Umidade do Ar

A umidade do ar é um elemento atmosférico que exerce influências sobre as temperaturas, as chuvas, a sensação térmica e até mesmo sobre a nossa saúde.

A umidade do ar ou atmosférica é a quantidade de água existente no ar na forma de vapor. Trata-se, dessa forma, de um dos mais relevantes elementos que atuam na atmosfera, pois a sua presença em maior ou menor grau influencia nas temperaturas, no regime de chuvas, na sensação térmica e até mesmo na nossa saúde.

Existem vários fatores que determinam ou influenciam diretamente na quantidade de umidade existente no ar em determinada região. Há, por exemplo, a maritimidade, que é a influência do mar sobre as áreas litorâneas. Nessas áreas, em razão do elevado índice de evaporação das águas oceânicas, a umidade do ar tende a ser maior. Já em regiões continentais, interioranas, o ar tende a ficar mais seco, a não ser que outro fator modifique esse cenário.

Outro fenômeno responsável pela variação da umidade em um local é a movimentação das massas de ar. Se as massas de ar estão carregadas de umidade, a tendência é aumentar os índices de chuva na região afetada, enquanto massas de ar seco tendem a conservar o ambiente igualmente sem umidade.

A vegetação, em alguns casos, também interfere na presença de umidade. A Floresta Amazônica, por exemplo, emite uma grande quantidade de água para a atmosfera através da evapotranspiração — uma espécie de “bombeamento” da água da superfície e também do solo para o ar. Com isso, essa região tende a apresentar índices de umidade maiores durante o ano, ao mesmo tempo em que a floresta também é responsável pela geração de umidade para outras regiões, uma vez que todo esse vapor d'água gerado é deslocado para outras áreas do país.

Os efeitos da umidade sobre o clima são sentidos tanto nas temperaturas quanto no regime de chuvas. A água, em razão de seu calor específico, tende a conservar por mais tempo as temperaturas, fazendo com que haja uma menor variação delas, ou seja, a amplitude térmica (diferença entre a maior e a menor temperatura) é menor quanto maior for a umidade do ar. Além disso, em regiões mais úmidas ou que estejam mais afetadas pela umidade, o regime de chuvas tende a ser maior, pois a saturação do ar que provoca a condensação é mais frequente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Há também os efeitos da umidade sobre a sensação térmica, pois quanto mais úmido for o ambiente, maiores serão os efeitos da temperatura sobre nós. Assim sendo, onde estiver fazendo calor, se a umidade aumentar, aumentará o “abafamento”, fazendo com que a sensação térmica seja bem superior à temperatura real do ar. Por outro lado, se está fazendo frio e a umidade é acentuada, os efeitos do frio tendem a ser maiores, diminuindo ainda mais a sensação térmica. O ideal, para muitos, é o frio seco e o calor seco, embora seja importante que os níveis de umidade não sejam extremamente baixos.

Por fim, citam-se os efeitos da umidade sobre a nossa saúde. Quando está mais úmido, transpiramos mais na forma líquida, pois a água do nosso corpo tem mais dificuldade para evaporar. Por outro lado, se o ar está mais seco, também encontramos problemas, pois a respiração é menos lubrificada, o que pode gerar até o sangramento nasal. Outro efeito é o aumento da transpiração, com maior perda de líquido do corpo para o ambiente. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o nível ideal de umidade do ar para o organismo humano fica em torno de 40% e 70%.

Portanto, podemos perceber o quanto a umidade do ar é um tema de importante compreensão, pois ela está presente constantemente no nosso dia a dia, interferindo no clima, na forma como o sentimos e também na nossa qualidade de vida.

Clique aqui para saber mais sobre a umidade do ar, como a diferença entre umidade absoluta e umidade relativa e alguns cuidados a serem tomados conforme as suas variações.

A umidade do ar é um importante elemento climático
A umidade do ar é um importante elemento climático
Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Lista de Exercícios

Questão 1

(Enem - 2009) Umidade relativa do ar é o termo usado para descrever a quantidade de vapor de água contido na atmosfera. Ela é definida pela razão entre o conteúdo real de umidade de uma parcela de ar e a quantidade de umidade que a mesma parcela de ar pode armazenar na mesma temperatura e pressão quando está saturada de vapor, isto é, com 100% de umidade relativa. O gráfico representa a relação entre a umidade relativa do ar e sua temperatura ao longo de um período de 24 horas em um determinado local.


Considerando-se as informações do texto e do gráfico, conclui-se que

a) a insolação é um fator que provoca variação da umidade relativa do ar.

b) o ar vai adquirindo maior quantidade de vapor de água à medida que se aquece.

c) a presença de umidade relativa do ar é diretamente proporcional à temperatura do ar.

d) a umidade relativa do ar indica, em termos absolutos, a quantidade de vapor de água existente na atmosfera.

e) a variação da umidade do ar se verifica no verão, e não no inverno, quando as temperaturas permanecem baixas.

Questão 2

Sobre a influência da maritimidade e das massas de ar na umidade atmosférica, assinale a alternativa correta:

a) Nas áreas litorâneas, a umidade do ar tende a ser menor, haja vista o reduzido índice de evaporação das águas oceânicas.

b) Nas regiões continentais, a umidade do ar tende a ser menor, visto que o ar nessas áreas é mais seco por causa do baixo índice de evaporação das águas.

c) Uma massa de ar carregada de umidade tende a provocar menos chuva na região à qual se dirige.

d) Massas de ar seco tendem a provocar chuvas nas regiões afetadas por elas.

Mais Questões
Assuntos relacionados
Nuvem do tipo Cumulus (Cu)
Nuvens
Entenda o que são as nuvens e confira os seus dez principais tipos, imagens ilustrativas e as suas características principais!
As estações do ano representam quatro diferentes períodos ao longo de um ano.
Estações do ano
Estações do ano representam quatro subdivisões dos períodos do ano: verão, outono, inverno e primavera. Cada uma apresenta um padrão climático e características específicas de cada região, ocorrendo de maneira heterogênea nos Hemisférios Sul e Norte. Leia este texto e conheça as particularidades de cada estação do ano.
Formação de neblina na área de um curso d'água
Neblina
Saiba o que é a neblina e como esse fenômeno atmosférico ocorre. Entenda também em que ambientes os nevoeiros são mais comuns.
As regiões sob o domínio do clima desértico fazem com que animais e plantas precisem adaptar-se às condições climáticas únicas
Clima desértico
Clique aqui e saiba mais sobre o clima desértico, que é típico de regiões de latitude intertropical e apresenta baixíssima umidade.
Determinadas nuvens podem ter o peso de até 100 elefantes
Quanto pesa uma nuvem?
Você sabe quanto pesa uma nuvem? Clique e saiba com quantos elefantes pode ser formada uma nuvem!
As variações observadas na atmosfera ao longo de um dia dizem respeito às condições do tempo de um determinado lugar.
Qual é a diferença entre tempo e clima?
Descubra a diferença entre tempo e clima. Saiba quais são as definições de cada um, bem como os elementos que os influenciam. Veja também o que é previsão do tempo.
Clima: variações sucessivas do tempo atmosférico
Clima
O que você sabe sobre o clima? Clique aqui e confira esse importante conceito, bem como as suas características e a forma de representá-lo.
Oceano Pacífico
Oceano Pacífico
Oceano Pacífico, características do Oceano Pacífico, maior oceano do mundo, geografia, regiões marítimas.
Áreas distantes do litoral enfrentam invernos rigorosos.
Maritimidade e continentalidade
Maritimidade e continentalidade, O que é maritimidade e continentalidade, As influências provenientes da maritimidade e da continentalidade, As características da maritimidade e da continentalidade.
A umidade do ar, ao atingir certo nível de saturação, precipita-se
Umidade atmosférica
Saiba mais sobre a umidade atmosférica, seus efeitos sobre o clima e a diferença entre umidade absoluta e umidade relativa do ar.
Em dias quentes, a umidade relativa do ar pode atingir níveis próximos dos 10%.
Umidade relativa do ar
Clique aqui e compreenda os efeitos da umidade relativa do ar!
Fatores climáticos
Saiba quais são os fatores climáticos que determinam o clima de uma região.
Cadeias de montanhas apresentam uma menor pressão atmosférica
Pressão atmosférica
A pressão atmosférica e os elementos que interferem em suas variações.
A circulação atmosférica é responsável pelos ventos e pelos movimentos das massas de ar
Circulação Atmosférica
Entenda o que é e como funciona a circulação atmosférica global.