Whatsapp icon Whatsapp

O interior da Terra

A tentativa de explicar o que existe no interior da Terra se arrasta há séculos, fato que instiga a classe científica a pesquisar cada vez mais.
O interior do planeta Terra reserva muitos enigmas.
O interior do planeta Terra reserva muitos enigmas.

É inegável que o homem já tenha desvendado uma série de mistérios da natureza, sabemos relativamente muito sobre aspectos do universo, atmosfera, oceano, animais, plantas e diversos fenômenos que os envolvem. No entanto, o interior do planeta Terra ainda é praticamente inexplorado, é bom lembrar que estamos nos referindo às regiões distantes da litosfera, e não somente ao subsolo.

Conhecer o que existe no interior do planeta é um questionamento antigo, os gregos, por exemplo, imaginavam que essa parte da Terra seria quente. Para Aristóteles, filósofo da Grécia Antiga, havia uma gigantesca e incandescente fogueira debaixo da superfície terrestre que, em alguns períodos, era soprada pelo vento; era o que, segundo ele, provocava vulcões e terremotos.

A tentativa de explicar o que existe no interior da Terra se arrasta há séculos, fato que instiga a classe cientifica a pesquisar cada vez mais. O desprovimento de informação acerca do funcionamento e dos mecanismos contidos no interior terrestre é tão modesto que, até pouco tempo atrás, o homem conseguia apenas relacionar as erupções vulcânicas com o afloramento de lava e que esse material extremamente quente era oriundo do subsolo.

A escassez de informação em relação ao que existe no interior do planeta é determinada, principalmente, pela imensa dificuldade que há em perfurar as camadas terrestres para coleta de materiais de estudo, fato que prejudica a pesquisa nesse seguimento. Apesar de estarmos em uma época que conta com uma imensa quantidade de artifícios tecnológicos, o máximo que o homem atinge perfurando é 17 km, muito pouco diante dos aproximados 6.371 km do raio do planeta.

Entretanto, mesmo com os agravantes, o homem conseguiu identificar as camadas contidas no planeta, fato possível em razão do uso de equipamentos sofisticados que medem vibrações no interior da crosta terrestre, chamadas de ondas sísmicas. Com a observação delas se realiza a identificação das distintas densidades e materiais encontrados no subsolo. Apesar das evoluções, ainda existe muito que descobrir.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Eduardo de Freitas

Artigos Relacionados

O desmatamento é um dos grandes problemas ambientais provocados pela agropecuária
A agropecuária e os problemas ambientais
Os impactos ambientais causados por essa atividade.
O relevo é o objeto de estudo da geomorfologia.
A geomorfologia
A geomorfologia, O que é geomorfologia, Qual é o objetivo de estudo da geomorfologia, O nome do profissional especialista em geomorfologia, A geomorfologia e a dinâmica física da superfície da Terra.
Os afloramentos rochosos permitem o estudo de rochas originalmente internas
Afloramentos rochosos
Entenda o que são os afloramentos rochosos, como eles se formam e a importância deles nos estudos das Ciências da Terra.
O centro da Terra possui elevadas temperaturas e é inatingível para o ser humano
Centro da Terra
Conheça o centro da Terra e entenda a sua composição, características e demais dinâmicas.
Os desafios demográficos envolvem superar as desigualdades e a intolerância entre as diferentes etnias
Desafios Demográficos do Século XXI
No início do século XXI, entre novos e velhos problemas, os desafios demográficos são colocados para a humanidade. Leia e entenda!
A idéia de que a Europa é o centro da cultura mundial.
Eurocentrismo
Eurocentrismo, O que é Eurocentrismo, Qual é a finalidade do Eurocentrismo, Exemplos de Eurocentrismo, Eurocentrismo e as outras culturas, O Eurocentrismo e a divisão entre oriente e ocidente.
Geocentrismo e Heliocentrismo
As principais teorias sobre a ordenação do Sistema Solar.
A rosa-dos-ventos utilizada para orientação.
Orientação e localização
Orientação e localização, Como se orientar na superfície terrestre, Orientação pelos astros, Orientação por instrumentos, Orientação e localização pelos paralelos e latitudes, Orientação e localização pelos meridianos e longitudes, Orientação e localização pelas coordenadas geográficas.
População Mundial
Entenda mais sobre alguns aspectos da população mundial, como o seu crescimento e distribuição. Leia ainda a respeito das populações do Brasil e da China.
Segunda Revolução Industrial
Saiba o que foi a Segunda Revolução Industrial e conheça suas principais invenções. Leia a respeito de suas causas, consequências e como o processo deu-se no Brasil.
video icon
Português
Francisca Júlia
Nesta videoaula, você conhecerá um pouco mais sobre a vida de Francisca Júlia, uma importante escritora da literatura brasileira do século XIX. Confira nossa análise!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Química
Cinética química
Se ainda tem dúvidas quanto a velocidade das reações, essa videoaula é para você!
video icon
videoaula brasil escola
Português
Redação
Entenda como realizar argumento por causa e consequência com a nossa aula.
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!