Whatsapp icon Whatsapp

São Luís

A cidade de São Luís, capital do Maranhão, foi fundada por invasores franceses. O município conta com um rico acervo arquitetônico do período da colonização brasileira.
Bandeira de São Luís
Bandeira de São Luís

      São Luís é a capital do estado do Maranhão. Está localizada no litoral maranhense, na Ilha de Upaon-Açu, junto da foz dos rios Anis e Bacanga. A geografia local é fortemente influenciada pelo Oceano Atlântico, por meio do clima tropical úmido e da vegetação litorânea.

A cidade foi fundada por franceses, por meio da construção do Forte de São Luís, no período do Brasil Colônia. Porém, as tropas portuguesas ocuparam a região e conseguiram estabelecer o domínio da área, mesmo após outras invasões estrangeiras, como a dos holandeses. A contribuição de diversos povos para o município resultou em um cenário muito rico culturalmente.

Na atualidade, São Luís possui mais de 1 milhão de habitantes. A cidade, em termos econômicos, é dependente do setor terciário, como em atividades do setor público e de comércio e serviços. Já em termos de infraestrutura, São Luís é um importante entrocamento logístico de ferrovias e possui grandes portos marítimos.

Leia também: Quais são as capitais dos estados brasileiros?

Resumo

  • A cidade de São Luís foi fundada em 1612, a partir da chegada de tropas francesas na região. Já o estabelecimento oficial das tropas portuguesas se deu a partir de 1645, por meio de vitórias militares contra os franceses e, posteriormente, contra os holandeses.

  • A geografia do território são-luisense é caracterizada pelo relevo formado por planícies litorâneas, pelo clima tropical e pela vegetação composta por dunas, mangues e restingas. A cidade está situada em uma ilha, chamada de Upaon-Açu.

  • São Luís é a quarta maior cidade em população da Região Nordeste do Brasil. O município conta com cerca de 1,1 milhão de habitantes. A população local foi formada por meio dos imigrantes europeus, dos nativos indígenas e dos escravos africanos.

  • A economia de São Luís tem base terciária. Portanto, destacam-se os setores de administração pública, comércio, serviços, logística e turismo. A cidade conta ainda com indústrias de transformação.

  • Em São Luís está localizado o Porto de Itaqui, um dos mais importantes portos marítimos do Brasil, responsável por um grande volume de exportações de produtos primários. A cidade conta ainda com as ferrovias São Luís-Teresina, Carajás e Norte-sul.

  • A divisão administrativa da cidade de São Luís conta atualmente com 38 bairros oficiais. Porém, essa divisão não contempla as inúmeras ocupações irregulares da cidade.

  • O centro histórico de São Luís foi incluído na lista de Patrimônios Mundiais da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 1997. Os azulejos portugueses, típicos do casario colonial local, são um símbolo da cidade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dados gerais de São Luís

Localização de São Luís

  • País: Brasil.

  • Unidade federativa: Maranhão.

  • Região intermediária: São Luís.

  • Região imediata: São Luís.

  • Região metropolitana: Região Metropolitana de São Luís.

  • Municípios limítrofes: Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Raposa, Alcântara.

Geografia de São Luís:

  • Área total: 583,063 quilômetros quadrados.

  • População total: 1.108.975 habitantes.

  • Densidade demográfica: 1.215,69 habitantes/quilômetro quadrado.

  • Gentílico: são-luisense ou ludovicense.

  • Clima: tropical.

  • Altitude: 4 metros.

  • Fuso horário: UTC-3.

Histórico:

  • Fundação: 8 de setembro de 1612.

História de São Luís

A ocupação estrangeira do atual território da cidade de São Luís, antes dominado pelos índios tupinambás, foi iniciada em 1612 por meio da invasão de tropas francesas. A França, que já havia realizado várias incursões no litoral brasileiro, aproveitou-se da ausência de tropas portuguesas na região e estabeleceu o controle local, por meio da construção do Forte de São Luís. Essa ocupação serviu como pretexto para que Portugal estabelecesse um maior poder territorial sobre a faixa do meio-norte brasileiro, realizando várias ocupações na região e expulsando os franceses do litoral maranhense.

Mesmo assim, novas incursões europeias foram realizadas, com destaque para os holandeses, que também tiveram a intenção de estabelecer colônias na região frustrada, em razão de embates militares que foram vencidos pelos portugueses.

O estabelecimento português na atual cidade de São Luís se deu efetivamente a partir de 1645, por meio da implementação de pequenas estruturas urbanas na ilha de Upaon-Açu. Porém, o crescimento econômico e demográfico da cidade ocorreu de maneira efetiva somente no século XIX, em especial por meio do desenvolvimento das culturas de cana-de-açúcar e algodão. A cidade de São Luís era o principal porto de exportação do algodão brasileiro para a Europa.

A decadência econômica da cidade decorreu justamente da queda dos preços do algodão no mercado internacional, em conjunto com a ampliação da oferta desse produto no mundo. Na atualidade, a cidade continua amparada economicamente no comércio de bens primários, sendo os bens agrícolas substituídos pelo comércio de bens minerais.

Leia também: Pernambuco — dados gerais desse estado que também foi alvo dos holandeses

Geografia de São Luís

A cidade de São Luís está localizada no litoral da Região Nordeste do Brasil, mais precisamente do estado do Maranhão, em uma zona marítima marcada por um grande conjunto de ilhas banhadas pelo Oceano Atlântico. O município está situado justamente em uma ilha, chamada de Upaon-Açu, entre as baías de São Marcos e São José de Ribamar, junto da foz dos rios Anis e Bacanga, em uma região geográfica conhecida como Golfão Maranhense.

Em termos de relevo, a cidade é formada predominantemente por áreas de planície litorânea, incluindo regiões com formas de dunas e baixadas alagadas. Os principais rios da cidade são justamente os rios Anis e Bacanga. As principais praias do município são Guia, Cajueiro, Ponta d’Areia, Amor, São Marcos, Calhau, Olho d’Água e Meio. A cidade conta ainda com algumas lagunas, sendo a principal delas a laguna da Jansen.

Por sua vez, em relação ao clima, a cidade possui um clima tropical, marcado pela elevada umidade proveniente do oceano. O município conta com duas estações bem definidas: uma quente e úmida, nos meses de dezembro a junho, em que ocorre o maior volume de chuvas; e uma mais amena e seca, entre os meses de julho e novembro. Já no que toca à vegetação, a cidade possui tipos vegetacionais tipicamente litorâneos, como vegetação de dunas, restingas e manguezais. Há ainda a ocorrência de áreas de mata compostas por palmáceas, como o babaçu.

Mapa de São Luís

Mapa do estado do Maranhão, com destaque para a localização de São Luís.
Mapa do estado do Maranhão, com destaque para a localização de São Luís.

Demografia de São Luís

A cidade de São Luís é a quarta maior em população da Região Nordeste do Brasil. O município conta com cerca de 1,1 milhão de habitantes. A densidade demográfica da cidade também é considerada muito elevada, em razão da grande população absoluta concentrada em uma pequena extensão territorial local. A população são-luisense foi formada por vários grupos étnicos, uma vez que a cidade recebeu incursões de muitos povos europeus, como portugueses, franceses e holandeses, além dos povos indígenas que já habitavam a região e os povos africanos que foram trazidos de maneira forçada por meio do processo de escravidão.

Em termos demográficos, a cidade de São Luís é o principal centro urbano do estado do Maranhão e um dos principais da Região Nordeste. A cidade conta com uma população em expansão, principalmente por causa dos movimentos migratórios provenientes do interior do estado e também da migração de retorno.

A religião mais praticada é o cristianismo, com destaque para o catolicismo, o protestantismo e o espiritismo. A cidade conta com um desenvolvimento humano elevado. Porém, é marcada pela grande desigualdade social e pela elevada taxa de pobreza entre a sua população.

Economia de São Luís

A economia de São Luís está ancorada no setor terciário, com destaque para as atividades relacionadas à administração pública, ao comércio e às atividades logísticas. Na atualidade, a cidade é um dos principais centros logísticos do Norte-Nordeste brasileiro, principalmente em razão do grande volume de produtos minerários que são exportados por meio da estrutura portuária da cidade. A exportação de produtos agropecuários, provenientes de outras regiões, tem crescido nos últimos anos. O turismo também é uma atividade econômica importante para o município.

Centro histórico de São Luís, Maranhão.
O setor turístico é um dos que têm mais crescido em São Luís, em especial devido às riquezas históricas e paisagísticas da cidade. [1]

Para além do setor terciário, a cidade também é um centro importante do setor secundário maranhense, contendo várias indústrias de pequeno e médio porte. A indústria de transformação é a principal do município, voltada em especial para o beneficiamento de alumínio e bauxita, entre outros minérios. Ademais, a cidade possui muitas plantas de indústrias alimentícias. Já o setor primário é praticamente inexistente no município, uma vez que não há disponibilidade de espaço territorial para a implementação de cultivos agrícolas e atividades pecuárias.

Infraestrutura de São Luís

A cidade de São Luís tem se destacado, nos últimos anos, como um importante centro de transportes do Meio-Norte do Brasil. O município conta com equipamentos modernos de transporte marítimo, como os portos de Ponta da Madeira e Itaqui, sendo esse último um dos principais centros de exportação de produtos do território brasileiro.

A cidade é ainda um importante entrocamento ferroviário, já que integra as ferrovias São Luís-Teresina, Carajás e Norte-sul. No mais, São Luís também é atendida por rodovias e serviços de barcas, além de ser servida pelo Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, o principal do estado do Maranhão.

Em termos de acesso aos serviços públicos, São Luís detém uma rede de saúde e educação de ampla abrangência. Os sistemas de saneamento básico, que contemplam acesso à água e esgoto, assim como o serviço de energia elétrica, também possuem uma boa cobertura, apesar das dificuldades de oferta desses serviços nas zonas periféricas da cidade e também em áreas de ocupação irregular.

Ademais, como de costume nos grandes centros brasileiros, a cidade de São Luís sofreu com um processo de crescimento desordenado, que influenciou nas dificuldades estruturais do município, assim como na deficiência da oferta de serviços públicos para toda a população.

A divisão administrativa da cidade de São Luís conta atualmente com 38 bairros oficiais. Porém, essa contagem não inclui as inúmeras ocupações irregulares locais, conhecidas popularmente como palafitas e favelas. A cidade é formada somente pelo distrito-sede, São Luís, que ocupa um pouco mais da metade da extensão territorial da ilha de Upaon-Açu. O município conta ainda com várias outras ilhas de pequena extensão territorial. Comumente, a cidade de São Luís é dividida em cidade antiga e cidade nova.

Leia também: Urbanização no mundo subdesenvolvido

Governo de São Luís

O governo municipal são-luisense é formada pela estrutura de Três Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. O Poder Executivo está centrado na figura do prefeito e sua equipe; já o Legislativo, pelo conjunto de vereadores que formam a Câmara Municipal. Em ambos, há a eleição direta dos seus representantes, por meio do voto direto da população em um intervalo de quatro em quatro anos. Atualmente, São Luís conta com um total de 31 vereadores. Já o Poder Judiciário está restrito às unidades de Justiça locais.

Cultura de São Luís

A cidade de São Luís é um dos centro culturais mais dinâmicos do Brasil. A riqueza cultural da cidade advém dos grupos étnicos formadores dos aspectos da cultura do município, marcado por influências europeias, indígenas e africanas. A cidade conta com um belo acervo arquitetônico, formado por um conjunto de construções históricas, com destaque para prédios representativos do barroco português.

Os azulejos portugueses que enfeitam a faixada das construções locais são um símbolo da cidade. O centro histórico de São Luís, inclusive, foi incluído na lista de Patrimônios Mundiais da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 1997.

O município é berço ainda de importantes escritores brasileiros, como Aluísio Azevedo, Gonçalves Dias e Graça Aranha. Destacam-se também os mais variados equipamentos culturais, entre cinemas, espaços de eventos e teatros.

O Teatro Artur Azevedo, localizado na cidade, foi inaugurado em 1817, sendo um dos mais antigos do Brasil. Ele é um importante prédio histórico e cultural de São Luís, assim como o Convento das Mercês, que foi construído em 1654 e sedia na atualidade a Fundação da Memória Republicana Brasileira. A cidade conta ainda com prédios como o Palácio dos Leões, construído em 1612 pelos invasores franceses, e a Catedral de São Luís, símbolo da arte barroca na cidade.

A população de São Luís é conhecida ainda, para além de sua riqueza cultural, pela grande participação em festejos folclóricos e comemorativos. As festas na cidade são embaladas por ritmos típicos, além do forró e reggae. A cidade de São Luís é conhecida inclusive como a capital do reggae no Brasil, sendo comumente chamada de “Jamaica Brasileira”. O Carnaval e as Festas Juninas são destaques dentre as festas que ocorrem no município. Os festivais de bumba meu boi também são típicos da cidade. Por sua vez, há ainda manifestações culturais locais, como o Tambor de Crioula e o Cacuriá.

Celebração de bumba meu boi em São Luís, Maranhão.
Os festejos de bumba-meu-boi, baseados em influências indígenas, são uma das principais manifestações culturais de São Luís. [2]

A culinária local é muito rica em temperos, peixes e frutos do mar, além de frutas e verduras. O principal prato típico da cidade de São Luís, assim como do estado do Maranhão, é o arroz de cuxá, feito com camarão e folha de vinagreira. São alimentos típicos da culinária local o jambo, o leite de coco, o açaí, o sururu e a farinha de mandioca.

Por sua vez, o esporte mais praticado pela população local é o futebol. A cidade de São Luís tem tradição ainda em outros esportes, em especial de praia, como vôlei de praia, surfe e frescobol. O time de basquete feminino da cidade, Sampaio Corrêa, é um dos principais da modalidade no Brasil.

Créditos das imagens

[1] Luis War / Shutterstock.com

[2] OSTILL is Franck Camhi / Shutterstock.com      

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Capitais do Brasil
Quais são as capitais mais ricas do Brasil? E as mais populosas? Conheça as capitais dos estados e leia a história dos municípios que foram sede do governo federal.
Mapa de localização do complexo regional do Nordeste ¹
Complexo Regional do Nordeste
As características físicas, hidrográficas e humanas do Complexo Regional do Nordeste.
Localização do complexo regional amazônico
Complexo regional da Amazônia
As características geográficas do Complexo Regional da Amazônia.
Bandeira de João Pessoa.
João Pessoa
Saiba mais sobre a fundação de João Pessoa. Conheça o significado do nome da cidade. Veja aspectos relacionados à geografia física e humana da capital paraibana.
Maranhão
Clique aqui e conheça a geografia do Maranhão, localizado no Nordeste brasileiro. Descubra mais também sobre a história, economia e cultura do estado.
As sub-regiões do Nordeste
O Nordeste e as Sub-Regiões
As características físicas das sub-regiões do Nordeste brasileiro.
Oceano Atlântico
Clique e veja as características geográficas e morfológicas do Atlântico. Entenda sua importância econômica e ambiental, e saiba dos impactos que ele vem sofrendo.
Região Nordeste
Clique aqui e veja detalhes da geografia do Nordeste, seus aspectos econômicos, produção, agricultura, pecuária e turismo. Saiba também a história do Nordeste.
video icon
Geografia
Geografia no Enem: fontes de energia
Assista à nossa aula sobre fontes de energia no Enem e conheça os pontos fundamentais para a prova. Entenda o conceito de fontes de energia e a diferença entre fontes renováveis e não renováveis. Conheça as principais fontes energéticas do mundo.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.