Classificação dos verbos quanto a sua função
![Classificação dos verbos Na oração acima, o verbo exerce a função de principal](https://static.mundoeducacao.uol.com.br/mundoeducacao/conteudo_legenda/f207c98c33c7e72d16a4a6fab42bdd3b.jpg)
Observe os verbos em destaque nas orações a seguir:
(1) Treino caratê todos os dias.
(2) Tenho treinado caratê.
É possível notar que, em (1), o verbo “treino” permanece com a sua significação plena. Já em (2), o verbo “tenho” apoia-se em outro verbo (treinado), estabelecendo uma conjugação composta, por isso, perde o seu significado próprio.
Em virtude dessas particularidades na função que exercem dentro da oração, os verbos podem ser classificados em:
a) verbos principais: são aqueles que mantêm a sua significação.
Exemplos:
Vivo alegremente.
Ela canta no coral da igreja.
Nós viajamos muito.
b) verbos auxiliares: são aqueles que se combinam com uma forma nominal de um verbo principal, estabelecendo uma conjugação composta com este; com isso, perdem o seu significado próprio.
Exemplos:
Tenho estudado muito.
Tínhamos sonhado com aquela viagem.
Querem brincar?
Os verbos auxiliares mais comuns são ter, haver, ser e estar.
Artigos Relacionados
![O que é nacionalismo? Escrito"O que é nacionalismo?" sobre a representação do que é nacionalismo.](https://static.mundoeducacao.uol.com.br/mundoeducacao/2023/08/o-que-e-nacionalismo.jpg)
Últimas notícias
Outras matérias
![Leptospirose Pessoa com as pernas na água](https://static.mundoeducacao.uol.com.br/mundoeducacao/2024/02/1-leptospirose.jpg)
![Inglês fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"](https://static.mundoeducacao.uol.com.br/mundoeducacao/2024/02/ingles.jpg)
![Regra de três três dedos levantados](https://static.mundoeducacao.uol.com.br/mundoeducacao/2024/02/regra-de-tres.jpg)