Classificação dos verbos quanto a sua função
Observe os verbos em destaque nas orações a seguir:
(1) Treino caratê todos os dias.
(2) Tenho treinado caratê.
É possível notar que, em (1), o verbo “treino” permanece com a sua significação plena. Já em (2), o verbo “tenho” apoia-se em outro verbo (treinado), estabelecendo uma conjugação composta, por isso, perde o seu significado próprio.
Em virtude dessas particularidades na função que exercem dentro da oração, os verbos podem ser classificados em:
a) verbos principais: são aqueles que mantêm a sua significação.
Exemplos:
Vivo alegremente.
Ela canta no coral da igreja.
Nós viajamos muito.
b) verbos auxiliares: são aqueles que se combinam com uma forma nominal de um verbo principal, estabelecendo uma conjugação composta com este; com isso, perdem o seu significado próprio.
Exemplos:
Tenho estudado muito.
Tínhamos sonhado com aquela viagem.
Querem brincar?
Os verbos auxiliares mais comuns são ter, haver, ser e estar.