Whatsapp icon Whatsapp

Três Poderes

Charle Montesquieu (1689-1755), um dos ícones do iluminismo francês, foi o responsável por organizar o modelo político que caracterizaria o Estado Democrático de Direito, isto é, o Estado Cidadão. Esse modelo também é conhecido como o modelo dos Três Poderes. Para compreender a importância dessa proposta, é necessário saber o que significa propriamente um Estado composto de cidadãos.

Leia mais: Jean-Jacques Rousseau – um dos principais pensadores do iluminismo francês

Contexto inicial dos Três Poderes

De meados do século XVI até o fim do século XVIII, imperou, na Europa, o modelo do Estado Absolutista Moderno. Esse modelo teve por função principal reter as guerras civis que se desencadearam após as reformas religiosas protestantes. A onda de guerras civis exigiu o aparecimento de um poder centralizado capaz de conter as insurgências populares. Para tanto, a figura do monarca absoluto com poder ilimitado, geralmente agraciado com a “proteção e o ordenamento divino”, foi decisiva nesse processo.

Tal como dizia um dos mais famosos monarcas absolutistas, o “rei Sol”, Luís XIV: “O Estado sou eu”. Se o Estado era o rei, então ele próprio, o monarca, era a fonte de todo o poder político. Da pessoa do rei emanavam as atribuições para a legislação, para o juízo e para a execução das leis. O corpo populacional era composto de súditos do rei. Súditos, isto é, submissos ao poder real.

Com o passar dos séculos, dadas as condições propícias para reflexão crítica — e, portanto, crítica da política —, adquiridas com a ascensão da classe burguesa e o refreamento das guerras civis, esses súditos puderam formar sua opinião nos foros íntimos, nos clubes de intelectuais e nas rodas de discussão filosófica e acabaram por erigir os pressupostos ideológicos que viriam “implodir” o absolutismo. Um desses pressupostos era a dignidade do cidadão, o sujeito que deveria ter participação política direta e o direto exercício de seus direitos.

O filósofo e político francês Charles Montesquieu foi o grande sistematizador do modelo dos Três Poderes
O filósofo e político francês Charles Montesquieu foi o grande sistematizador do modelo dos Três Poderes.

Evidentemente que a Revolução Francesa foi o ponto alto dessas ideias. No entanto, antes que os anseios dos homens que se viam como cidadãos, e não mais como súditos do rei, fossem realizados, fez-se necessária a articulação de um modelo político que substituísse o modelo absolutista. Foi nesse ínterim que estava presente a contribuição de Montesquieu.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A divisão dos Três Poderes

Montesquieu propôs então a divisão do poder que se concentrava no rei. Se antes o rei era a fonte do poder, agora essa fonte era o próprio povo. Sendo o povo uma coletividade, era necessário que houvesse uma representação equilibrada. Para tanto, o poder precisava ser dividido em três instâncias:

  • Poder Executivo – gerência do Estado e prática das leis aprovadas;
  • Poder Legislativo – elaboração as leis;
  • Poder Judiciário – apreciação e julgamento segundo um ordenamento jurídico.

Esses três poderes seriam equilibrados, de modo que um fiscalizaria o outro e todos seriam amparados e regulados por uma Constituição democrática — fonte de todo o poder popular. Esse modelo imperou no mundo com o Estado Democrático de Direito, nos séculos XIX e XX, e continua sendo aperfeiçoado, discutido e incrementado, sobretudo nos países ocidentais.

Publicado por Cláudio Fernandes
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Asilo Político
Asilo Político, o que é Asilo Político, direito, estrangeiro, em quais situações pode-se pedir Asilo Político, Cidadania, lei.
Cleptocracia
Cleptocracia, o que é cleptocracia, governo, política, corrupção, ladrões, características da cleptocracia.
Atualmente, a demagogia é utilizada como um artifício político capaz de distorcer uma situação.
Demagogia
Um conceito político com significações diversas.
Formas de governo
Clique aqui e entenda o que são formas de governo e a diferença entre forma e regime de governo. Saiba quais formas de governo foram estabelecidas no Brasil.
Movimento sufragista
Conheça a história do movimento sufragista, isto é, a atuação do movimento feminista em busca do direito ao voto e da participação na vida política.
A mediação de conflitos é uma das características que definem a política
Poder político
Ainda que mal visto por grande parte das pessoas, o poder político é um assunto de grande relevância em nossas vidas. Entenda a razão aqui!
Prefeito
Clique no link para ler detalhes sobre as funções de um prefeito, como ele se elege e a história das prefeituras no Brasil.
Regimes de governo
Clique aqui para entender o que são regimes de governo! Aprenda a diferença entre os regimes e as formas de governo. Conheça os principais tipos de regimes de governo!
video icon
Química
Por que o gás hélio deixa a voz fina?
Você já deve ter brincado alguma vez com balões cheios de gás hélio em uma festa de aniversário ou feira livre que venda essas bexigas, por exemplo. A brincadeira consiste em inalar o gás, que, por sua vez, age nas pregas vocais, afinando a voz, mas por que isso acontece? Descubra neste vídeo!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas