Whatsapp icon Whatsapp

Taj Mahal

O Taj Mahal, classificado como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno e como um patrimônio mundial pela Unesco, é um imponente mausoléu que está localizado na Índia.
Vista do Taj Mahal.
O Taj Mahal é um suntuoso mausoléu localizado na Índia.

O Taj Mahal, mausoléu situado na cidade indiana de Agra, é uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Esse edifício foi construído como uma prova de amor, pois foi um presente do imperador mongol Shan Jahan em homenagem à sua terceira esposa, chamada Aryumand Banu Begam.

A construção do Taj Mahal durou cerca de 20 anos e empregou cerca de 20 mil operários. Esse mausoléu conta com características imponentes, como o material utilizado, de alto valor. O Taj Mahal tem grande importância histórica e econômica, visto que é um dos principais pontos turísticos do mundo.

Leia também: Muralha da China — outra das Sete Maravilhas do Mundo Moderno

Resumo sobre o Taj Mahal

  • O Taj Mahal é um mausoléu que está localizado na Índia, país situado na porção Centro-Sul da Ásia.

  • A construção do Taj Mahal foi idealizada por Shan Jahan como uma homenagem para a sua esposa Aryumand Banu Begam.

  • O mausoléu possui forte significado histórico, cultural e simbólico visto que é considerado uma das maiores provas de amor do mundo.

  • O Taj Mahal possui características imponentes, com destaque para o material utilizado, como mármore branco e pedras preciosas.

  • A importância do Taj Mahal é simbólica, mas também econômica, já que esse é um dos principais pontos turísticos do mundo e atrai milhões de turistas todos os anos.

Localização do Taj Mahal

O Taj Mahal está localizado na Ásia, mais precisamente na Índia, na cidade de Agra, localidade próxima à capital indiana, Nova Déli.

Origem e história do Taj Mahal

A origem do Taj Mahal está ligada ao interesse pessoal do imperador mongol Shan Jahan, que decidiu construir um grande mausoléu em homenagem à sua terceira esposa, chamada Aryumand Banu Begam. A construção foi efetivada por ele em razão da morte da sua esposa, depois de ela dar à luz o décimo quarto filho do casal.

A construção do Taj Mahal contou com a participação de cerca de 20 mil operários e utilizou materiais preciosos, especialmente mármore branco e minerais de alto valor. O processo de construção do Taj Mahal foi iniciado em 1632 e durou até 1653, ou seja, cerca de 20 anos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Significado do Taj Mahal

O significado histórico e cultural do Taj Mahal está fortemente vinculado ao amor, visto que o mausoléu foi uma homenagem do imperador mongol Shan Jahan para a sua esposa Aryumand Banu Begam. Assim, o Taj Mahal é considerado uma das maiores provas de amor já realizadas no mundo, justamente pelo seu significado enquanto um presente entre o casal.

Características do Taj Mahal

O Taj Mahal é um dos principais mausoléus do mundo. Ele conta, além da sua estrutura principal composta de uma grande construção em mármore branco e pedras preciosas, com salas secundárias, mesquitas, jardim e lago. Assim, é uma grande construção, que possui diversos compartimentos, todos eles adornados com minerais e metais de alto valor, como ouro. A parte externa, onde estão localizados o jardim e o lago citados, também é muito imponente. O Taj Mahal possui ainda o túmulo do seu idealizador, Shan Jahan, que foi sepultado junto de sua esposa.

Leia também: Tenochtitlán — a cidade asteca construída sobre o lago

Importância do Taj Mahal

A importância do Taj Mahal está atrelada à questão histórica e simbólica, visto que esse mausoléu é um importante marco histórico-cultural da Índia e conta com forte significado, já que é um dos símbolos do amor em nível mundial. O Taj Mahal adquiriu forte importância econômica, uma vez que é um dos principais pontos turísticos mundiais, fato que desencadeia um grande volume de geração de emprego e renda ligada às atividades turísticas desenvolvidas localmente.

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Maravilhas do Mundo Antigo
Maravilhas do Mundo Antigo, quais são as Maravilhas do Mundo Antigo, características das Maravilhas do Mundo Antigo, pirâmides de Gizé, farol de Alexandria, colosso de Rodes, jardins suspensos da Babilônia, estátua de Zeus, mausoléu de Halicarnasso, templo de Ártemis.
Muralha da China
Uma gigantesca obra, resultado da engenharia chinesa.
Rio Ganges
Leia nosso texto sobre o rio Ganges e entenda qual a sua importância para a população que vive nas suas imediações. Compreenda também o que causa a sua poluição.
Tenochtitlán, a cidade asteca construída sobre o lago
Tenochtitlán foi a capital do Império Asteca, que deu origem à atual Cidade do México. Conheça mais sobre sua história.
Índia
As características do segundo país mais populoso do mundo.