Whatsapp icon Whatsapp

Os NIC - Novos Países Industrializados

Os Novos Países Industrializados têm apresentado grande destaque no cenário econômico global
Os Novos Países Industrializados têm apresentado grande destaque no cenário econômico global

Nações que realizaram o desenvolvimento industrial após a década de 1950 ficaram conhecidas como NIC (Novos Países Industrializados). Esse setor da economia se concentrava em países europeus (em especial França, Alemanha, Reino Unido e Itália), no Japão, Estados Unidos e Canadá. Entretanto, a partir da década de 1950, o processo de industrialização se expandiu para várias partes do mundo.

Um dos maiores responsáveis por esse fenômeno foi a difusão de filiais de empresas transnacionais para diversos países. Os principais destinos dessas empresas foram, primeiramente, o Brasil, Argentina, México e África do Sul, pois havia um grande mercado consumidor, além de matéria-prima e, em alguns casos, benefícios fiscais e doações de terrenos nessas nações.

Posteriormente, o setor industrial se intensificou em diversas regiões do planeta e, em 1960, quatro países asiáticos se destacaram (Coreia do Sul, Taiwan, Hong Kong e Cingapura), ficando conhecidos como os “Tigres Asiáticos”. Essas nações apresentaram uma expansão industrial extraordinária, recebendo filiais de transnacionais, com exceção da Coreia do Sul, que desenvolveu empresas nacionais.

Na década de 1980, outros países se industrializaram, com destaque para as nações asiáticas: Índia, Malásia, Tailândia, Indonésia e China, que, atualmente, é uma das maiores potências econômicas do planeta, com seu Produto Interno Bruto (PIB) sendo o terceiro maior do mundo (3,2 trilhões de dólares), atrás somente dos Estados Unidos e do Japão.

Além da difusão das transnacionais, a necessidade de reduzir os gastos com importações impulsionou o desenvolvimento industrial, ou seja, passou-se a produzir para abastecer o mercado interno. Esse processo ocorreu nos países latino-americanos, como por exemplo, o Brasil, a Argentina e o México.

Os Novos Países Industrializados têm apresentado grande destaque no cenário econômico global, aumentando a representatividade política nos organismos internacionais, além de expandirem suas empresas para vários países, inclusive instalando filiais em nações industrializadas. O Brasil, por exemplo, possui mais de 300 empresas atuando no mercado internacional.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Publicado por Wagner de Cerqueira e Francisco

Artigos Relacionados

Consumo sustentável
Uma proposta de mudança nos hábitos de consumo.
Economia planificada
Saiba quais são as principais características e os aspectos estruturais da economia planificada. Veja a diferença entre economia planificada e de mercado.
Joint Venture
Características e princípios da associação entre empresas denominada Joint Venture.
Reestruturação Produtiva
O conceito de reestruturação produtiva e sua relação com o Neoliberalismo e a Terceira Revolução Industrial.
Zona do Euro
Conheça os países da União Europeia que adotam o Euro como moeda única.
video icon
Escrito"Cigarro eletrônico faz mal mesmo?" sobre a fumaça presente em uma ilustração de cigarro eletrônico.
Química
Cigarro eletrônico, faz mal assim mesmo?
Dispositivos amplamente difundidos hoje e sem relatos concretos sobre os seus malefícios são os cigarros eletrônicos. Por mais que não saibamos de maneira clara o quão fazem mal a saúde é claro e evidente que não fazem bem! Vamos entender o seu funcionamento e desvendar o motivo pelo qual com certeza ele fazem mal a saúde.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.