Whatsapp icon Whatsapp

Qual é a diferença entre tempo e clima?

Sabia que tempo e clima, apesar de serem usados como sinônimos, são conceitos diferentes? Há vários elementos e fatores climáticos que os influenciam.
As variações observadas na atmosfera ao longo de um dia dizem respeito às condições do tempo de um determinado lugar.
As variações observadas na atmosfera ao longo de um dia dizem respeito às condições do tempo de um determinado lugar.

Você sabe qual é a diferença entre tempo e clima? Para entender essa diferença, é necessário primeiramente compreender o que é cada um e quais são os fatores que condicionam esses estados atmosféricos. Vale ressaltar que, apesar de designarem características a respeito das condições atmosféricas e complementarem-se, é um equívoco usá-los como sinônimos.

Saiba também: Características e importância da atmosfera terrestre

O que é tempo?

Basicamente, tempo corresponde ao estado atmosférico em um determinado local de forma momentânea. Sendo assim, o tempo está sujeito a diversas variações. Exemplificando: pela manhã, pode estar frio; no período da tarde, pode estar quente, havendo então uma mudança de temperatura em um curto espaço de tempo.

Essas mudanças não se limitam apenas à temperatura, mas podem acontecer também com relação à umidade do ar, à ocorrência ou não de chuvas etc. Fatores como pluviosidade (chuva), umidade relativa do ar, nuvens e radiação solar atuam diretamente nas condições atmosféricas de um determinado lugar, influenciando, então, o tempo.

Essas variações do tempo vivenciadas diariamente podem acentuar-se em algumas épocas do ano. Há momentos do ano em que os índices pluviométricos estão elevados, assim como há períodos em que não há chuva em alguns locais. Há períodos em que as temperaturas caem bruscamente, assim como também há dias de intenso calor.

O tempo pode mudar de uma hora para outra, passando de calor a frio ou de seco a úmido.
O tempo pode mudar de uma hora para outra, passando de calor a frio ou de seco a úmido.

Elementos do tempo

Os principais elementos do tempo são:

Vento

Umidade

Chuva

Temperatura


Leia também: Ação antrópica – uma causa determinante para as mudanças climáticas

O que é clima?

Você já ouviu alguém dizer “Hoje o clima está tão seco!” ou “Amanheceu com um clima tão frio!”? Bom, o emprego da palavra clima nessas situações está errado. Como já dito, o estado momentâneo das condições atmosféricas refere-se ao tempo, e não ao clima.

Para caraterizar um clima, é necessária uma análise durante um longo período. Pode-se então dizer que o clima é um conjunto ou sucessão dos tipos de tempo e seus elementos. Esses tempos são observados ao longo das estações do ano em um determinado local, durante um período de aproximadamente 30 anos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Agora, vale ressaltar que, se alguém diz: “A cidade de Belém é muito quente e muito seca”, essa pessoa não se refere ao estado momentâneo, pois, para fazer essa observação, precisou de uma análise de um longo período. Sendo assim, o clima da região em que se encontra a cidade de Belém é quente e seco, caracterizando o clima conhecido como tropical seco.

As estações são observadas ao longo de vários anos, resultando em diferentes climas nas diversas regiões do planeta.
As estações são observadas ao longo de vários anos, resultando em diferentes climas nas diversas regiões do planeta.

Elementos do clima

Assim como o tempo, o clima também é influenciado por elementos climáticos, que são manifestações atmosféricas que provocam alterações imediatas nas condições meteorológicas. São eles:

Radiação

Temperatura

Pressão atmosférica

Umidade do ar

 

Contudo, não são apenas os elementos climáticos que influenciam o clima. Há também os fatores climáticos, que correspondem às condições que provocam alterações ou que determinam os elementos climáticos, ou seja, são os fatores que condicionam as condições atmosféricas de um dado lugar, resultando então em seu clima. São eles:

Altitude

Latitude

Maritimidade e Continentalidade

Massas de ar

Correntes Marítimas

Localização Geográfica


Veja mais: Saiba a diferença entre altitude, latitude e clima

Qual a diferença entre previsão do tempo e previsão do clima?

A previsão do tempo é comumente noticiada em telejornais.
A previsão do tempo é comumente noticiada em telejornais.

A previsão do tempo é responsável por analisar e descrever as condições atmosféricas de um determinado local, simulando-as para dias futuros também. Como o tempo é o estado momentâneo da atmosfera, podendo ser alterado por diversos fatores, a previsão do tempo é passível de erros, podendo ser alterada a qualquer instante. Quanto mais longo for o período a que a previsão do tempo refere-se, mais ela perde confiabilidade.

Essa previsão é feita por meteorologistas, que se baseiam em dados como a ocorrência de nuvens, visibilidade, média de temperaturas, pressão atmosférica, entre outros, para chegar a prováveis condições meteorológicas. No Brasil, a previsão do tempo é feita pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), que faz parte do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Já a previsão do clima procura analisar as condições atmosféricas para mais do que alguns dias, diferentemente da previsão do tempo. Esse tipo de previsão objetiva prever o comportamento atmosférico em longo prazo, não se preocupando com a ocorrência de um sistema atmosférico em um local exato.

Os estudos da previsão do clima podem indicar como será uma estação do ano em um determinado ano e comparar com as observações feitas em anos anteriores e, assim, concluir se será um período mais quente, mais frio, mais seco ou mais úmido.|1|

Notas

|1| Previsão de Clima e Tempo. USP/Univesp. Para acessar, clique aqui.

Publicado por Rafaela Sousa
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Dobramentos modernos
Entenda, de forma prática, o que são e como se originaram as estruturas geológicas conhecidas por dobramentos modernos.
Elementos climáticos
Conheça as variações e os efeitos dos elementos climáticos sobre o clima e sobre o meio em que vivemos.
Estações do ano
Estações do ano representam quatro subdivisões dos períodos do ano: verão, outono, inverno e primavera. Cada uma apresenta um padrão climático e características específicas de cada região, ocorrendo de maneira heterogênea nos Hemisférios Sul e Norte. Leia este texto e conheça as particularidades de cada estação do ano.
Fatores climáticos
Saiba quais são os fatores climáticos que determinam o clima de uma região.
Lagos
A limnologia é a ciência responsável por estudar os distintos tipos de lagos. Confira!
Maremoto
Qual é a definição de maremoto? Quais são as suas causas? Qual é a diferença entre maremoto e tsunami? Clique aqui e descubra!
Movimento das águas oceânicas
Como as águas dos oceanos se movem e suas características.
Os Cânions
Os cânions, O que são cânions, Onde pode ser encontrado os cânions, Como são formados os cânions, Grand Canyon é o mais conhecido, As medidas do Grand Canyon, Qual é o maior cânion do mundo.
Rochas Metamórficas
Descubra como se formam e quais são as principais características das rochas metamórficas.
Tipos de chuva
Clique aqui e conheça as características dos diferentes tipos de chuva!
Umidade do ar
Saiba quais são os fatores que influenciam na umidade do ar. Veja as diferenças entre as umidades absoluta e relativa de uma região.
video icon
Escrito"Aulão Ciências Humanas, Redação Linguagens e Códigos" sobre fundo azul.
Enem
Pré-Enem Brasil Escola + @estacio | Aulão Ciências Humanas, Redação Linguagens e Códigos
O Enem ta aí! Mas calma que o Pré-Enem do Brasil Escola com a Estácio veio pra te ajudar!!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.