Neblina

A neblina é um fenômeno atmosférico cuja formação está relacionada com a presença de umidade no ar e com as baixas temperaturas.

A Neblina – também chamada de Nevoeiro ou Bruma – é um fenômeno atmosférico causado pela condensação da umidade presente no ar em forma de vapor. A diferença entre neblina e névoa está nas limitações no campo de visão: enquanto a neblina prejudica a visão horizontal em um espaço menor que 1000 metros, a névoa, por ser mais fraca, atrapalha a visibilidade em uma distância maior do que essa.

De certa forma, a neblina pode ser considerada como a formação de nuvens próximas ao solo, isso porque o processo constitutivo dos dois fenômenos é o mesmo: a condensação do vapor d'água. No caso das nuvens, a umidade condensa-se graças às baixas temperaturas que a atmosfera atinge em determinadas altitudes, sendo, por isso, mais frequente.

A neblina surge da seguinte forma: quando o solo está úmido – em razão principalmente das chuvas –, a umidade local tende a aumentar por causa da evaporação da água. Durante a madrugada e o período da manhã, quando as temperaturas são as menores do dia, essa água tende a condensar-se, formando aquela fumaça branca que nos atrapalha a enxergar o que está a nossa frente.

A formação de nevoeiros, porém, é mais comum em dois tipos de ambientes: nas zonas de serras e montanhas e nas proximidades de lagos, rios e lagoas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nos locais de elevada altitude, geralmente as serras, esse fenômeno ocorre por causa do bloqueio das massas de ar. Assim, quando as temperaturas estão baixas, esse bloqueio proporciona a formação dos nevoeiros pela condensação da umidade.

Já nas proximidades de rios e lagos, a neblina forma-se graças à evaporação intensa que ocorre nesses locais durante o dia, o que eleva a umidade que, como já sabemos, é um dos pré-requisitos necessários para a formação dos nevoeiros em períodos do dia de baixas temperaturas.

Formação de neblina em uma área de altitude
Formação de neblina em uma área de altitude

Quando a neblina é muito densa, vários problemas acontecem, a exemplo do aumento do número de acidentes nas estradas e o cancelamento de voos. Por isso, é preciso sempre estar alerta, principalmente quando se está ao volante, procurando seguir as normatizações de trânsito, como trafegar em baixa velocidade, manter o farol baixo ligado e nunca acionar o farol alto e nem o pisca-alerta.

Formação de neblina na área de um curso d'água
Formação de neblina na área de um curso d'água
Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
Assuntos relacionados
A composição do ar é fundamental para a manutenção da vida na Terra
A composição do ar
Clique e entenda os elementos que promovem a composição do ar na atmosfera terrestre.
A atmosfera terrestre apresenta um total de cinco camadas, cujas composições variam conforme a altura de cada uma
Camadas da Atmosfera
Entenda um pouco mais sobre as camadas da atmosfera, suas características gerais e o uso delas pelo homem.
As variações observadas na atmosfera ao longo de um dia dizem respeito às condições do tempo de um determinado lugar.
Qual é a diferença entre tempo e clima?
Descubra a diferença entre tempo e clima. Saiba quais são as definições de cada um, bem como os elementos que os influenciam. Veja também o que é previsão do tempo.
A umidade do ar é um importante elemento climático
Umidade do Ar
Entenda o que é a umidade do ar e descubra a importância desse elemento climático, bem como as diversas influências que ele possui sobre a nossa vida.
Exemplo de tipo de chuva.
Tipos de chuva
Clique aqui e conheça as características dos diferentes tipos de chuva!
A circulação atmosférica é responsável pelos ventos e pelos movimentos das massas de ar
Circulação Atmosférica
Entenda o que é e como funciona a circulação atmosférica global.