Whatsapp icon Whatsapp

Produto Nacional Bruto (PNB)

O Produto Nacional Bruto considera a somatória das riquezas produzidas em somatório com o saldo entre a renda que entra e a renda que sai do país.
O Produto Nacional Bruto considera as rendas líquidas recebidas e enviadas ao exterior
O Produto Nacional Bruto considera as rendas líquidas recebidas e enviadas ao exterior

Um dos índices econômicos mais importantes e utilizados tanto por economistas e investidores quanto por analistas sociais é o Produto Nacional Bruto (PNB). Ao lado de outros dados, como o PIB, a renda per capita, o IDH e outros indicadores, o PNB auxilia-nos na compreensão acerca do desenvolvimento das sociedades.

O que é Produto Nacional Bruto (PNB)?

O PNB é a somatória de todas as riquezas produzidas por empresas pertencentes a um país, independentemente do local em que elas estejam atuando. Por exemplo: o PNB do Brasil é o conjunto de riquezas geradas a partir de produtos fabricados por empresas brasileiras, independentemente se essas empresas atuarem no país ou não.

Em outra perspectiva sobre o conceito de PNB, considera-se que ele seja o conjunto de riquezas geradas no país com o desconto de toda renda enviada para o exterior e com a soma de toda riqueza enviada para o país por empresas nacionais que atuam externamente. No caso do Brasil, a renda gerada por uma multinacional estrangeira que atua em território nacional não é considerada pelo PNB, mas a renda de uma empresa brasileira que atua no mercado estrangeiro faz parte dos cálculos.

Qual é a diferença entre PIB e PNB?

A diferença entre Produto Interno Bruto e Produto Nacional Bruto está no fato de o PIB ser a somatória de todas as riquezas produzidas dentro do território sem considerar a sua nacionalidade e também sem levar em consideração as remessas advindas do exterior. Por isso, fala-se em “interno”, pois diz respeito apenas ao território do país. Já o PNB não se preocupa com a localidade, e sim com a nacionalidade, haja vista que as empresas nacionais que atuam no exterior remetem parte de seus lucros para o seu país de origem.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As remessas de renda advindas do estrangeiro são chamadas de RLRE (Renda Líquida Recebida do Exterior), ao passo que as remessas que deixam o país são chamadas de RLEE (Renda Líquida Enviada ao Exterior). Portanto, o PNB nada mais é do que o PIB diminuído pela renda enviada e somado com a renda recebida:

PNB = PIB – RLEE + RLRE

Os países subdesenvolvidos e alguns emergentes possuem a maior parte de suas grandes empresas e indústrias advinda do exterior, principalmente de países desenvolvidos. Assim sendo, o seu PIB tende a ser muito maior do que o seu PNB, pois uma boa parte da renda líquida é enviada para fora de seus domínios. Já os países desenvolvidos tendem a apresentar uma PNB superior ao PIB, pois recebem uma grande quantidade de remessas do exterior em função da atuação de suas grandes multinacionais, a exemplo dos Estados Unidos.

No Brasil, por essa razão, o conceito do PIB é muito mais utilizado pelo governo, pois o PNB tende a ser, em média, 3% menor. Já os EUA, por exemplo, optam por adotar a análise oficial sobre o PNB, pois ele é sempre muito superior ao seu PIB, que também é muito alto (o maior do planeta).

Além de tudo isso, a importância do PNB também se deve à sua utilização para o cálculo da renda per capita, que nada mais é do que a média aritmética do PNB em relação à população residente no país.

Publicado por Rodolfo F. Alves Pena

Artigos Relacionados

PIB do Brasil
Saiba mais como é calculado o PIB do Brasil. Veja quais foram os resultados do PIB brasileiro nos últimos anos e compare com as principais economias do globo.
PIB – Produto Interno Bruto
Descubra o que é o PIB, como ele é calculado, a sua importância e as limitações desse índice de medição econômica.
Renda per capita
Obtida por meio da divisão do Produto Nacional Bruto (PNB) pelo número total de habitantes, a renda per capita é um importante indicador socioeconômico.
video icon
Escrito"Radiação" sobre o símbolo que indica radiação.
Química
Radiação
É comum ligarmos a palavra radiação a algo nocivo, perigoso, mas será que funciona dessa maneira? A radiação está presente em boa parte do nosso cotidiano e nos auxilia em muitos processos, facilitando a vida. É a radiação, por exemplo, que nos possibilita assistir a TV, ouvir o rádio; também é ela que nos auxilia em tratamentos médicos. Vamos entender um pouquinho mais sobre a radiação.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.