Whatsapp icon Whatsapp

Por que o mar é salgado?

Você certamente já fez esta pergunta: por que o mar é salgado? A resposta é um exemplo da dinâmica de desgaste do relevo e também do ciclo da água.
Acúmulo de sal na costa do Mar Morto
Acúmulo de sal na costa do Mar Morto

Uma das dúvidas mais comuns no imaginário popular é: por que o mar é salgado? Apesar de ser uma pergunta aparentemente complexa, o seu entendimento passa pela compreensão de dois processos muito simples: o ciclo da água e o desgaste das rochas.

Sabemos que a água é um dos principais agentes de transformação do relevo. Ela lentamente desgasta as formações rochosas, transformando-as em sedimentos (partículas de rochas). Nesse processo, ela também retira os sais minerais existentes nesses mesmas rochas, aumentando o seu próprio grau de salinidade.

E isso não acontece somente com as rochas litorâneas desgastadas pela água oceânica. Nos rios, esse processo também ocorre, mas, na maioria dos casos, os rios deságuam em mares e oceanos, que recebem toda essa carga de sais minerais gerada.

Mas isso não é tudo para explicar por que a água do mar é salgada. Para isso, como já dissemos, é preciso entender algumas questões referentes ao ciclo hidrológico.

A maior parte da água que evapora para a atmosfera é dos oceanos, responsáveis por cerca de 83% de todo o vapor emitido. No entanto, desse total, apenas 76% transforma-se em chuvas para os próprios oceanos. O restante atinge as áreas continentais, de forma que as bacias hidrográficas direcionam essa água para o leito dos rios.

Portanto, nos rios, chove mais do que evapora; mas, nos oceanos, ocorre o oposto. Por isso, quando os rios deságuam novamente nos mares, eles carregam consigo mais íons e sais minerais provenientes das rochas por eles desgastadas, gerando um acúmulo de sal novamente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O equilíbrio da quantidade de sal nos oceanos só é mantido pela existência da fauna marinha (crustáceos, ouriços e outros), que utiliza parte desse sal para construir conchas, carapaças e outros elementos. Além disso, o processo de formação das bacias sedimentares faz com que esses sais minerais sejam convertidos em rochas com o material residual existente em seu fundo.

Vale lembrar que não são apenas os oceanos que possuem água salgada. Alguns rios e lagos também podem apresentar essa configuração. É o caso, por exemplo, do Mar Morto, que não é mar, e sim um grande lago de água salgada abastecido basicamente pelo Rio Jordão, no limite entre Israel e Jordânia. Como nessa região o índice de evaporação é muito elevado, os sais gerados pelo rio e depositados no lago fazem com que essa localidade apresente o maior nível de salinidade do planeta, a ponto de, com exceção de algumas bactérias, nenhum ser vivo conseguir sobreviver nesse ambiente.

Um último aspecto a ser ressaltado é que o Cloreto de Sódio (NaCl), mais conhecido como sal de cozinha, não é o único entre os sais minerais existentes nos oceanos, embora seja o mais abundante. Também se encontram presentes o carbonato de cálcio (CaCO3), o cloreto de magnésio (MgCl2), o cloreto de potássio (KCl) e muitas outras substâncias químicas.

Publicado por Rodolfo F. Alves Pena

Artigos Relacionados

Diferença entre mar e oceano
Descubra quais são as principais diferenças entre mar e oceano, quais são as definições de cada um e os principais exemplos de mares e oceanos no mundo.
Mar Morto
Características, informações e curiosidades sobre o Mar Morto.
O ciclo da água
O ciclo da água, O que é o ciclo da água, estados físicos da água, etapas do ciclo da água, ciclo da água e evaporação, ciclo da água e a evapotranspiração, ciclo da água e atmosfera, ciclo da água e o lençol freático.
Por que o mar morto recebe este nome?
Conheça as propriedades do ponto mais baixo do planeta Terra.
Água: agente modelador do relevo
A influência das águas na superfície terrestre.
video icon
Escrito"Cigarro eletrônico faz mal mesmo?" sobre a fumaça presente em uma ilustração de cigarro eletrônico.
Química
Cigarro eletrônico, faz mal assim mesmo?
Dispositivos amplamente difundidos hoje e sem relatos concretos sobre os seus malefícios são os cigarros eletrônicos. Por mais que não saibamos de maneira clara o quão fazem mal a saúde é claro e evidente que não fazem bem! Vamos entender o seu funcionamento e desvendar o motivo pelo qual com certeza ele fazem mal a saúde.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.