Densidade demográfica

Para analisar a distribuição da população sobre um território, é importante conhecer o conceito de densidade demográfica.
Quando a densidade demográfica de uma região é considerada alta, dizemos que esse local é densamente povoado *
Quando a densidade demográfica de uma região é considerada alta, dizemos que esse local é densamente povoado *

Densidade demográfica ou densidade populacional é um índice demográfico que permite avaliar a distribuição da população em um dado território. A densidade demográfica permite que sejam feitas comparações entre as diferentes regiões avaliadas. Esse índice é expresso em habitantes por quilômetro quadrado (hab/km²).

Vejamos como obter a densidade demográfica de uma determinada região. Precisamos ter dois dados para fazer o cálculo: a população absoluta (o número total de habitantes do local) e a área ocupada por esse mesmo contingente populacional (geralmente expressa em km²).

POPULAÇÃO ABSOLUTA ÷ ÁREA = DENSIDADE DEMOGRÁFICA (hab/km²)

Como exemplo, vamos calcular a densidade populacional do Japão. O país possui uma área de 377.801 km² e uma população, em 2010, de 127.156.225 habitantes.

Logo:

D = habitantes
          área

D = 127.156.225 habitantes
         377.801 km²

D = 336,5393

D ~ 336,5 hab/km²

A densidade demográfica japonesa no ano de 2010 era de aproximadamente 336,5 habitantes para cada quilômetro quadrado – uma densidade populacional considerada alta, se compararmos, por exemplo, com o Brasil, que, de acordo com o Censo (IBGE) de 2010, tinha 22,4 hab./km2.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Pouco povoado x densamente povoado

O termo “povoado” refere-se à densidade populacional da região analisada. Quando a densidade demográfica é pequena, dizemos que o local é pouco povoado. É o caso da Islândia, que tem 3,1 habitantes por quilômetro quadrado.

O oposto ocorre quando o cálculo da densidade populacional de outra região obtém um número elevado. O principado de Mônaco, por exemplo, tem 15.554,5 habitantes por quilômetro quadrado. Nesse caso, dizemos que esse país é muito povoado ou densamente povoado.

Densidade demográfica no mundo

A relação entre a população de um dado local e a área ocupada determina a densidade populacional
A relação entre a população de um dado local e a área ocupada determina a densidade populacional

Podemos observar no mapa acima que há vários países densamente povoados, como: Índia, Japão, Itália, Reino Unido, Porto Rico e outros.

Também é possível notar países que são pouco povoados, como Canadá, Rússia, Suriname, Austrália e outros.

* Crédito da Imagem: testing / Shutterstock

Publicado por Amarolina Ribeiro

Artigos Relacionados

A população mundial encontra-se irregularmente distribuída no planeta.
A distribuição da população mundial
A distribuição da população mundial, Quais são os continente mais populosos do mundo, Quais são os países mais pobres do mundo, O número da população mundial.
Compreender os conceitos demográficos é fundamental para entender as dinâmicas populacionais
Conceitos demográficos
Compreenda quais as diferenças entre os mais diversos conceitos demográficos, como densidade demográfica, superpopulação, crescimento vegetativo e muitos outros.
A pirâmide etária da população brasileira
Distribuiçao da População Brasileira
Distribuição da População Brasileira, O que é a Distribuição da População Brasileira, Como ocorre a Distribuição da População Brasileira, As disparidades na Distribuição da População Brasileira.
Envelhecimento populacional
Clique e veja quais fatores explicam o envelhecimento populacional mundial. Entenda quais são os impactos e consequências dessa realidade no Brasil e no mundo.
População Mundial
Entenda mais sobre alguns aspectos da população mundial, como o seu crescimento e distribuição. Leia ainda a respeito das populações do Brasil e da China.
<p>A popula&ccedil;&atilde;o relativa tamb&eacute;m &eacute; conhecida como densidade demogr&aacute;fica ou densidade populacional. Refere-se &agrave;
População absoluta e população relativa
Clique aqui e entenda a diferença entre população absoluta e população relativa, conceitos demográficos que se complementam.
Brasil, o quinto país mais populoso do mundo
População brasileira
As características da quinta maior população do planeta.
Tipos de crescimento populacional
O crescimento populacional possui diferentes tipos com distintas fórmulas de cálculo. Que tal conhecer melhor essas variações através deste texto explicativo?
video icon
Português
“a distância” ou “à distância”?
Afinal, “a distância” ou “à distância”? Qual o emprego mais adequado de cada uma dessas locuções adverbiais? Assista a essa videoaula, em que esclareceremos como utilizar corretamente essas expressões, com e sem o acento indicador de crase.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Guia de Profissões
Publicidade e Propaganda
Que tal conhecer um pouco mais sobre as funções de um publicitário?
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Português
Preposições
Vamos aprender mais sobre essa classe conectiva de termos?