Whatsapp icon Whatsapp

Pernambuco

Pernambuco é um estado da região Nordeste do Brasil. É dividido em três grandes regiões: Zona da Mata, Agreste e Sertão. O estado apresenta uma ocupação histórica antiga, fruto da colonização empreendida pelos portugueses. A miscigenação da população culminou na criação de diversas práticas culturais, que vão desde o frevo até a capoeira. A cultura do estado é muito valorizada pelo seu povo e bastante difundida no Brasil.

A geografia de Pernambuco é marcada pela diferença entre o litoral, com vegetação tropical e clima úmido, e o interior, com vegetação xerófila e clima seco. As atividades industriais estão concentradas no litoral, região mais rica do estado, onde está disposta a maior parte das indústrias. Pernambuco possui diversos modais de transporte, com destaque para o rodoviário e o aquaviário. O governador do estado é Paulo Câmara.

Leia também: Sergipe – menor estado em extensão territorial do Brasil

Dados gerais do Pernambuco

  • Região: Nordeste
  • Capital: Recife
  • Governo: Paulo Câmara (2019-2022)
  • Área territorial: 98.312 km² (IBGE, 2019)
  • População: 9.616.621habitantes (IBGE, 2020)
  • Densidade demográfica: 89,62 hab./km² (IBGE, 2010)
  • Fuso: UTC-3
  • Clima: tropical

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

História do Pernambuco

O território de Pernambuco foi um dos primeiros ocupados pelos portugueses no Brasil. Por meio da divisão das chamadas Capitanias Hereditárias, em 1534, iniciou-se o povoamento da região, sendo que os portugueses desbravavam as matas do litoral em busca de madeira e minerais preciosos. Contudo, parte do atual Nordeste brasileiro, incluindo a capitania de Pernambuco, foi invadida por forças dos Países Baixos.

Os holandeses ocuparam toda a região e instalaram a capital da nova colônia na cidade de Recife, atual capital de Pernambuco. A cidade, inclusive, sofreu várias melhorias urbanísticas feitas pelos invasores. No entanto, em 1654, o território foi retomado pelos portugueses por meio de várias disputas militares empreendidas no Nordeste.

Mesmo assim, apesar da solução do conflito com os holandeses, os portugueses vivenciaram em Pernambuco um conjunto de revoltas populares, que buscavam, entre outras questões, maior liberdade política e econômica da colônia em relação à metrópole. São exemplos dessas revoltas a Guerra dos Mascates (1710) e a Confederação do Equador (1824).

O Marco Zero do Recife é um importante ponto da capital pernambucana que concentra vários edifícios históricos.
O Marco Zero do Recife é um importante ponto da capital pernambucana que concentra vários edifícios históricos.

Enquanto as revoltas mexiam com o cenário político local, a agricultura era amplamente difundida no litoral, região conhecida como Zona da Mata, por meio de grandes plantações de cana-de-açúcar. Essa espécie vegetal desenvolveu-se com facilidade no solo de massapê típico da região, sendo uma importante geradora de divisas para o estado.

Por sua vez, no interior, predominavam a pecuária extensiva e a agricultura de subsistência, em razão do fenômeno da seca, que já assolava a região do Sertão pernambucano. O cenário político local foi se estabilizando, em especial, após a proclamação da república (1889).

Já em termos econômicos, o estado continuou sendo caracterizado pela produção agrícola. Além disso, nas últimas décadas, Pernambuco tem atraído indústrias, em razão da desconcentração do espaço industrial brasileiro. Apesar disso, a diferença social entre as regiões da Zona da Mata e do Sertão pernambucano perdura até os dias atuais.

Veja também: Revolução Pernambucana de 1817 – movimento de caráter separatista e republicano

Geografia de Pernambuco

O estado de Pernambuco é banhado pelo oceano Atlântico e faz divisa com os estados:

Está localizado na região Nordeste do Brasil e é caracterizado pelas temperaturas elevadas. No litoral predomina o tipo climático tropical úmido, quente e úmido; já no interior, o tipo climático presente é o semiárido, quente e seco. As chuvas são sazonais no litoral, muitas vezes formadas por massas de ar frias que conseguem chegar até o território pernambucano, formando chuvas frontais. Já no interior, a pluviosidade é muito baixa, com volumes menores que 800 milímetros.

Os principais rios que cortam o estado são o São Francisco, o Capibaribe e o Beberibe. As planícies são o formato de relevo predominante no estado. Contudo, há alguns pontos de maior altitude, em razão da presença de formações planálticas, onde a maior altura do relevo influencia no microclima local, como no Agreste.

Já no que toca à vegetação, no litoral há a ocorrência de formações de Mangue e Mata Atlântica; e no interior predomina a Caatinga, tipo vegetal bastante resistente à seca. A região de transição vegetacional é o Agreste, que mescla características de floresta tropical e vegetação xerófila.

Mapa de Pernambuco

Fonte: IBGE.
Fonte: IBGE.

Divisão geográfica de Pernambuco

Os municípios de Pernambuco estão agrupados em quatro regiões geográficas intermediárias e 18 regiões geográficas imediatas, conforme divisão realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no ano de 2017. A tabela seguinte apresenta a disposição dessas regiões no território pernambucano.

Regiões geográficas intermediárias

Regiões geográficas imediatas

 

 

 

Recife

Recife

Goiana-Timbaúba

Palmares

Limoeiro

Vitória de Santo Antão

Carpina

Barreiros-Sirinhaém

Surubim

Escada-Ribeirão

 

Caruaru

Caruaru

Garanhuns

Arcoverde

Belo Jardim-Pesqueira

Serra Talhada

Serra Talhada

Afogados da Ingazeira

 

Petrolina

Petrolina

Araripina

Salgueiro

Fonte: IBGE.

Demografia de Pernambuco

O estado de Pernambuco possui quase 10 milhões de habitantes. A maior cidade em população do estado é a capital, Recife, com cerca de 1,5 milhão de habitantes. Já as cidades de Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Caruaru e Paulista apresentam população maior do que 300 mil habitantes.

A população pernambucana sofreu uma forte miscigenação entre os habitantes originários da região, os colonizadores e os povos africanos. Na atualidade, a maior parte da população do estado é urbana e está concentrada no litoral, sendo que, no interior, na região do Sertão pernambuco, há vazios demográficos.

O estado de Pernambuco foi, ao longo do século XX, uma região repulsora de população, visto que muitos emigrantes saíram do estado em busca de melhores condições de vida na região Sudeste. No entanto, nas últimas décadas, tem-se verificado um movimento de migração de retorno, em razão da melhoria das condições econômicas e sociais do estado.

Economia de Pernambuco

A economia de Pernambuco é bastante diversificada e uma das mais desenvolvidas da região Nordeste. As atividades primárias estão concentradas na agricultura, com destaque para as monoculturas de cana-de-açúcar e algodão, no litoral, e a fruticultura irrigada, na região do vale do rio São Francisco.

Já no setor secundário, a maior parte das indústrias está localizada no litoral pernambucano. Na Zona da Mata, predominam fábricas de alimentos, automóveis, produtos farmacêuticos, artigos metalúrgicos, vidros, entre outros. No Agreste, existe uma concentração de fábricas de roupas. O Sertão pernambucano possui atividade industrial incipiente. O terceiro setor é caracterizado pela forte presença de comércio e serviços, em especial em grandes cidades, como Recife e Caruaru.

O turismo também é uma importante atividade econômica do estado, com destaque para a exploração das belas praias pernambucanas.

Veja também: O que é economia verde?

Governo de Pernambuco

O Poder Executivo do estado de Pernambuco é formado pelo governador Paulo Câmara e pela vice-governadora Luciana Santos. Por sua vez, o Poder Legislativo estadual é composto por 49 deputados; e o Legislativo federal possui 25 deputados e três senadores.

Bandeira de Pernambuco

Infraestrutura de Pernambuco

Pernambuco possui uma boa infraestrutura de transportes. O estado apresenta uma rede multimodal, com destaque para as várias rodovias que ligam as cidades pernambucanas aos demais estados da região Nordeste.

No modal viário, o aeroporto internacional do estado é o principal do eixo Norte–Nordeste do Brasil. Além disso, Pernambuco possui dois portos estratégicos: o de Suape, no oceano Atlântico, e o de Petrolina, no rio São Francisco. Por meio desses dois portos, é realizada a maior parte das transações comerciais do estado. Em relação à infraestrutura de energia, Pernambuco tem apostado nas fontes renováveis, como a eólica e a solar.

Já em termos de infraestrutura social, o estado de Pernambuco foi pioneiro em serviços de saúde no Brasil. A criação de hospitais e maternidades foi priorizada desde o período da colonização, sendo que hoje o estado abriga uma das redes mais completas de saúde do Brasil.

Já em relação ao ensino, as redes de educação abrangem todo o território estadual, sendo que o estado abriga importantes centros universitários públicos e privados de destaque nacional. No entanto, mesmo com tantos investimentos, Pernambuco apresenta grande desigualdade interna, em especial entre o litoral e o interior.

Cultura de Pernambuco

O bolo de rolo, recheado com goiabada, é um produto da culinária típica do Recife, capital de Pernambuco.
O bolo de rolo, recheado com goiabada, é um produto da culinária típica do Recife, capital de Pernambuco.

A cultura de Pernambuco é bastante diversificada e foi constituída por meio de influências indígenas, africanas e portuguesas. A principal festividade pernambucana é o Carnaval, festa em que predominam manifestações tradicionais, como o frevo e o maracatu. A dança do coco e o samba de roda também são danças de origem pernambucana. Na música, destacam-se o baião, o xaxado, o forró e o movimento manguebeat.

O território do estado possui uma ocupação muito antiga, fator que contribuiu para a criação de várias práticas culturais ao longo do tempo. A capoeira, mistura de dança e luta de passos marcados, possivelmente teria surgido em Pernambuco. Já na culinária, o estado tem comidas típicas, como a feijoada e o bolo de rolo. A cachaça, bebida tradicional brasileira, teria sido criada em território pernambucano.

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Acre
Saiba mais sobre o Acre. Leia sobre a sua história e veja de que forma é composta a cultura da região. Conheça os principais aspectos geográficos do estado.
Alagoas
Clique e veja as características físicas e geográficas de Alagoas e entenda também os fatores históricos, políticos, territoriais e econômicos desse estado.
Amapá
Saiba mais sobre o estado do Amapá, localizado no extremo Norte do Brasil. Conheça aspectos naturais do território, leia sobre sua economia, história e cultura.
Bahia
Saiba mais sobre a história do povoamento do território da Bahia. Veja também as principais características geográficas do estado, como demografia e economia.
Ceará
Saiba mais sobre as características geográficas do Ceará. Veja as principais informações sobre o território cearense, sua economia, seu governo e sua cultura.
Distrito Federal
Conheça as características do Distrito Federal. Entenda a divisão geográfica e a forma de administração pública que são específicas desse ente federado brasileiro.
Espírito Santo
Conheça os aspectos geográficos do Espírito Santo. Saiba mais sobre o processo de ocupação histórica e de desenvolvimento econômico desse pequeno estado sudestino.
Maranhão
Clique aqui e conheça a geografia do Maranhão, localizado no Nordeste brasileiro. Descubra mais também sobre a história, economia e cultura do estado.
Mato Grosso
Conheça as principais características do Mato Grosso. Veja dados sobre sua população e economia, e saiba mais sobre a ocupação do território mato-grossense.
Paraíba
Conheça as características do território paraibano. Veja mais sobre os aspectos históricos e geográficos da Paraíba, assim como sobre as suas tradições culturais.
Piauí
Conheça o Piauí, estado brasileiro que abriga um dos mais importantes sítios arqueológicos do mundo. Saiba mais sobre sua geografia, economia, história e cultura.
Bandeira de Recife
Recife
Saiba mais sobre a história de fundação de Recife. Veja também os principais dados de população da cidade e as principais características geográficas recifenses.
Região Nordeste
Clique aqui e veja detalhes da geografia do Nordeste, seus aspectos econômicos, produção, agricultura, pecuária e turismo. Saiba também a história do Nordeste.
Rio Grande do Norte
Conheça características da geografia e da cultura do Rio Grande do Norte. Saiba mais sobre a história da ocupação e do desenvolvimento do território potiguar.
Rondônia
Conheça as principais características de Rondônia. Saiba mais sobre os aspectos culturais desse estado, assim como a sua ligação com a Floresta Amazônica.
Sergipe
Conheças as características geográficas de Sergipe. Saiba mais sobre o menor estado em extensão territorial do Brasil. Aprenda um pouco de sua história e cultura.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.