Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia humana do Brasil
  4. Organização Espacial do Brasil

Organização Espacial do Brasil

Após o término da Segunda Guerra Mundial o Brasil adotou uma industrialização de substituição de importação e iniciou de forma efetiva e determinante a configuração econômica e espacial.

Antes da inserção da indústria no Brasil, a atividade econômica estava vinculada ao setor primário (agricultura, pecuária, mineração e extração de recursos naturais), não havia uma ligação entre os estados da federação em nenhum nível, com isso os estados e municípios realizavam de forma isolada suas decisões.

Nesse período as regiões mais povoadas eram aquelas que detinham algum produto com boa aceitação na Europa e nos EUA, dentre as regiões destacava-se a produção de açúcar na zona da mata, o algodão no Maranhão, algumas jazidas de ouro e diamante no centro do país, e por fim a produção de café no estado de São Paulo.

Toda a infra-estrutura de transporte existente nesse momento servia apenas para ligar as áreas produtoras até os portos, deixando de lado o interesse de interligar os principais centros ao interior do país.

Todas as áreas produtoras tiveram em um momento o seu destaque produtivo, sempre de acordo com a necessidade e interesse do mercado internacional, dessa forma podemos destacar o litoral nordestino em seu apogeu, nos séculos XVI e XVII, no século XVIII o período aurífero se passou nos estados de Goiás e Minas Gerais. Nesse mesmo século o Maranhão se tornou o principal produtor de algodão e assim contemplou um precioso momento econômico, mas logo houve o declínio provocado pela infertilidade do solo e pela diminuição da procura do produto.

A fase de ápice econômico da produção cafeeira teve duração entre os anos de 1860 até 1930, logo depois diminuiu de forma drástica sua importância econômica, esse declínio teve como causalidade o empobrecimento do solo e a desvalorização dos produtos diante do mercado mundial.

Em suma fica evidente que durante esse momento havia diversas áreas praticamente isoladas e não um espaço nacionalmente consolidado e integrado.





Publicado por: Eduardo de Freitas
Assuntos relacionados
As cores da biodiversidade.
Biodiversidade
Biodiversidade, O que é Biodiversidade, Como desenvolve a Biodiversidade, Qual a importância da Biodiversidade, As riquezas da Biodiversidade, Os problemas que atingem a Biodiversidade.
Mapa da Região Nordeste com seus respectivos estados.
Região Nordeste
Região Nordeste, Aspectos climáticos da Região Nordeste, Aspectos demográficos da Região Nordeste, Aspectos socioeconômicos da Região Nordeste, Área territorial da Região Nordeste, Número de habitantes da Região Nordeste.
OECD corresponde à sigla em inglês para a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. *
OCDE
Conheça a OCDE, saiba quais são seus principais objetivos, quem são seus países-membros e como a organização foi formada. Saiba qual é a relação com o Brasil.