Whatsapp icon Whatsapp

Crescimento populacional

O crescimento populacional é marcado por variáveis econômicas, políticas, culturais e sociais. Atualmente a população do planeta é de cerca de 7,6 bilhões de habitantes.
A população mundial apresentou um forte crescimento nas últimas décadas. [1]
A população mundial apresentou um forte crescimento nas últimas décadas. [1]

O crescimento populacional é um fenômeno demográfico que consiste no aumento do número absoluto de pessoas que habitam uma determinada área. O incremento de uma população ocorre por meio da taxa de crescimento natural e vegetativo, bem como a partir do crescimento absoluto do número total de habitantes. Esse último indicador considera, além de variáveis como natalidade e mortalidade, o saldo migratório.

A população mundial apresentou um crescimento substancial ao longo do século XX em razão da melhoria das condições de renda e saúde. O Brasil seguiu essa lógica e presenciou um forte incremento da sua população no último século. Porém, as previsões demográficas indicam uma tendência de estabilidade e até mesmo de queda do crescimento populacional na atualidade. O cálculo do índice de crescimento populacional é realizado por meio da soma das taxas de crescimento vegetativo e de saldo migratório de uma determinada população.

Leia também: Conceitos demográficos conhecimentos básicos para compreender as dinâmicas populacionais

Resumo sobre crescimento populacional

  • O crescimento populacional consiste no incremento do número absoluto de habitantes de uma determinada região.

  • O incremento da população ocorre por meio da taxa de crescimento vegetativo e da taxa de crescimento absoluto.

  • O crescimento vegetativo, também chamado de crescimento natural, é a diferença entre as taxas de natalidade e de mortalidade.

  • O crescimento absoluto considera, para além do crescimento natural ou vegetativo, o saldo migratório da população local.

  • O cálculo do crescimento populacional é efetivado pela soma das taxas de crescimento vegetativo e de saldo migratório de uma população.

  • O planeta passou por um incremento populacional consistente no século XX a partir de transformações nos âmbitos econômicos, sociais e culturais.

  • O Brasil também vivenciou um forte incremento da sua população. Atualmente, o país é o sexto mais populoso de todo o mundo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é crescimento populacional?

O crescimento de uma população é o aumento do número total de habitantes de um município, estado, país ou região. Portanto, esse índice indica qual a taxa de crescimento de um grupo de indivíduos em um determinado período de tempo. O aumento do número de habitantes é verificado por meio da consideração de dados demográficos, especialmente da taxa de natalidade e da taxa de mortalidade. O cálculo da diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade é chamado de crescimento natural ou vegetativo. Quando esse crescimento é positivo, afirma-se que há um crescimento da população. Já quando esse crescimento é dado em resultados negativos, infere-se que houve o decréscimo populacional. Ademais, há ainda o papel do saldo migratório da população, elemento fundamental para entender o crescimento demográfico absoluto.

Quais são os tipos de crescimento populacional?

O crescimento da população é uma importante ferramenta de análise do cenário demográfico de uma determinada região. A partir dele, por exemplo, torna-se possível estabelecer um conjunto de políticas públicas voltadas para o atendimento da população. O crescimento de um determinado grupo populacional está ligado a inúmeras questões de cunho cultural, político, econômico e social. No geral, interpreta-se que há um crescimento populacional quando ocorre o registro de aumento do número absoluto de habitantes de uma determinada localidade. Sendo assim, há dois tipos de crescimento populacional, sendo eles:

  • Crescimento natural ou vegetativo: está atrelado ao aumento do número de habitantes de uma determinada região em razão da diferença positiva entre as taxas de natalidade e de mortalidade. Portanto, quando o número de nascimentos é superior ao número de mortes em uma dada população, afirma-se que houve um crescimento populacional positivo.

  • Crescimento absoluto: relaciona-se diretamente ao movimento de migração entre localidades distintas. O movimento de migração refere-se ao deslocamento de indivíduos, por meio da entrada e da saída de uma população. Logo, reflete-se diretamente no número total de habitantes de uma região. Sendo assim, o crescimento absoluto considera, para além do crescimento natural ou vegetativo, o saldo migratório de uma população. Assim, quando o número de entrada de migrantes é superior ao de saída, afirma-se que houve um saldo migratório positivo e, por consequência, um crescimento da população.

Veja também: Como calcular a densidade demográfica?

Quais são os fatores que influenciam o crescimento populacional?

O crescimento de uma determinada população é influenciado por um conjunto de fatores de ordem política, econômica, social e cultural. Desse modo, o crescimento populacional ocorre de maneira diferenciada entre as mais distintas regiões do globo, justamente por reunir vários elementos e especificidades locais na sua configuração. Uma análise generalizada do crescimento da população permite inferir que os principais elementos que influenciam na sua constituição são as taxas de natalidade, mortalidade e longevidade. Porém, há ainda vários outros fatores que extrapolam as questões propriamente demográficas, como o quadro econômico, o desenvolvimento social e o acesso à saúde. Logo abaixo há uma lista de fatores que influenciam o crescimento populacional.

  • Crescimento vegetativo: o aumento natural do número de habitantes é o principal elemento analisado para a avaliação do crescimento populacional. Na medida em que há uma saldo positivo entre o número de nascimentos e o de mortes, percebe-se diretamente o crescimento da população de uma dada região.

  • Saldo migratório: o saldo positivo do movimento migratório de uma população específica também é um fator demográfico que interfere no crescimento da população. Esse dado está diretamente relacionado ao crescimento absoluto e indica que o número de entradas de migrantes em uma determinada região foi positivo.

  • Taxa de mortalidade e de mortalidade infantil: a queda das taxas de mortalidade, seja da população geral, seja do grupo específico da população infantil, reflete-se diretamente no crescimento da população. Esse dado demográfico está ligado, em especial, à melhoria das condições de saúde de uma população, como o maior acesso às políticas de vacinação, planejamento familiar, saneamento básico, entre outras.

  • Taxa de longevidade: a longevidade, também chamada expectativa de vida, é um importante indicador demográfico relacionado ao crescimento populacional, já que o avanço da idade de uma determinada população contribui para o crescimento absoluto dela. Esse indicador também está prioritariamente ligado às questões de saúde, mas também ao desenvolvimento econômico e social de uma população.

  • Melhoria da qualidade de vida: esse fator qualitativo reflete o maior acesso de uma determinada população às políticas de geração de emprego e renda. Ademais, indica ainda boas condições de saúde, educação e cultura disponíveis em uma sociedade. A qualidade de vida contribui diretamente para o crescimento populacional, visto que as melhores condições de saúde e renda permitem que as famílias tenham mais filhos.

Homem sendo vacinado.
As vacinas contribuíram para a diminuição da mortalidade e o aumento da expectativa de vida das populações.

O crescimento populacional mundial

O crescimento da população mundial, especialmente no século XX, aconteceu de maneira muita acentuada. O planeta passou por um incremento populacional relevante, principalmente a partir do início do referido último século, quando medidas consistentes nos âmbitos econômicos, sociais e culturais foram desenvolvidas.

Em 1950, por exemplo, a população planetária era um pouco maior que 2 bilhões de habitantes. Já em 1960 esse número era de 3 bilhões e, em meados de 1974, chegou até 4 bilhões de habitantes. Esse intenso crescimento foi verificado ao longo das décadas seguintes, com um número de 5 bilhões de habitantes na década de 80 e de 6 bilhões de habitantes na década de 90. A população planetária apresentou um crescimento um pouco menor a partir do século XXI, mas, mesmo assim, a população chegou aos 7 bilhões em 2011 e, em 2021, estima-se que haja mais de 7,6 bilhões de habitantes em todo o mundo.

As estimativas demográficas recentes apontam que a população mundial pode chegar a um número superior a 9 bilhões de habitantes em 2050.

O crescimento da população mundial no último século foi balizado pelas melhorias nas condições de saúde, de emprego e de renda da população. O século XX marcou avanços importantes em diversas áreas da sociedade, como a melhoria do acesso às políticas públicas em saúde e saneamento básico. Esses fatores contribuíram para a diminuição da taxa de mortalidade da população, especialmente a população infantil, além de influenciar o aumento da expectativa de vida. Logo, foram fatores contribuintes para o crescimento da população mundial.

Ademais, a humanidade viveu, ao longo do último século, momentos importantes de reconfiguração das lógicas econômicas e produtivas. O intenso êxodo rural, atrelado ao aumento da urbanização e à intensificação da industrialização, melhorou substancialmente a condição de vida das famílias. Portanto, o crescimento da população mundial também teve como fatores importantes as melhorias nas condições de emprego, renda e qualidade de vida das populações.

Homem observando prédios habitacionais.
O crescimento da população contribuiu para o adensamento urbano.

Por sua vez, o século XXI apresenta uma tendência de decréscimo do crescimento da população mundial, especialmente nos países mais desenvolvidos do globo. O maior acesso às políticas de planejamento familiar, o desenvolvimento de métodos contraceptivos, a maior participação de mulheres no mercado de trabalho e as mudanças culturais das sociedades são fatores que têm contribuído para a diminuição do número de filhos da população em geral.

Portanto, há um vislumbre de que, conforme a tendência atual, haja um decréscimo consistente das taxas de incremento populacional mundial nos próximos anos. Porém, esse movimento não é homogêneo em todo o globo, uma vez que países subdesenvolvidos, como os africanos, ainda registram um grande volume de nascimentos. Ademais, ainda há um crescimento populacional em termos absolutos no globo, que deve perdurar até o final do presente século.

Veja também: As 20 cidades mais populosas do mundo

O crescimento populacional no Brasil

A lógica de crescimento da população brasileira ocorreu de forma bastante próxima ao cenário mundial. Em termos demográficos, o século XX foi marcado, no Brasil, pelo aumento acentuado das taxas de crescimento populacional. Esse cenário foi resultado de fenômenos como o êxodo da população do campo para as cidades em busca de melhores condições de vida. O advento da industrialização também foi um fator preponderante nesse processo. Sendo assim, as melhorias nas condições de saúde e renda da população foram determinantes para a elevação das taxas de natalidade locais. Em 1900, por exemplo, a população brasileira era formada por cerca de 17 milhões de habitantes.

O forte crescimento populacional registrado ao longo do século XX implicou um crescimento absoluto de 100 milhões de habitantes em 80 anos, já que, em 1980, a população brasileira alcançou aproximadamente 119 milhões de habitantes. As décadas de 80 e 90 também registraram um forte incremento populacional e o Brasil iniciou o século XXI com cerca de 170 milhões de habitantes.

Atualmente, no ano de 2021, as estimativas oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o Brasil possui mais de 213 milhões de habitantes. O Brasil é, na atualidade, o sexto país em população absoluta do mundo. Porém, o crescimento populacional do país tem apresentado sinais de estabilidade, em especial pela diminuição do número de filhos por mulher. A maior participação das mulheres no mercado de trabalho, a amplificação da utilização de métodos contraceptivos, o aumento exacerbado do custo de vida, entre outros, são fatores que têm levado os brasileiros a terem menos filhos.

Como calcular a taxa de crescimento populacional?

A taxa de crescimento populacional de uma população é tipicamente calculada por meio da chamada taxa de crescimento vegetativo. Esse indicador refere-se à diferença entre a taxa de natalidade e de mortalidade de uma determinada população. Logo, trata-se de estabelecer a diferença entre o número de nascimentos e o número de mortes de uma população.

Porém, o crescimento populacional deve agregar ainda o saldo migratório de uma população, ou seja, a diferença entre o número de emigrantes e de imigrantes. Sendo assim, esse indicador aponta a diferença entre a entrada e a saída de indivíduos de uma determinada região.

Portanto, o crescimento populacional é devidamente calculado por meio da consideração da taxa de crescimento vegetativo e da taxa de saldo migratório. Esse cálculo é realizado mediante a soma desses dois indicadores, ou seja, das taxas de crescimento vegetativo e de saldo migratório. A soma dessas duas taxas indica corretamente o crescimento de uma população.

Exercícios resolvidos sobre crescimento populacional

Questão 1 (Enem 2019)

O bônus demográfico é caracterizado pelo período em que, por causa da redução do número de filhos por mulher, a estrutura populacional fica favorável ao crescimento econômico. Isso acontece porque há proporcionalmente menos crianças na população, e o percentual de idosos ainda não é alto.

GOIS, A. O Globo, 5 abr. 2015 (adaptado).

A ação estatal que contribui para o aproveitamento do bônus demográfico é o estímulo à:

A) atração de imigrantes.

B) elevação da carga tributária.

C) qualificação da mão de obra.

D) admissão de exilados políticos.

E) concessão de aposentadorias.

Resolução

Alternativa C. O bônus demográfico é um momento que marca uma grande disponibilidade de população em idade ativa. Portanto, é uma fase que pode implicar um grande crescimento econômico, mediante a absorção da mão de obra disponível pelo mercado de trabalho. Porém, para tal, torna-se necessário, entre outros, a qualificação dessa mão de obra para contribuir de maneira efetiva com a geração de riquezas de uma determinada região.

Questão 2 (Enem 2018)

Os países industriais adotaram uma concepção diferente das relações familiares e do lugar da fecundidade na vida familiar e social. A preocupação de garantir uma transmissão integral das vantagens econômicas e sociais adquiridas têm como resultado uma ação voluntária de limitação do número de nascimentos.

GEORGE, P Panorama do mundo atual. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1968 (adaptado).

Em meados do século XX, o fenômeno social descrito contribuiu para o processo europeu de:

A) estabilização da pirâmide etária.

B) conclusão da transição demográfica.

C) contenção da entrada de imigrantes.

D) elevação do crescimento vegetativo.

E) formação de espaços superpovoados.

Resolução

Alternativa B. A diminuição do número de filhos por mulher é um fenômeno vivenciado especialmente nos países mais desenvolvidos do globo. Esse cenário implicou uma diminuição das taxas de crescimento populacional. No mais, a diminuição da fecundidade é um elemento representativo da conclusão do processo de transição demográfica, marcado principalmente pelo envelhecimento da população.

Crédito da imagem

[1] Keitma / Shutterstock

Publicado por Mateus Campos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

A população mundial encontra-se irregularmente distribuída no planeta.
A distribuição da população mundial
A distribuição da população mundial, Quais são os continente mais populosos do mundo, Quais são os países mais pobres do mundo, O número da população mundial.
Compreender os conceitos demográficos é fundamental para entender as dinâmicas populacionais
Conceitos demográficos
Compreenda quais as diferenças entre os mais diversos conceitos demográficos, como densidade demográfica, superpopulação, crescimento vegetativo e muitos outros.
No passado as familias tinham muitos filhos
Controle de Natalidade
Controle de Natalidade, O que é Controle de Natalidade, Como ocorre Controle de Natalidade, Qual é a finalidade do Controle de Natalidade, Quais os pontos positivos do Controle de Natalidade, Quais os pontos negativos do Controle de Natalidade.
O crescimento vegetativo é um importante indicador do aumento da população.
Crescimento vegetativo
Saiba mais sobre o conceito demográfico de crescimento vegetativo. Entenda a diferença entre os aspectos positivo e negativo desse conceito.
Quando a densidade demográfica de uma região é considerada alta, dizemos que esse local é densamente povoado *
Densidade demográfica
Você sabe o que é densidade demográfica? Saiba mais sobre esse conceito demográfico importante para estudos que envolvem a população.
Entender os conceitos de populoso e povoado auxilia na compreensão da dinâmica populacional de diversos países.
Diferença entre populoso e povoado
Saiba qual é a diferença entre os conceitos de populoso e povoado e entenda melhor a dinâmica das populações. Descubra também quais são os países mais populosos e os países mais povoados do mundo. Saiba ainda se o Brasil é populoso ou povoado. Leia o texto a seguir e entenda mais sobre esse assunto.
Envelhecimento populacional
Clique e veja quais fatores explicam o envelhecimento populacional mundial. Entenda quais são os impactos e consequências dessa realidade no Brasil e no mundo.
Pessoa segura pedaço carcomido de pão.
Fome no mundo
Clique aqui, entenda a situação da fome no mundo, descubra quais são suas maiores causas e tipos e saiba quais são as consequências oriundas desse grave problema.
Os novos tipos de racismo
O neorracismo
O neorracismo, O que é racismo, Como surgiu o racismo, O novo tipo de racismo, Os problemas no mundo por causa do racismo, As conseqüências do racismo, Racismo moral, Racismo racial.
Crianças realizando trabalho de adultos
O trabalho infantil
O trabalho infantil, O que é trabalho infantil, Como ocorre o trabalho infantil, Por que ocorre o trabalho infantil, Onde ocorre o trabalho infantil, O trabalho infantil e a escola.
Atualmente, o Brasil é considerado um “país adulto”
Pirâmide etária da população brasileira
Entenda a estrutura demográfica do nosso país por meio da análise da pirâmide etária da população brasileira.
<p>A popula&ccedil;&atilde;o relativa tamb&eacute;m &eacute; conhecida como densidade demogr&aacute;fica ou densidade populacional. Refere-se &agrave;
População absoluta e população relativa
Clique aqui e entenda a diferença entre população absoluta e população relativa, conceitos demográficos que se complementam.
Grande grupo de pessoas reunidas.
Teoria Neomalthusiana
Clique aqui e saiba quais são os elementos que caracterizam a Teoria Neomalthusiana. Saiba também quais seus são pontos positivos e negativos.
O crescimento das populações é motivo para o surgimento de diferentes teorias demográficas
Teorias Demográficas
Conheça as principais teorias demográficas com as suas premissas, bem como as suas críticas e contestações.
Tipos de crescimento populacional
O crescimento populacional possui diferentes tipos com distintas fórmulas de cálculo. Que tal conhecer melhor essas variações através deste texto explicativo?
As variações demográficas passaram a ser mais bem compreendidas com a teoria da transição demográfica
Transição Demográfica
Entenda o que é, como funciona e quais são as características e estágios da transição demográfica.
video icon
Geografia
Países mais violentos do mundo
Assista à nossa aula e conheça os países mais violentos do mundo segundo o ranking de mortes violentas. Entenda as razões para esses índices e quais as áreas do planeta de maior insegurança.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.