Whatsapp icon Whatsapp

Pirâmide etária

As pirâmides etárias são representações gráficas que indicam o processo de evolução de uma população. Esses gráficos permitem uma análise do cenário demográfico local.
Pirâmide etária mundial (2023).
As pirâmides etárias são gráficos que mostram a evolução da população de uma localidade. (Créditos: Paulo José Soares Braga | Mundo Educação)

A pirâmide etária é uma representação gráfica que apresenta dados da população (conjunto de indivíduos que habitam determinada localidade). Ela é baseada em duas variáveis: gênero e idade. As pirâmides etárias servem para avaliar a evolução de uma população. Elas são importantes para a promoção de políticas públicas na área socioeconômica. Enquanto os países subdesenvolvidos apresentam, no geral, pirâmides jovens, os países mais desenvolvidos possuem pirâmides envelhecidas.

Leia também: Censo demográfico — a pesquisa que busca realizar a contagem da população absoluta de um país

Resumo sobre pirâmide etária

  • As pirâmides etárias são representações gráficas que explicitam características de uma população por meio de variáveis demográficas de gênero e de idade.

  • A leitura e interpretação das pirâmides etárias permite verificar os principais indicadores demográficos de uma nação.

  • Os quatro tipos existentes de pirâmides etárias são:

    • pirâmide etária jovem;

    • pirâmide etária adulta;

    • pirâmide etária envelhecida;

    • pirâmide etária rejuvenescida.

  • As pirâmides etárias dos países desenvolvidos apresentam o formato tradicional de uma pirâmide envelhecida.

  • As pirâmides etárias dos países subdesenvolvidos apresentam o formato tradicional de uma pirâmide jovem.

  • O Brasil tem uma pirâmide etária adulta e com forte tendência de envelhecimento.

Videoaula sobre pirâmide etária

Para que serve a pirâmide etária?

As pirâmides etárias são representações gráficas que mostram a evolução do comportamento de uma população ao longo do tempo. Esses gráficos são utilizados principalmente em análises populacionais, mas também socioeconômicas, que buscam entender o perfil populacional de uma região e, ainda, estudar a evolução demográfica local.

As pirâmides etárias são comumente empregadas por agentes públicos e privados, inclusive, como meio de prever o comportamento futuro de uma população, possibilitando o desenvolvimento de políticas públicas demográficas, como o incentivo à natalidade ou a reforma da previdência.

Tipos de pirâmide etária

As pirâmides etárias explicitam, por meio do seu desenho, características de uma população. Conforme os aspectos gráficos apresentados nessas pirâmides, elas são classificadas em quatro tipos.

Pirâmide etária jovem

Essa representação gráfica possui a base bastante larga, que indica a elevada taxa de natalidade e que a maior parte da população local é jovem. Já o topo dessa pirâmide etária é bastante estreito, uma vez que mostra o baixo percentual de idosos na sua população e a restrita expectativa de vida local. Esse tipo de pirâmide é típico de países subdesenvolvidos que possuem uma população muito jovem.

Representação de uma pirâmide etária jovem, um dos tipos de pirâmide etária.

Pirâmide etária adulta

Essa representação gráfica tem a base e o topo um pouco mais estreitos, pois seu corpo é mais alargado, indicando um perfil populacional em processo de transição demográfica. Assim, verifica-se a diminuição da taxa de natalidade, o aumento da taxa de longevidade e o elevado percentual de população adulta local. Esse tipo de pirâmide é típico de países emergentes ou que estão em desenvolvimento.

Representação de uma pirâmide etária adulta, um dos tipos de pirâmide etária.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Pirâmide etária envelhecida

Essa representação gráfica mostra uma base mais estreita, que indica que há uma baixa taxa de natalidade local. Já o topo é mais largo, resultado da expansão da longevidade e, consequentemente, do aumento do percentual de idosos na população. Esse tipo de pirâmide é típico de países desenvolvidos que já passaram pelo processo de transição demográfica e possuem uma população bastante envelhecida.

Representação de uma pirâmide etária envelhecida, um dos tipos de pirâmide etária.

Pirâmide etária rejuvenescida

Essa representação gráfica apresenta uma base mais alargada, fruto do crescimento do percentual de jovens na população local e, ainda, um topo bem alargado, em razão da elevada expectativa de vida dessa população. Esse tipo de pirâmide é típico de países mais ricos, especialmente os desenvolvidos, que aplicaram políticas de incentivo à natalidade e receberam grande fluxo de imigrantes em idade ativa.

Representação de uma pirâmide etária rejuvenescida, um dos tipos de pirâmide etária.

Gráfico de pirâmide etária

O gráfico das pirâmides etárias é formado por duas variáveis: gênero e idade. As barras horizontais desse gráfico mostram a quantidade de população absoluta por meio do gênero. Essas barras são cortadas por uma faixa vertical, que indica a idade desses grupos populacionais, respeitando justamente a divisão por gênero. Assim, o gráfico das pirâmides etárias, tradicionalmente apresentado em um formato piramidal, representa de forma concisa o perfil de uma população. Veja:

Gráfico da pirâmide etária.

Análise da pirâmide etária

A análise de uma pirâmide etária, e seu posterior enquadramento em uma de suas tipologias, envolve principalmente a interpretação dos dados de gênero e idade apresentados por essa representação e, ainda, o formato do desenho desse recurso de análise demográfica. O exemplo abaixo apresenta a pirâmide etária de Burundi (2019):

Pirâmide etária do Burundi (2019).
Pirâmide etária do Burundi (2019). (Créditos: Paulo José Soares Braga | Mundo Educação)

Vejamos a análise dessa pirâmide:

  • A base dessa pirâmide é bastante larga, portanto, indica uma elevada taxa de natalidade e um amplo percentual de jovens na população local.

  • O topo dessa pirâmide é bastante estreito, logo, mostra uma restrita taxa de longevidade e um pequeno percentual de idosos na população local.

  • O corpo dessa pirâmide está em processo de crescimento, verificado pela ampla taxa de natalidade e pela população local predominantemente jovem.

  • Portanto, verifica-se que essa pirâmide é uma pirâmide etária jovem que indica um perfil populacional típico de um país subdesenvolvido.

Pirâmide etária de países desenvolvidos

As pirâmides etárias dos países desenvolvidos apresentam o formato tradicional de uma pirâmide envelhecida, ou seja, com uma base estreita e um topo largo. Esse formato é resultado das pequenas taxas de natalidade e das elevadas taxas de longevidade registradas nesses países. Em alguns casos, mediante a aplicação de políticas públicas de incentivo à natalidade e imigração, as pirâmides etárias dos países desenvolvidos apresentam formatos rejuvenescidos.

Pirâmide etária da Itália (2023)
Pirâmide etária da Itália (2023). (Créditos: Paulo José Soares Braga | Mundo Educação)

Pirâmide etária de países subdesenvolvidos

As pirâmides etárias dos países subdesenvolvidos apresentam o formato tradicional de uma pirâmide jovem, ou seja, com uma base larga e um topo estreito. Esse formato é fruto das elevadas taxas de natalidade registradas nesses países. Elas indicam uma população predominantemente jovem. O perfil demográfico das pirâmides etárias dos países subdesenvolvidos mostra que essas nações ainda não passaram pelo chamado processo de transição demográfica.

Pirâmide etária do Nepal (2023).
Pirâmide etária do Nepal (2023). (Créditos: Paulo José Soares Braga | Mundo Educação)

Qual a importância da pirâmide etária?

A importância das pirâmides etárias está ligada especialmente ao papel dessas representações na análise demográfica de uma população. Com base na leitura e interpretação das pirâmides etárias, torna-se possível verificar os principais indicadores demográficos de uma nação e, consequentemente, traçar um perfil populacional dessas localidades. A Geografia da população é a área da ciência geográfica responsável pelo estudo das pirâmides etárias.

As pirâmides etárias possibilitam ainda o desenho de políticas públicas, como o incentivo à natalidade, a promoção da imigração e o aproveitamento do bônus demográfico. Essas pirâmides são, além de um importante instrumento demográfico, uma ferramenta para a feitura de estudos socioeconômicos que permitem entender o comportamento de determinado grupo de pessoas bem como traçar estratégias para o desenvolvimento social de diferentes localidades.

Pirâmide etária do Brasil

Pirâmide etária do Brasil (2023).
A pirâmide etária do Brasil é classificada como adulta. (Créditos: Paulo José Soares Braga | Mundo Educação)

O Brasil, conforme estimativas apresentadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), possui uma população adulta e em rápido processo de envelhecimento. Esse cenário é fruto da queda da taxa de natalidade registrada nos últimos anos entre as famílias do país bem como da expansão da expectativa de vida média entre os brasileiros.

A pirâmide etária brasileira acima apresenta um corpo bastante largo, uma base mais estreita e um topo em crescimento. Esse cenário indica que o Brasil registra uma queda da taxa de natalidade, um aumento da expectativa de vida e um elevado percentual de adultos na população.

Contudo, as previsões demográficas sugerem que haverá uma forte transformação do formato da pirâmide etária brasileira nos próximos anos, resultado justamente do envelhecimento da população do país. Nesse sentido, caso não haja nenhuma ação direta em termos governamentais, a pirâmide etária brasileira ficará cada vez mais envelhecida.

Veja também: Qual é a expectativa de vida no Brasil?

Exercícios resolvidos sobre pirâmide etária

Questão 1

(UEG) Observe a pirâmide etária dos países A e B.

Pirâmides etárias de dois países em uma questão da UEG.

De acordo com a análise das pirâmides etárias, verifica-se que:

A) o país A possui percentual de população adulta e idosa maior, se comparado ao país B.

B) a população em idade economicamente ativa no país A é menor que no país B.

C) no país A, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é maior que no país B.

D) a população adulta do país A tende a diminuir nos próximos 30 anos.

E) no país A, observa-se uma crescente redução da taxa de natalidade.

Resolução: Alternativa B

O volume de crianças na pirâmide A é muito elevado. Já na pirâmide B há um maior número de adultos. Portanto, o país A tem menor população em idade ativa quando comparado ao país B.

Questão 2

(Unesp) Analise a figura.

Gráfico da distribuição etária da população do Brasil por sexo (2000 e 2035) em uma questão da Unesp sobre pirâmide etária.

Sobre as causas e os possíveis efeitos da previsão de mudança da estrutura etária brasileira entre 2000 e 2035, pode-se afirmar que

A) a expansão do topo da pirâmide está associada à tendência de crescimento da expectativa de vida no Brasil e um de seus efeitos deverá ser a diminuição de demanda por serviços de saúde dirigidos à população idosa do país.

B) a redução do topo da pirâmide etária está associada à tendência de crescimento da expectativa de vida no Brasil e um de seus efeitos deverá ser o aumento dos serviços turísticos destinados especialmente à população idosa do país.

C) a redução da base da pirâmide está associada à queda da taxa de natalidade e um dos seus efeitos deverá ser a diminuição do número de jovens em idade escolar no país.

D) a redução da base da pirâmide está associada ao aumento da taxa de fecundidade e um dos seus efeitos deverá ser o aumento total do número de jovens em idade escolar no país.

E) o aumento proporcional da população adulta no país está associado ao aumento da taxa de natalidade e um dos seus efeitos deverá ser a constituição de uma situação de pleno emprego junto à população adulta do país.

Resolução:

Alternativa C

A previsão da diminuição da base da pirâmide etária brasileira indica que haverá uma diminuição da taxa de natalidade no país e, consequentemente, a retração do percentual de crianças na população local.

Fontes

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Pirâmides Etárias e Envelhecimento da População. Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul. Disponível em: https://atlassocioeconomico.rs.gov.br/piramides-etarias-e-envelhecimento-da-populacao.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pirâmide etária. IBGE Educa. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18318-piramide-etaria.html.

POPULATION PYRAMID. Pirâmides Populacionais do Mundo desde 1950 até 2100. Population pyramid. Disponível em: https://www.populationpyramid.net/pt/mundo/2023/.

Publicado por Mateus Campos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

A distribuição da população mundial
A distribuição da população mundial, Quais são os continente mais populosos do mundo, Quais são os países mais pobres do mundo, O número da população mundial.
As 20 cidades mais populosas do mundo
Saiba quais são as 20 cidades mais populosas do mundo. Veja ainda quais são as 5 cidades mais populosas do Brasil e a diferença entre populoso e povoado.
Conceitos demográficos
Compreenda quais as diferenças entre os mais diversos conceitos demográficos, como densidade demográfica, superpopulação, crescimento vegetativo e muitos outros.
Desafios Demográficos do Século XXI
No início do século XXI, entre novos e velhos problemas, os desafios demográficos são colocados para a humanidade. Leia e entenda!
Diferença entre populoso e povoado
Saiba qual é a diferença entre os conceitos de populoso e povoado e entenda melhor a dinâmica das populações. Descubra também quais são os países mais populosos e os países mais povoados do mundo. Saiba ainda se o Brasil é populoso ou povoado. Leia o texto a seguir e entenda mais sobre esse assunto.
Divisão Internacional do Trabalho (DIT)
Divisão Internacional do Trabalho (DIT), O que é a Divisão Internacional do Trabalho (DIT), As características da Divisão Internacional do Trabalho (DIT), Quando teve início a Divisão Internacional do Trabalho (DIT), Os pontos positivos da Divisão Internacional do Trabalho (DIT), A quem interessa a Divisão Internacional do Trabalho (DIT).
Os fluxos de informações
As principais tecnologias existentes no mundo contemporâneo.
Sistemas agrícolas
Você sabe o que são sistemas agrícolas? Clique aqui, veja como funcionam os modelos extensivo e intensivo e qual deles é usado na agropecuária brasileira.
Teorias demográficas
Acesse e saiba mais sobre as teorias demográficas. Veja o que defende cada uma delas e quais suas principais propostas. Entenda também o objetivo dessas teorias.
Tipos de crescimento populacional
O crescimento populacional possui diferentes tipos com distintas fórmulas de cálculo. Que tal conhecer melhor essas variações através deste texto explicativo?
Tráfico Humano
Características de uma das principais atividades ilegais do século XXI.