Whatsapp icon Whatsapp

Densidade demográfica

A densidade demográfica, também chamada de população relativa, é um importante indicador demográfico, utilizado para avaliar a distribuição da população no território.
Multidão caminhando em uma larga avenida para representar a ideia de um lugar com elevada densidade demográfica.
A densidade demográfica é um indicador que avalia a concentração populacional.

A densidade demográfica é um indicador populacional que mede a relação entre a população absoluta e a extensão territorial, sendo expressa em habitantes/quilômetro quadrado. Uma zona com elevada densidade demográfica é chamada de muito povoada. A população, tradicionalmente, ocupa o território de forma heterogênea. No Brasil, por exemplo, há grandes concentrações populacionais nas capitais estaduais e nas zonas litorâneas. A medição da densidade demográfica é importante na proposição de políticas públicas populacionais.

Leia também: Quais são as principais teorias demográficas?

Resumo sobre densidade demográfica

  • A densidade demográfica é um indicador populacional que se refere à concentração de uma população em um determinado território.

  • Os termos “população relativa” e “muito povoado” são tradicionalmente aplicados no cálculo da densidade demográfica.

  • O cálculo da densidade demográfica é feito pela divisão entre a população absoluta e a área ocupada por essa população.

  • O Brasil é um país muito populoso, com grande população absoluta, e pouco povoado, com baixa população relativa.

  • As regiões Sul e Sudeste, além da porção litorânea da região Nordeste, são zonas densamente povoadas no Brasil.

  • No mundo, são exemplos de zonas densamente povoadas diversos países da Ásia, como os localizados no Sudeste Asiático.

O que é densidade demográfica?

Também chamada de densidade populacional ou população relativa, a densidade demográfica é um indicador demográfico que exprime a distribuição da população em um determinado território. Logo, o conceito exprime a relação entre a população absoluta e a área ocupada. Tradicionalmente, a densidade demográfica é expressa em habitantes/quilômetro quadrado. O termo “povoado” é aplicado em zonas com elevados índices de densidade demográfica.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Qual a função da densidade demográfica?

A principal função da densidade demográfica é avaliar a concentração populacional de uma determinada região. Essa avaliação permite, especialmente, a construção de políticas públicas, com base no planejamento urbano e territorial, a fim de conceber melhores serviços públicos para a população local.

Uma região densamente povoada, por exemplo, implica a necessidade de oferta abrangente de serviços básicos para a população e maiores cuidados em questões de cunho ambiental e de segurança.

Como calcular a densidade demográfica?

O cálculo da densidade demográfica é bastante simples e envolve a operação de divisão entre duas variáveis: a população absoluta e a área, sendo importante ressaltar que, tradicionalmente, a densidade demográfica de uma determinada região é expressa em habitantes/quilômetro quadrado. Veja a seguir um exemplo desse cálculo.

  • Exemplo:

Uma cidade X possui 100.000 habitantes distribuídos em 100 quilômetros quadrados de extensão territorial. Qual a sua densidade demográfica?

Resolução:

Para realizar essa operação, basta dividir matematicamente a população absoluta (100.000 habitantes) pela área ocupada por essa população (100 quilômetros quadrados). Assim, teremos um total de 1.000 habitantes por quilômetro quadrado, ou 1.000 hab/km².

Densidade demográfica do Brasil

O Brasil, conforme os dados elencados pelo último censo realizado no país pelo Instituto Brasil de Geografia e Estatística (IBGE) no ano de 2010, possui uma densidade demográfica de 22,4 hab/km². Logo, apesar de ser considerado um país muito populoso, ou seja, com elevada população absoluta, o Brasil detém uma baixa população relativa, sendo assim classificado como pouco povoado.

Vista superior da área urbana da cidade de São Paulo para representar a ideia da elevada densidade demográfica da região.
As grandes metrópoles brasileiras são muito populosas e povoadas.

Destaca-se que a densidade demográfica é bastante variável no território brasileiro. No país, a população relativa é heterogênea, consideradas as questões históricas, ambientais, políticas e econômicas locais. A densidade demográfica é elevada nas zonas litorâneas, com destaque para o litoral da região Sul, da região Sudeste e da região Nordeste.

Além destas, destacam-se aglomerações populacionais importantes no interior do centro-sul do país, além de zonas pontuais de estados como Minas Gerais e Goiás. Em oposição, o Brasil possui regiões, com destaque para o Norte e o Centro-oeste, com baixas taxas de densidade demográfica, incluindo os chamados vazios demográficos, com presença mínima de população. O sertão nordestino, a região amazônica e o extremo oeste brasileiro são exemplos de zonas pouco povoadas do país.

Mapa da densidade demográfica do Brasil

Mapa da densidade demográfica do Brasil, elaborado pelo IBGE.
Fonte: IBGE. [1]

Densidade demográfica do mundo

A densidade demográfica é um indicador populacional bastante variável, em razão das questões geográficas que influenciam diretamente na concentração de população em uma determinada região. Nesse sentido, destaca-se que a população planetária está distribuída de forma bastante desigual no território mundial, com taxas muito variáveis de densidade demográfica.

São consideradas zonas de elevada concentração de população parte dos territórios de Estados Unidos e Canadá, a porção ocidental da Europa, a área litorânea de países da América Latina, partes mais desenvolvidas da África e, principalmente, a Ásia, com destaque para as regiões do Sudeste Asiático e do subcontinente indiano, além de porções importantes de países como Japão, Coreia do Sul, China e Paquistão.

 Vista superior da área urbana de Makati, nas Filipinas, no Sudeste Asiático, região com elevada densidade demográfica.
O Sudeste Asiático é uma região global com elevada concentração populacional.

Especialmente por questões naturais, como a presença de grandes florestas ou desertos, e econômicas, como regiões menos industrializadas, há zonas do planeta caracterizadas pela pequena densidade demográfica. São elas: a porção norte do Canadá, da Europa e da Rússia, o interior amazônico da América do Sul, as zonas desérticas e florestais da África, a região desértica do Oriente Médio e da China, além do interior da Austrália.

Veja também: Quais são as 20 cidades mais populosas do mundo?

Exercícios resolvidos sobre densidade demográfica

Questão 1

(UEA)

O Brasil é considerado um país (com grande população absoluta), porém fracamente (baixa densidade demográfica), com 22,4 hab/km² (CENSO, 2010), abaixo da média mundial estimada em aproximadamente 40,26 hab/km² .

Marcos A. de Moraes e Paulo Sérgio. S. Franco. Geografia humana, 2011. Adaptado.

Assinale a alternativa cujos termos preenchem, respectivamente, as lacunas do texto.

A) populoso – povoado.

B) explorado – ocupado.

C) povoado – populoso.

D) continental – ocupado

E) dinâmico – explorado

Resolução:

Alternativa A

O Brasil possui uma elevada população absoluta, logo é classificado como muito populoso, porém tem uma baixa densidade demográfica, assim considerado como pouco povoado.

Questão 2

(Uefs) Os conhecimentos sobre a população do Brasil e mundial permitem afirmar:

A) A população brasileira está distribuída regularmente por todo território, graças à política de extensão das grandes rodovias e de ocupação recente dos eixos de interesse econômico do Norte e Centro-Oeste do país.

B) As regiões brasileiras possuem grande equilíbrio na distribuição da população mestiça, com mulatos (branco+índio), cafuzos (indígena+negro) e caboclos ou mamelucos (branco+negro).

C) A população rural do globo era inexpressiva até a primeira metade do século XX, porém com o avanço tecnológico e o desenvolvimento da agroindústria, as populações das cidades, em grandes levas, deslocaram-se para o campo, provocando grandes adensamentos rurais.

D) A maior parte da população mundial se concentra em espaços relativamente reduzidos e de forma irregular pelos continentes.

E) O continente mais povoado é o asiático, com elevadas densidades demográficas, em todas as suas regiões, contrastando com o continente europeu, que é populoso, mas possui baixas densidades demográficas.

Resolução:

Alternativa D

A concentração populacional do território planetário é bastante heterogênea, com destaque para a formação de aglomerados populacionais em zonas geográficas mais instáveis e economicamente desenvolvidas.

Crédito de imagem

[1] Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (reprodução)

Publicado por Mateus Campos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

A distribuição da população mundial
A distribuição da população mundial, Quais são os continente mais populosos do mundo, Quais são os países mais pobres do mundo, O número da população mundial.
As 20 cidades mais populosas do mundo
Saiba quais são as 20 cidades mais populosas do mundo. Veja ainda quais são as 5 cidades mais populosas do Brasil e a diferença entre populoso e povoado.
Conceitos demográficos
Compreenda quais as diferenças entre os mais diversos conceitos demográficos, como densidade demográfica, superpopulação, crescimento vegetativo e muitos outros.
Desafios Demográficos do Século XXI
No início do século XXI, entre novos e velhos problemas, os desafios demográficos são colocados para a humanidade. Leia e entenda!
Diferença entre populoso e povoado
Saiba qual é a diferença entre os conceitos de populoso e povoado e entenda melhor a dinâmica das populações. Descubra também quais são os países mais populosos e os países mais povoados do mundo. Saiba ainda se o Brasil é populoso ou povoado. Leia o texto a seguir e entenda mais sobre esse assunto.
Distribuiçao da População Brasileira
Distribuição da População Brasileira, O que é a Distribuição da População Brasileira, Como ocorre a Distribuição da População Brasileira, As disparidades na Distribuição da População Brasileira.
População absoluta e população relativa
Clique aqui e entenda a diferença entre população absoluta e população relativa, conceitos demográficos que se complementam.
População do Brasil
Saiba qual é a população do Brasil, segundo o IBGE. Veja a distribuição da população brasileira por região, quais as cidades e os estados mais populosos.
Teorias demográficas
Acesse e saiba mais sobre as teorias demográficas. Veja o que defende cada uma delas e quais suas principais propostas. Entenda também o objetivo dessas teorias.
Tipos de crescimento populacional
O crescimento populacional possui diferentes tipos com distintas fórmulas de cálculo. Que tal conhecer melhor essas variações através deste texto explicativo?
video icon
Texto"Matemática do Zero | Teorema de Tales" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Teorema de Tales
Nessa aula veremos o que é o Teorema de Tales e como resolver exercícios que envolvam esse teorema.