Whatsapp icon Whatsapp

ECO-92

A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (ECO-92) foi um evento internacional que discutiu as premissas do desenvolvimento sustentável.
Vista aproximada das mãos de uma pessoa segurando um globo de vidro em um ambiente de vegetação.
A preservação do meio ambiente foi uma das principais preocupações da ECO-92.

A ECO-92 ou Rio-92 foi uma das principais conferências ambientais do planeta. Ela foi realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 3 e 14 de junho de 1992. O principal objetivo da ECO-92 foi debater o cenário ambiental global. Essa conferência ambiental centralizou suas discussões no conceito de desenvolvimento sustentável, considerado inovador para o período em questão.

A aliança entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental foi a premissa do evento, que contou com a participação de 179 países. O principal documento gerado pela ECO-92 foi a Agenda-21, conjunto de metas e estratégias definidas pelos países participantes para promover o desenvolvimento sustentável do planeta. Após a ECO-92 foram realizadas outras conferências ambientais mundiais, como a Rio+10 e a Rio+20.

Leia também: 5 de Junho — Dia Mundial do Meio Ambiente

Resumo sobre ECO-92

  • A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (ECO-92) foi um evento ambiental internacional realizado no Rio de Janeiro em 1992.

  • O principal objetivo da ECO-92 foi debater o cenário ambiental global, especialmente por meio da defesa do desenvolvimento sustentável.

  • As mudanças climáticas, a preservação da água, o transporte alternativo, o turismo ecológico e as políticas de reciclagem foram temas importantes tratados na ECO-92.

  • A Agenda 21, programa de ações ambientais com vistas à promoção do desenvolvimento sustentável, foi o principal documento assinado na ECO-92.

  • A ECO-92 é considerada uma das principais conferências internacionais sobre o meio ambiente em razão da sua repercussão em diversas esferas da sociedade.

  • A Rio+10, cujo nome oficial é Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, foi realizada em Joanesburgo (África do Sul), dez anos após a ECO-92.

  • A Rio+20, realizada 20 anos após a ECO-92, na cidade do Rio de Janeiro, produziu o importante documento O Futuro que Queremos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Contexto histórico da ECO-92

A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, também chamada de ECO-92, foi um evento internacional organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 3 e 14 de junho de 1992. Tal evento foi realizado em um momento histórico-econômico no qual crescia a preocupação da sociedade mundial com a preservação do meio ambiente.

Portanto, a conferência foi desenhada com o intuito de debater formas de conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental, objetivo traduzido por meio do conceito de desenvolvimento sustentável. A chamada ECO-92 foi a segunda grande conferência intencional sobre as questões ambientais, sendo um desdobramento importante da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em junho de 1972, em Estocolmo (Suécia).

Objetivos e papéis da ECO-92

O principal objetivo da ECO-92 foi realizar um debate sobre o cenário ambiental global em suas múltiplas facetas. Para tal, adotou-se como tema central a defesa de formas de desenvolvimento sustentável. Tal conceito, apesar de amplamente difundido nos dias atuais, ainda era considerado inovador para a época e desconhecido da população em geral. Sendo assim, foram discutidas ações ambientais que conciliassem desenvolvimento econômico e preservação ambiental.

A ECO-92 foi realizada no mês de junho de 1992, na cidade de Rio de Janeiro (Brasil), sendo até então um dos eventos ambientais de maior repercussão no mundo, com a participação ampla de autoridades políticas, acadêmicas e empresariais e ainda a sociedade civil organizada. Como dito anteriormente, a conferência trabalhou como conceito central o desenvolvimento sustentável, considerado inovador para a época, por conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental.

Assim, a ECO-92 teve um papel importante na difusão do conceito de desenvolvimento sustentável e na proposição de medidas de defesa do meio ambiente. As principais temáticas tratadas na ECO-92 foram:

Quantos foram os países participantes da ECO-92?

A ECO-92 contou com a participação de 179 países, dos diversos continentes do globo, sendo considerada até então a maior conferência ambiental mundial em termos de participação e repercussão. O Brasil, como país-sede da conferência, adquiriu grande protagonismo na área ambiental na época, cenário que foi se desgastando até os dias atuais.

Resoluções da ECO-92

A ECO-92 produziu diversos resultados importantes na área ambiental, como forte repercussão no desenho de políticas públicas de meio ambiente, em especial por meio da promoção do desenvolvimento sustentável. A conferência resultou em diferentes documentos que foram amplamente debatidos pela sociedade global, como a chamada Agenda-21, um programa de ações bastante complexo que traduziu as preocupações de governos e sociedades com a preservação ambiental.

Além disso, a ECO-92 influenciou na ocorrência de três grandes convenções internacionais na área ambiental: a Convenção sobre Diversidade Biológica, a Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação e a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima. Também foram documentos importantes elaborados na ECO-92 a Declaração de Princípios sobre Florestas e a Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.

Saiba mais: Acordo de Paris — o tratado, assinado por 195 países, que busca conter o aumento do aquecimento global

Qual a importância da ECO-92?

A ECO-92 é considerada até os dias atuais uma das principais conferências ambientais realizadas em nível global, especialmente em razão da sua grande repercussão e formalização de documentos importantes para a questão ambiental no planeta, como a Agenda-21.

Ilustração representando as metas do desenvolvimento sustentável.
O desenvolvimento sustentável foi um conceito muito difundido após a ECO-92.

Dessa forma, a importância da ECO-92 está atrelada especialmente à repercussão do evento, uma vez que foi um marco na adoção do conceito de desenvolvimento sustentável em agendas políticas diversas, reunindo esforços nas áreas da economia, da diplomacia e da política.

A questão ambiental tornou-se protagonista em diversos campos de debate no planeta, sendo que os resultados da conferência foram utilizados na formulação de políticas públicas diversas.

Rio+10

A Rio+10, cujo nome oficial é Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, foi realizada em Joanesburgo (África do Sul), dez anos após a ECO-92. O principal objetivo dessa conferência foi realizar um debate sobre as propostas apresentadas na ECO-92, especialmente no documento Agenda-21, por meio da sua atualização para as novas demandas ambientais advindas da sociedade global. A Rio+10 foi bastante criticada em razão da ausência de resultados concretos após a ECO-92 e por causa das dificuldades dos países em implantar mudanças práticas no que toca as políticas de preservação ambiental.

Rio+20

A Rio+20, chamada oficialmente de Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, foi realizada no Rio de Janeiro. O principal objetivo dessa conferência foi realizar uma discussão sobre os avanços advindos das políticas ambientais globais, especialmente após a realização da ECO-92, 20 anos antes. A conferência também centralizou suas discussões no conceito de desenvolvimento sustentável. O principal resultado da Rio+20 foi a elaboração do documento O Futuro que Queremos

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Agenda 21
Confira o que é a Agenda 21, qual é a sua função e quais são os princípios centrais da Agenda 21 brasileira.
Conferências sobre o meio ambiente
Confira um resumo das principais conferências sobre o meio ambiente realizadas desde a Conferência de Estocolmo até a Rio+20.
Dicas práticas de como melhorar o meio ambiente
Pequenas ações, grandes mudanças: ajude o meio ambiente.
Economia verde
Compreenda o conceito de economia verde, os seus princípios e fique por dentro do acalorado debate que existe em torno dessa proposição.
Fusos horários
Os fatores que fazem o mundo possuir horários distintos.
Impactos ambientais
Saiba o que são impactos ambientais e conheça suas causas e consequências. Veja os principais impactos ambientais registrados no Brasil e no mundo.
Linha do Equador
Saiba as principais informações relacionadas à Linha do Equador e veja dados diversos sobre a mais importante linha imaginária da Terra.
Meta Ambiental do Brasil
A meta ambiental do Brasil, suas reformulações e os seus principais avanços recentes.
Preservação e Conservação Ambiental
Saiba a diferença entre conservação e preservação ambiental.
Sustentabilidade
Conceito de sustentabilidade e algumas graduações voltadas para esse fim.
video icon
Escrito"Tiocompostos ou compostos sulfurados" em fundo laranja e próximo a um botijão de gás vazando.
Química
Tiocompostos ou compostos sulfurados
Os tiocompostos ou compostos sulfurados apresentam átomo de enxofre ocupando uma posição de um átomo de oxigênio na função oxigenada.