângulos
Nessa aula veremos a condição de existência de um triângulo utilizando um raciocínio lógico e em seguida formalizando esse conhecimento.