Pirâmide etária do Brasil

A pirâmide etária do Brasil é o gráfico que mostra a distribuição da população brasileira por sexo e por faixa etária. Atualmente, a pirâmide etária do país apresenta a base mais estreita do que o corpo, refletindo a queda da taxa de natalidade que tem ocorrido nos últimos anos. Os intervalos que vão de 35 a 44 anos são aqueles que concentram maior número de pessoas do que outras faixas etárias, mostrando o amadurecimento da população brasileira. Além disso, nota-se que a pirâmide ficou mais alta, o que representa o aumento da expectativa de vida.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Esse tipo de gráfico serve para a análise da evolução periódica da população e dos indicadores demográficos de um território. Além disso, sua observação permite o desenvolvimento de políticas públicas em setores estratégicos, como a saúde, a educação e a previdência social.

Leia também: Qual é a população mundial atual?

Resumo sobre a pirâmide etária do Brasil

  • A pirâmide etária do Brasil está mais estreita na base e mais larga no corpo, o que indica as tendências demográficas que se instalaram nas últimas décadas.
  • As faixas etárias entre 35 e 39 e entre 40 e 44 anos são mais populosas do que as demais, o que é observado pela extensão das barras.
  • Esses aspectos mostram uma população mais madura, com idade mediana de 35 anos.
  • Como a população de mulheres é maior do que a de homens, as barras vermelhas da pirâmide etária produzida pelo IBGE são mais longas do que as barras azuis.
  • A pirâmide etária brasileira também está mais alta, refletindo o aumento da expectativa de vida da população.
  • Houve uma evolução na pirâmide etária do Brasil desde 1970 até 2022, percebida pelo estreitamento geral da sua estrutura e pela diminuição contínua da sua base.
  • A evolução da pirâmide etária brasileira é resultado da transição demográfica em curso.
  • A pirâmide etária de um país desenvolvido é diferente da brasileira, tendo a sua estrutura bem mais estreita do que a observada para a população do Brasil.
  • As pirâmides são compostas por faixas etárias, que são intervalos numéricos que reúnem indivíduos de idades semelhantes.
  • Pirâmides etárias são importantes para a análise da variação populacional de um território no decorrer do tempo e a implementação de políticas públicas que promovem o desenvolvimento socioeconômico a médio e longo prazo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como está a pirâmide etária do Brasil?

A pirâmide etária do Brasil está estreita na base e mais larga no corpo (parte intermediária), o que reflete as transformações pelas quais a população brasileira passou nas últimas décadas. Observe abaixo o formato do gráfico atualizado pelo IBGE, de acordo com as informações coletadas para o Censo Demográfico 2022:

Pirâmide etária do Brasil segundo o IBGE e o Censo 2022. [imagem_principal]
Pirâmide etária brasileira de 2022, confeccionada com os dados do censo demográfico mais recente. (Fonte: IBGE)

Principais características da pirâmide etária do Brasil

A pirâmide etária do Brasil reflete as principais tendências demográficas que se instalaram em décadas mais recentes, sendo uma delas a queda da taxa de natalidade. A flutuação nesse indicador é observada na base da pirâmide, que tem se tornado cada vez mais estreita. Como vimos acima, as faixas etárias de 0 a 4 anos concentram apenas 6,25% da população brasileira, e essa área está mais estreita do que os intervalos seguintes, de 5 a 9 anos e de 10 a 14 anos. São esses os aspectos do gráfico que mostram que, com o passar do tempo, o número de nascimentos no Brasil tem diminuído.

Ainda sobre a taxa de natalidade, o IBGE apurou que o censo demográfico de 2022 registrou o menor número de nascimentos desde 1976|1|. Ao mesmo tempo, caiu também o número médio de filhos por mulher, que representa a taxa de fecundidade. Ambos os indicadores já haviam demonstrado movimento de queda desde a segunda metade do século XX, o que aconteceu por transformações na própria sociedade brasileira, como a urbanização, e a maior inserção da mulher no mercado de trabalho. No entanto, essa queda se tornou mais acentuada recentemente.

O meio da pirâmide é mais largo do que suas outras partes, indicando concentração de população naquelas faixas etárias. Nesse caso, podemos observar que a maior parte dos brasileiros apresenta entre 35 e 44 anos de idade. Essa informação condiz com a idade mediana da população, que é, hoje, de 35 anos. Trata-se de uma população madura, que é outra característica que marca o processo de transição demográfica em curso no Brasil.

Aliás, note que as barras vermelhas são maiores do que as barras azuis, principalmente nessas faixas etárias mais populosas (imagem no tópico anterior). Isso significa que, no Brasil, a população feminina é maior do que a masculina. Segundo o IBGE, o Brasil é formado por 51,48% de mulheres e 48,52% de homens, considerando exclusivamente o sexo como critério de análise.

O topo da pirâmide etária, ao mesmo tempo em que é estreito, é alto e já compreende uma parcela da população que ultrapassou os 90 anos de idade. Ter um topo de pirâmide assim significa que houve melhoras em setores estratégicos, principalmente na saúde pública, que permitiram a maior longevidade da população brasileira. É nessa região da pirâmide etária do Brasil que se torna evidente a predominância de mulheres na população, sobretudo entre as pessoas com 65 anos ou mais.

Veja também: Como se calcula a densidade demográfica de um território?

Evolução da pirâmide etária do Brasil

A atual pirâmide etária do Brasil reflete exatamente a terceira fase da transição demográfica que vive o país: menor número de nascimentos, queda contínua da mortalidade e amadurecimento da população. Essas transformações começaram a ser percebidas somente a partir da década de 1970, depois de uma fase de aceleração no crescimento populacional brasileiro que atingiu taxas de 3,5% ao ano.

Segundo dados históricos do IBGE, entre 1950 e 1960, a população saltou de 51,9 milhões para 70,1 milhões. A década seguinte manteve as elevadas taxas de crescimento e, em 1970, o Brasil já contava com 93,1 milhões de habitantes. Por isso, a base da pirâmide etária na década de 1970 era muito ampla quando comparada com o topo. Observe:

Pirâmide etária do Brasil na década de 1970, segundo dados do IBGE.
Pirâmide etária do Brasil na década de 1970. (Fonte: IBGE)

O cenário começou a se alterar a partir da década de 1980. Diante da urbanização e da maior inserção das mulheres no mercado de trabalho, as famílias passaram a ter um número menor de filhos. Por causa disso, observou-se uma queda na taxa de natalidade, inaugurando, assim, uma nova fase da transição demográfica brasileira. A base da pirâmide etária começou a ficar mais estreita. Aquela população, que nasceu nas décadas anteriores, cresceu e passou a compor os estágios intermediários da pirâmide. Abaixo, nota-se o princípio dessas transformações já na pirâmide etária de 1980:

Pirâmide etária do Brasil na década de 1980, segundo dados do IBGE.
Pirâmide etária do Brasil na década de 1980. (Fonte: IBGE)

Perceba como as transformações que descrevemos ficam ainda mais evidentes na pirâmide etária da década de 1990. Nela também é possível notar uma nova faixa etária no topo do gráfico, indicando aumento da expectativa de vida da população brasileira:

Pirâmide etária do Brasil na década de 1990, segundo dados do IBGE.
Pirâmide etária do Brasil na década de 1990. (Fonte: IBGE)

Nos anos 2000, a pirâmide etária brasileira exibiu mudanças em quase toda a sua estrutura, tendo se tornado mais estreita. Essa característica é o reflexo da queda da natalidade nas décadas precedentes. As barras rosas, que representam a população de mulheres, também aumentaram em comparação às barras azuis, principalmente nas faixas etárias mais avançadas, acima dos 65 anos de idade. Observe:

Pirâmide etária do Brasil nos anos 2000. (Fonte: IBGE)

Alt: Pirâmide etária do Brasil nos anos 2000, segundo dados do IBGE.

Título: piramide-etaria-brasil-evolucao-2000

Assim como a pirâmide etária de 2022, o gráfico elaborado com os dados do censo demográfico de 2010 mostram uma estrutura ainda mais estreita do que a anterior, com aumento das faixas etárias intermediárias e maduras e diminuição da população concentrada no intervalo entre 0 e 14 anos:

Pirâmide etária do Brasil nos anos 2000, segundo dados do IBGE.
Pirâmide etária do Brasil nos anos 2010. (Fonte: IBGE)

Pirâmide etária de um país desenvolvido

Os países desenvolvidos estão em fases avançadas de sua transição demográfica. Uma parte deles se encontra na quarta etapa desse processo, quando o crescimento populacional está equilibrado, com o número de nascimentos sendo igual ou próximo ao número de mortes. Entretanto, muitos países entraram em uma etapa de decréscimo populacional, ou seja, a sua população está diminuindo.

Essa tendência é causada pela queda da natalidade e pelo aumento da mortalidade. Nesses países, a população está envelhecendo, o que faz com que ela tenha idade mediana elevada. Considerando ambos os cenários, podemos afirmar que os países desenvolvidos têm pirâmides etárias muito estreitas e com bases ainda mais curtas. Algumas faixas etárias intermediárias têm barras maiores, especialmente acima dos 30 anos. Além disso, a estrutura dessas pirâmides é alta.

Tomemos o Japão como exemplo: o crescimento populacional do país é de -0,43%, e a idade mediana de sua população é 50 anos, a terceira maior do mundo. Veja como é a pirâmide etária japonesa:|2|

Pirâmide etária do Brasil nos anos 2010, segundo dados do IBGE.
Pirâmide etária do Japão em 2024. Fonte: PopulationPyramid.net (Créditos: Isa Galvão| Mundo Educação)

A seguir temos a pirâmide etária da França.|3| O país europeu ainda mantém um crescimento populacional positivo, porém, baixo: apenas 0,2% ao ano. Ademais, a idade mediana de sua população é de 42,6 anos, seguindo uma tendência que é observada em quase toda a Europa, com exceção no leste desse continente.

Pirâmide etária do Japão em 2024, um país desenvolvido.
Pirâmide etária da França em 2024. Fonte: PopulationPyramid.net (Créditos: Isa Galvão| Mundo Educação)

O que é faixa etária?

Faixa etária é um intervalo numérico que reúne pessoas com idades semelhantes. Ela é determinada de diferentes maneiras, sendo a mais comum delas em intervalos de cinco anos. Por exemplo: 0 a 4 anos, 5 a 9 anos, 10 a 14 anos e assim sucessivamente. Cada conjunto de faixas etárias pertence ao que, no Brasil, convencionou-se chamar de grupos etários.

O IBGE definiu três grupos etários para a análise da população brasileira:

  • os jovens, que têm entre 0 e 19 anos;
  • os adultos, que têm entre 20 e 64 anos; e
  • os idosos, que têm idade igual ou maior do que 65 anos.

Nota-se que cada grupo etário compreende um conjunto de diferentes faixas etárias. Quando consideramos a análise prévia que fizemos da pirâmide etária do Brasil, temos que a faixa etária que vai de 35 a 39 anos é a mais populosa delas, com 16,1 milhões de habitantes ou 8% da população do país. Esse intervalo de idades pertence ao grupo etário dos adultos.

Saiba mais: Existe controle de natalidade em algum país atualmente?

Para que serve a pirâmide etária?

A pirâmide etária é um instrumento de análise demográfica que serve para a compreensão do perfil da população de um território com base na idade e no sexo, dois aspectos que são combinados para a confecção desse tipo de gráfico. Com base na distribuição da população por faixas etárias e na sua variação periódica, analisada mais comumente de ano a ano, é possível entender o comportamento de diferentes indicadores demográficos, como:

  • taxa de natalidade;
  • taxa de mortalidade;
  • expectativa de vida;
  • crescimento populacional.

Além disso, a pirâmide etária permite visualizar faixas etárias que concentram maior ou menor população de cada sexo, viabilizando a investigação mais ampla a respeito das suas causas e consequências. Considerando toda a pirâmide etária, sua confecção e análise servem para a elaboração e a implementação de políticas públicas em diferentes setores importantes para o desenvolvimento social de um território, como saúde e educação.

Fachada do edifício do INSS, no Espírito Santo, em texto sobre pirâmide etária do Brasil.
A análise da pirâmide etária é importante para a elaboração de políticas públicas em setores como a previdência social.|1|

Pirâmides etárias auxiliam, ainda, na análise futura sobre a população, como é o caso das relações entre a população economicamente ativa (PEA) e a parcela que pode ser descrita como dependente, que são as crianças e os idosos. Com base nisso, é possível realizar o planejamento da previdência social, por exemplo, e elaborar medidas para diminuir ou compensar a variação na taxa de dependência a médio e longo prazo no mercado de trabalho e em setores correlatos.

→ Videoaula sobre pirâmide etária

IFrame

Exercícios resolvidos sobre pirâmide etária do Brasil

Questão 1

(FGV) O gráfico a seguir mostra as pirâmides demográficas do Brasil, em 1960 e 2010.

Gráfico das pirâmides demográficas do Brasil em 1960 e 2010, segundo o IBGE.

Sobre a evolução da população brasileira, no período 1960/2010, assinale a afirmativa correta.

a) O estreitamento da base da pirâmide, em 2010, indica um ligeiro aumento da taxa de natalidade.

b) O alargamento do ápice da pirâmide, em 2010, mostra um leve decréscimo do contingente de idosos.

c) O maior contingente de adultos, em 2010, indica um aumento da população economicamente ativa.

d) A base da pirâmide mais larga, em 1960, mostra um pequeno aumento do contingente de jovens.

e) O alargamento da pirâmide, no período, atesta um acréscimo significativo da taxa de mortalidade.

Resposta: Alternativa C.

Entre os anos indicados, é possível observar um aumento da população adulta e uma diminuição da população jovem, que mostra menor natalidade e a ampliação da PEA, que é a população economicamente ativa (em idade para trabalhar).

Questão 2

(UEAM) Examine as pirâmides etárias do Brasil e do estado do Amazonas, segundo dados do Censo Demográfico 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Pirâmides etárias do Brasil e do Amazonas segundo o Censo 2022 do IBGE.

O exame das pirâmides etárias permite concluir que a população do Amazonas possui, proporcionalmente à população do Brasil, mais pessoas na faixa etária:

a) infantil, o que desobriga o estado de realizar investimentos em áreas assistenciais relacionados à população adulta ou idosa.

b) adulta, o que exige maior ação das políticas públicas voltadas a emprego e renda no estado em relação ao cenário do país.

c) adulta, o que exige maior arrecadação do sistema público de previdência pelo estado em relação ao contexto do país.

d) jovem, o que possibilita uma transição demográfica acelerada ao estado, quando comparado com o contexto do país.

e) jovem, o que assegura um maior período de bônus demográfico ao estado, quando comparado com o cenário do país.

Resposta: Alternativa E.

Comparativamente ao Brasil, o Amazonas tem maior população jovem. Com isso, aumenta a janela demográfica (ou bônus demográfico) do estado, que representa um aumento futuro na população apta a trabalhar e a diminuição da taxa de dependência de faixas etárias jovens e idosas. Há, então, a oportunidade para maior desenvolvimento socioeconômico do Amazonas com base em políticas públicas que levem em consideração essa estrutura demográfica.

Notas

|1| PAULO, Paula Paiva. Brasil tem menor número de nascimentos desde 1976, diz IBGE. G1, 16 mai. 2025. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2025/05/16/ibge-queda-nascimentos-2023.ghtml.

|2| PIRÂMIDES POPULACIONAIS DO MUNDO DE 1950 A 2100. Japão 2024. PopulationPyramid.net, 2024. Disponível em: https://www.populationpyramid.net/japan/2024/

|3| PIRÂMIDES POPULACIONAIS DO MUNDO DE 1950 A 2100. França 2024. PopulationPyramid.net, 2024. Disponível em: https://www.populationpyramid.net/

Créditos da imagem

|1| SERGIO V S RANGEL/ Shutterstock

Fontes

BELLO, Luiz. Censo 2022 mostra um país com menos filhos e menos mães. Agência IBGE Notícias, 27 jun. 2025. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/43837-censo-2022-mostra-um-pais-com-menos-filhos-e-menos-maes.

IBGE. Atlas Geográfico Escolar. Rio de Janeiro: IBGE, [2024]. Disponível em: https://atlasescolar.ibge.gov.br/atlas.html.

IBGE. Estatísticas do povoamento: Evolução da população brasileira. IBGE: Brasil 500 anos, 2000. Disponível em: https://brasil500anos.ibge.gov.br/estatisticas-do-povoamento/evolucao-da-populacao-brasileira.html.

IBGE. Pirâmide Etária. IBGE Educa, [s.d.]. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18318-piramide-etaria.html.

PIRÂMIDES POPULACIONAIS DO MUNDO DE 1950 A 2100. Japão 2024. PopulationPyramid.net, 2024. Disponível em: https://www.populationpyramid.net/japan/2024/

PAULO, Paula Paiva. Brasil tem menor número de nascimentos desde 1976, diz IBGE. G1, 16 mai. 2025. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2025/05/16/ibge-queda-nascimentos-2023.ghtml.

PIRÂMIDES POPULACIONAIS DO MUNDO DE 1950 A 2100. França 2024. PopulationPyramid.net, 2024. Disponível em: https://www.populationpyramid.net/

TAVEIRA, Bruna Daniela de Araújo; ARAÚJO, Wiviany Mattozo de; FOGAÇA, Thiago Kich. Geografia da População. São Paulo: InterSaberes, 2024, 2ª ed.

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.

Videoaulas

Artigos Relacionados

A distribuição da população mundial
A distribuição da população mundial, Quais são os continente mais populosos do mundo, Quais são os países mais pobres do mundo, O número da população mundial.
Censo demográfico
Leia sobre os principais objetivos do censo demográfico. Veja os principais resultados do censo brasileiro de 2022. Entenda a importância do censo demográfico.
Conceitos demográficos
Compreenda quais as diferenças entre os mais diversos conceitos demográficos, como densidade demográfica, superpopulação, crescimento vegetativo e muitos outros.
Crescimento da população brasileira
Crescimento da população brasileira, As causas do Crescimento da população brasileira, O primeiro censo realizado no Brasil, As evoluções da população brasileira, O declínio do crescimento da população brasileira, As causas do declínio do crescimento da população brasileira.
Crescimento populacional
Saiba mais sobre os principais fatores que interferem diretamente no crescimento de uma determinada população. Veja dados sobre a população do Brasil e do mundo.
Distribuiçao da População Brasileira
Distribuição da População Brasileira, O que é a Distribuição da População Brasileira, Como ocorre a Distribuição da População Brasileira, As disparidades na Distribuição da População Brasileira.
Envelhecimento demográfico da Europa
Entenda o que é e quais sãos as causas do processo de envelhecimento demográfico da Europa, um desafio populacional e também econômico.
Envelhecimento populacional
Clique e veja quais fatores explicam o envelhecimento populacional mundial. Entenda quais são os impactos e consequências dessa realidade no Brasil e no mundo.
Explosão demográfica
Clique aqui, conheça as principais causas e consequências da explosão demográfica e saiba como se deu a explosão demográfica no Brasil.
Pirâmide etária
Clique aqui e entenda a função das pirâmides etárias e sua importância para os estudos demográficos de uma população. Saiba quais são seus tipos.
População Atual do Brasil
Confira dados de 2010 sobre a população atual do Brasil.
População do Brasil
Saiba qual é a população do Brasil, segundo o IBGE. Veja a distribuição da população brasileira por região, quais as cidades e os estados mais populosos.
População economicamente ativa do Brasil
Entenda o que é, como é dividida e quais as características específicas da população economicamente ativa do Brasil.
População mundial
Entenda mais sobre alguns aspectos da população mundial, como o seu crescimento e distribuição. Leia ainda a respeito das populações do Brasil e da China.
Tipos de crescimento populacional
O crescimento populacional possui diferentes tipos com distintas fórmulas de cálculo. Que tal conhecer melhor essas variações através deste texto explicativo?
Transição demográfica
Clique aqui e saiba quais são as quatro fases da transição demográfica. Conheça as principais causas e consequências desse processo populacional.