Whatsapp icon Whatsapp

Reestruturação Produtiva

A reestruturação produtiva é o processo de consolidação do modelo flexível do trabalho industrial.
Com a reestruturação produtiva, praticamente não se vê mais trabalhadores nas linhas de montagem automotivas¹
Com a reestruturação produtiva, praticamente não se vê mais trabalhadores nas linhas de montagem automotivas¹

A Reestruturação Produtiva – também chamada de capitalismo flexível – é um processo que se iniciou na segunda metade do século XX e que correspondeu ao processo de flexibilização do trabalho na cadeia produtiva. Sua inserção no mundo capitalista está diretamente associada à Terceira Revolução Industrial – também chamada de Revolução Técnico-Científica Informacional – e ao processo de implementação do Neoliberalismo enquanto sistema econômico.

Quando se fala em flexibilização do trabalho, fala-se na crise do sistema fordista/taylorista de produção. Assim, onde antes predominava o modo de produção caracterizado pelo trabalho repetitivo executado pelo trabalhador e o processo de produção em massa de mercadorias, agora se pratica a flexibilidade do trabalho, em que o mesmo empregado executa variadas funções no ambiente da empresa. Além disso, o ritmo de produção obedece à demanda do mercado, evitando, assim, a estocagem de mercadorias.

É importante ressaltar que a Reestruturação Produtiva apenas se efetivou em virtude dos avanços proporcionados pelas inovações tecnológicas, que permitiram uma maior eficiência no processo produtivo, minimizando erros e acelerando a produção. Graças à robótica, à nanotecnologia e a várias outras técnicas, o processo produtivo tornou-se mais dinâmico, de modo que uma mesma pessoa agora é capaz de realizar a mesma função de dezenas de trabalhadores.

A consequência foi a elevação do chamado emprego temporário, quando as indústrias contratam funcionários apenas em épocas de grande demanda na produção, demitindo-os quando não houver mais necessidade de se produzir mercadorias em grandes quantidades.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além disso, anota-se o processo de desregulamentação do trabalho, instrumentalizado pela total desarticulação do sistema produtivo, acarretando a multiplicação de contratos precários de trabalho e a diminuição média dos salários, gerada pela elevação dos índices de desemprego.

Contribuiu também para a redução média dos ganhos financeiros dos trabalhadores o processo de terceirização da economia. Esse processo ocorreu em razão dos baixos índices de geração de empregos no campo (setor primário) e nas indústrias (setor secundário), resultando no direcionamento da maior parte de trabalhadores para a área comercial e de serviços (setor terciário).

O primeiro país a conseguir, já na década de 1970, incorporar com sucesso a reestruturação produtiva foi o Japão, país onde o modelo ficou conhecido como toyotismo. No Brasil, e na maioria dos demais países, esse sistema consolidou-se na década de 1980. O mundo subdesenvolvido conheceu esse processo com a instalação das multinacionais em seus territórios, que já adotavam a reestruturação produtiva como filosofia de negócios.

Atualmente, esse modelo ainda se encontra predominante no setor industrial em todo mundo. Sua consolidação foi o principal motor para a hegemonia do Neoliberalismo no mundo atual.  

__________________________

¹ Créditos da imagem: Pavel L Photo and Video e Shutterstock

Publicado por Rodolfo F. Alves Pena

Artigos Relacionados

A robotização na indústria automobilística
A robotização na produção industrial
As causas e consequências da mecanização nas indústrias.
Consumo sustentável: reflexão no modo de consumo
Consumo sustentável
Uma proposta de mudança nos hábitos de consumo.
A crise financeira de 2008 alastrou-se para todo o mundo
Crise financeira do capitalismo
Confira uma síntese explicativa da crise financeira de 2008 e entenda como ocorreu uma das mais graves convulsões do capitalismo mundial.
Na economia de mercado, o sistema financeiro é guiado pela iniciativa privada
Economia de Mercado
O conceito de economia de mercado e o seu papel na economia capitalista.
A expansão industrial
Industrialização
Clique aqui e conheça pontos importantes do início da industrialização!
Os Novos Países Industrializados têm apresentado grande destaque no cenário econômico global
Os NIC - Novos Países Industrializados
Países que se industrializaram a partir da década de 1950.
A renda per capita é um indicador socioeconômico
Renda per capita
Obtida por meio da divisão do Produto Nacional Bruto (PNB) pelo número total de habitantes, a renda per capita é um importante indicador socioeconômico.
Revolução Verde
Saiba mais sobre o processo de modernização da agricultura mundial conhecido como Revolução Verde. Entenda suas vantagens, desvantagens e principais consequências.
Os shoppings são exemplos de locais que oferecem atividades terciárias.
Setor terciário
Saiba mais sobre as principais atividades do setor terciário. Veja quais são as características desse setor muito importante para a economia do Brasil e do mundo.
Os sistemas de produção de bens, serviços e mercadorias interferem na vida em sociedade
Sistemas de produção
Confira os aspectos dos principais sistemas de produção: taylorismo, fordismo e toyotismo, com as suas respectivas particularidades.
O setor terciário concentra um elevado número de atividades
Terciarização da economia
Atualmente, as sociedades vêm passando por um processo de terciarização da economia. Entenda o que é e o que representa esse termo!
Tipos de Indústrias Conforme o Nível Tecnológico
O desenvolvimento tecnológico no setor industrial.
As diferenças históricas e geográficas promoveram diferentes tipos de industrialização pelo mundo
Tipos de industrialização
Compreenda quais são e as principais características dos tipos de industrialização existentes.
video icon
Biologia
Variabilidade genética
Sempre que falamos de variabilidade genética, analisamos genótipos e fenótipos, observamos novas características, registros fósseis, e estudamos mutações, mas, afinal de contas, o que é e como surge a variabilidade genética? Neste vídeo, vamos entender melhor os processos que podem resultar em uma mutação ou modificação nos genes e gerar novas características em um organismo ou em uma espécie.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Química
Cinética química
Se ainda tem dúvidas quanto a velocidade das reações, essa videoaula é para você!
video icon
videoaula brasil escola
Português
Redação
Entenda como realizar argumento por causa e consequência com a nossa aula.
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!