Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia humana do Brasil
  4. Movimentos Sociais do Campo

Movimentos Sociais do Campo

Os movimentos sociais do campo visam à democratização da posse pela terra e à reparação de injustiças sociais sobre os trabalhadores do campo.

Os movimentos sociais do campo são aqueles que envolvem o campesinato, isto é, os trabalhadores rurais. Entre as suas principais bandeiras de luta estão a reforma agrária, a melhoria das condições de trabalho e o combate ao processo de substituição do homem pela máquina no meio agropecuário.

Apesar de haver as mais variadas siglas, os movimentos sociais do campo constituíram-se, historicamente, a partir de duas principais frentes: as Ligas Camponesas, entre as décadas de 1940 e 1960, e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), criado na década de 1980.

As Ligas Camponesas surgiram após o final da ditadura militar do Governo Vargas e estruturaram-se com bases e orientações do PCB – Partido Comunista Brasileiro. Porém, foi somente durante a década de 1950 que as Ligas conseguiram uma integração que envolveu quase a totalidade do país, através das organizações ou ligas regionais. No entanto, com o golpe militar de 1964, as Ligas Camponesas foram extintas pelo poder da repressão ditatorial.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em 1984, durante o período da redemocratização, os trabalhadores rurais novamente se organizaram e fundaram o MST, durante o primeiro congresso nacional do movimento, realizado na cidade de Cascavel, no Paraná. Em sua agenda de lutas estão: a reforma agrária, a luta pela terra e a transformação social.

Desde a sua fundação, o MST atua através da ocupação de grandes latifúndios e terras improdutivas, construindo assentamentos. Porém, é importante observar que esse é apenas o seu método de ação, e não o seu objetivo final. Após a ocupação, o movimento realiza pressão para que o Estado ofereça condições de infraestrutura básica como rede elétrica e outros.

Durante as ocupações, o MST costuma oferecer apoio às famílias, com a criação de escolas e cursos de formação política e de técnicas de cultivo e agricultura familiar, estimulando a organização dos pequenos produtores rurais em cooperativas.

__________________

¹ Créditos da imagem: Agência Brasil

O MST, principal movimento social do campo na atualidade.¹
O MST, principal movimento social do campo na atualidade.¹
Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
Assuntos relacionados
Cenas como essa tem se tornado comum em muitas cidades brasileiras.
Violência urbana no Brasil
O número de vítimas equivale à realidade de países em guerra, como o Iraque.
No Brasil, a maioria dos bairros pobres são desprovidos de saneamento básico
Saneamento no Brasil
O Saneamento no Brasil não consegue acompanhar o ritmo acelerado da expansão urbana.
Martin Luther King foi um dos maiores líderes do movimento social contra a discriminação racial na história dos Estados Unidos *
Movimentos sociais
Você provavelmente já ouviu falar em movimentos sociais, certo? Mas você entende o que são? Não!? Clique e aprenda!
Usina de Itaipu, a maior usina hidrelétrica do mundo em potência.
A polêmica sobre a Usina de Itaipu
A polêmica sobre a Usina de Itaipu, O que é a Usina de Itaipu, Quando teve início a construção da Usina de Itaipu, Qual rio é usado na Usina de Itaipu, Quanto tempo durou a construção da Usina de Itaipu, Qual foi o valor da obra da Usina de Itaipu, As divergências entre Paraguai e Brasil em relação ao pagamento da energia da Usina de Itaipu.
Manifestação do processo de Arenização na cidade de São Francisco de Assis (RS)¹
Arenização no Rio Grande do Sul
Compreenda como se manifesta o processo de arenização no sul do Brasil.