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Classificação dos verbos quanto a sua função

Os verbos podem receber diferentes classificações dependendo da função que exercem na oração.

Observe os verbos em destaque nas orações a seguir:

(1) Treino caratê todos os dias.

(2) Tenho treinado caratê.

É possível notar que, em (1), o verbo “treino” permanece com a sua significação plena. Já em (2), o verbo “tenho” apoia-se em outro verbo (treinado), estabelecendo uma conjugação composta, por isso, perde o seu significado próprio.

Em virtude dessas particularidades na função que exercem dentro da oração, os verbos podem ser classificados em:

a) verbos principais: são aqueles que mantêm a sua significação.

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Exemplos:

Vivo alegremente.

Ela canta no coral da igreja.

Nós viajamos muito.

b) verbos auxiliares: são aqueles que se combinam com uma forma nominal de um verbo principal, estabelecendo uma conjugação composta com este; com isso, perdem o seu significado próprio.

Exemplos:

Tenho estudado muito.

Tínhamos sonhado com aquela viagem.

Querem brincar?

Os verbos auxiliares mais comuns são ter, haver, ser e estar.

Na oração acima, o verbo exerce a função de principal
Na oração acima, o verbo exerce a função de principal
Publicado por: Mariana Rigonatto
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