Whatsapp icon Whatsapp

Umidade do Ar

A umidade do ar é um elemento atmosférico que exerce influências sobre as temperaturas, as chuvas, a sensação térmica e até mesmo sobre a nossa saúde.
A umidade do ar é um importante elemento climático
A umidade do ar é um importante elemento climático

A umidade do ar ou atmosférica é a quantidade de água existente no ar na forma de vapor. Trata-se, dessa forma, de um dos mais relevantes elementos que atuam na atmosfera, pois a sua presença em maior ou menor grau influencia nas temperaturas, no regime de chuvas, na sensação térmica e até mesmo na nossa saúde.

Existem vários fatores que determinam ou influenciam diretamente na quantidade de umidade existente no ar em determinada região. Há, por exemplo, a maritimidade, que é a influência do mar sobre as áreas litorâneas. Nessas áreas, em razão do elevado índice de evaporação das águas oceânicas, a umidade do ar tende a ser maior. Já em regiões continentais, interioranas, o ar tende a ficar mais seco, a não ser que outro fator modifique esse cenário.

Outro fenômeno responsável pela variação da umidade em um local é a movimentação das massas de ar. Se as massas de ar estão carregadas de umidade, a tendência é aumentar os índices de chuva na região afetada, enquanto massas de ar seco tendem a conservar o ambiente igualmente sem umidade.

A vegetação, em alguns casos, também interfere na presença de umidade. A Floresta Amazônica, por exemplo, emite uma grande quantidade de água para a atmosfera através da evapotranspiração — uma espécie de “bombeamento” da água da superfície e também do solo para o ar. Com isso, essa região tende a apresentar índices de umidade maiores durante o ano, ao mesmo tempo em que a floresta também é responsável pela geração de umidade para outras regiões, uma vez que todo esse vapor d'água gerado é deslocado para outras áreas do país.

Os efeitos da umidade sobre o clima são sentidos tanto nas temperaturas quanto no regime de chuvas. A água, em razão de seu calor específico, tende a conservar por mais tempo as temperaturas, fazendo com que haja uma menor variação delas, ou seja, a amplitude térmica (diferença entre a maior e a menor temperatura) é menor quanto maior for a umidade do ar. Além disso, em regiões mais úmidas ou que estejam mais afetadas pela umidade, o regime de chuvas tende a ser maior, pois a saturação do ar que provoca a condensação é mais frequente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Há também os efeitos da umidade sobre a sensação térmica, pois quanto mais úmido for o ambiente, maiores serão os efeitos da temperatura sobre nós. Assim sendo, onde estiver fazendo calor, se a umidade aumentar, aumentará o “abafamento”, fazendo com que a sensação térmica seja bem superior à temperatura real do ar. Por outro lado, se está fazendo frio e a umidade é acentuada, os efeitos do frio tendem a ser maiores, diminuindo ainda mais a sensação térmica. O ideal, para muitos, é o frio seco e o calor seco, embora seja importante que os níveis de umidade não sejam extremamente baixos.

Por fim, citam-se os efeitos da umidade sobre a nossa saúde. Quando está mais úmido, transpiramos mais na forma líquida, pois a água do nosso corpo tem mais dificuldade para evaporar. Por outro lado, se o ar está mais seco, também encontramos problemas, pois a respiração é menos lubrificada, o que pode gerar até o sangramento nasal. Outro efeito é o aumento da transpiração, com maior perda de líquido do corpo para o ambiente. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o nível ideal de umidade do ar para o organismo humano fica em torno de 40% e 70%.

Portanto, podemos perceber o quanto a umidade do ar é um tema de importante compreensão, pois ela está presente constantemente no nosso dia a dia, interferindo no clima, na forma como o sentimos e também na nossa qualidade de vida.

Clique aqui para saber mais sobre a umidade do ar, como a diferença entre umidade absoluta e umidade relativa e alguns cuidados a serem tomados conforme as suas variações.

Publicado por Rodolfo F. Alves Pena

Artigos Relacionados

A circulação atmosférica é responsável pelos ventos e pelos movimentos das massas de ar
Circulação Atmosférica
Entenda o que é e como funciona a circulação atmosférica global.
Clima: variações sucessivas do tempo atmosférico
Clima
O que você sabe sobre o clima? Clique aqui e confira esse importante conceito, bem como as suas características e a forma de representá-lo.
As regiões sob o domínio do clima desértico fazem com que animais e plantas precisem adaptar-se às condições climáticas únicas
Clima desértico
Clique aqui e saiba mais sobre o clima desértico, que é típico de regiões de latitude intertropical e apresenta baixíssima umidade.
As estações do ano representam quatro diferentes períodos ao longo de um ano.
Estações do ano
Estações do ano representam quatro subdivisões dos períodos do ano: verão, outono, inverno e primavera. Cada uma apresenta um padrão climático e características específicas de cada região, ocorrendo de maneira heterogênea nos Hemisférios Sul e Norte. Leia este texto e conheça as particularidades de cada estação do ano.
Fatores climáticos
Saiba quais são os fatores climáticos que determinam o clima de uma região.
Áreas distantes do litoral enfrentam invernos rigorosos.
Maritimidade e continentalidade
Maritimidade e continentalidade, O que é maritimidade e continentalidade, As influências provenientes da maritimidade e da continentalidade, As características da maritimidade e da continentalidade.
Nuvens escuras atrás de árvore sem folhas
Massas de ar
Leia sobre as características das massas de ar presentes no espaço global. Saiba também quais são as principais massas de ar que atuam no Brasil.
Formação de neblina na área de um curso d'água
Neblina
Saiba o que é a neblina e como esse fenômeno atmosférico ocorre. Entenda também em que ambientes os nevoeiros são mais comuns.
Nuvem do tipo Cumulus (Cu)
Nuvens
Entenda o que são as nuvens e confira os seus dez principais tipos, imagens ilustrativas e as suas características principais!
Oceano Pacífico
Saiba mais sobre o Oceano Pacífico, o maior e mais profundo oceano do planeta. Confira suas características, ilhas, curiosidades e mais!
Cadeias de montanhas apresentam uma menor pressão atmosférica
Pressão atmosférica
A pressão atmosférica e os elementos que interferem em suas variações.
As variações observadas na atmosfera ao longo de um dia dizem respeito às condições do tempo de um determinado lugar.
Qual é a diferença entre tempo e clima?
Descubra a diferença entre tempo e clima. Saiba quais são as definições de cada um, bem como os elementos que os influenciam. Veja também o que é previsão do tempo.
Determinadas nuvens podem ter o peso de até 100 elefantes
Quanto pesa uma nuvem?
Você sabe quanto pesa uma nuvem? Clique e saiba com quantos elefantes pode ser formada uma nuvem!
A umidade do ar, ao atingir certo nível de saturação, precipita-se
Umidade atmosférica
Saiba mais sobre a umidade atmosférica, seus efeitos sobre o clima e a diferença entre umidade absoluta e umidade relativa do ar.
Em dias quentes, a umidade relativa do ar pode atingir níveis próximos dos 10%.
Umidade relativa do ar
Clique aqui e compreenda os efeitos da umidade relativa do ar!
video icon
Enem
Pré-Enem | MMC e MDC
O Pré-Enem é o intensivo preparatório do Brasil Escola para o Enem. Nele nós separamos os principais temas que devem ser estudados a menos de três meses do exame. Nesta transmissão você assistirá à aula sobre MMC e MDC com o professor Pedro Itallo!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.