Adjetivo ou Advérbio?
A interrogação demarcada no título expressa de forma efetiva um dos muitos questionamentos inerentes aos fatos linguísticos. O usuário, por falta de um conhecimento mais apurado acerca de tais fatos, acaba cometendo alguns “deslizes” e, consequentemente, infringindo as normas gramaticais.
Ilustrando bem essa questão, faremos referência a um fato bastante recorrente: o uso do adjetivo, quando na verdade em seu lugar deveria figurar um advérbio. Situações como estas abaixo representadas nos mostram se tratar de uma verdade absoluta. Observe:
Para maiores informações, dirija-se ao caixa ao lado.
Esse espaço deveria ser melhor aproveitado.
Tais termos, em destaque nas orações, pertencem à classe dos adjetivos, uma vez que conferem qualificações a um substantivo qualquer. Dito isso, cabe afirmar que uma de suas principais características se revela pelo fato de serem passíveis de flexão, a começar pelo primeiro deles – “maiores”.
Contudo, em se tratando do contexto em que se encontram empregados, não condizem, em termos gramaticais, com a situação discursiva. Na verdade, tal ocorrência requer o uso de um advérbio, sendo ele manifestado pelas circunstâncias de intensidade, visto que não precisamos de maiores, mas sim de mais informações. No segundo enunciado, o espaço, em vez de ser melhor aproveitado, deveria ser mais bem aproveitado, visto que se manifesta por uma circunstância de modo, por excelência.
Mediante as elucidações aqui firmadas, cabe a ambos os enunciados uma reformulação, sendo essa manifestada por:
Para mais informações, dirija-se ao caixa ao lado.
Esse espaço deveria ser mais bem aproveitado.