Consoantes
As consoantes são letras que têm o som pronunciado por meio uma obstrução em qualquer parte do aparelho fonador. Esses diferentes bloqueios caracterizam o som de cada consoante, e há 19 consoantes diferentes na língua portuguesa.
Leia também: Encontro consonantal — encontro de consoantes que mantêm a autonomia fonética em uma palavra
Resumo sobre consoantes
-
As consoantes são letras cuja pronúncia é caracterizada por um tipo de bloqueio em alguma parte do aparelho fonador.
-
Diferem-se das vogais, cuja pronúncia é feita livremente, sem haver nenhum tipo de bloqueio no aparelho fonador.
-
Há 19 consoantes no alfabeto da língua portuguesa.
-
Elas podem ser classificadas quanto ao uso das cordas vocais, quanto ao uso das cavidades oral e nasal, quanto ao ponto de articulação e quanto ao modo de articulação. Em cada uma dessas formas, a classificação ocorre de maneira diferente.
O que são consoantes?
As consoantes são tipos de letras que compõem o alfabeto da língua portuguesa. Elas são sons feitos com a boca realizados por algum tipo de obstrução em qualquer parte do nosso aparelho fonador.
Tente fazer em voz alta o som da consoante V, por exemplo. O som que reconhecemos nessa consoante só ocorre se houver uma obstrução do ar em que os dentes de cima estejam muito próximo dos lábios.
Consoantes x vogais
Se as consoantes são sons caracterizados por um tipo de obstrução, as vogais são tipos de letras caracterizadas por sons feitos sem nenhum tipo de obstrução no aparelho fonador.
O som da consoante V ocorre pela barreira do ar entre os dentes e os lábios. Já o som da vogal I ocorre com a articulação da boca, sem que haja uma barreira na passagem do ar. Para saber os detalhes sobre as vogais, clique aqui.
Quais são as consoantes?
As consoantes na língua portuguesa são as seguintes:
B, C, D, F, G, J,
K, L, M, N, P, Q,
R, S, T, V, W, X, Z
Essas 19 letras têm sons produzidos por uma barreira na articulação do aparelho fonador.
→ A letra H é consoante?
Não! A letra H não tem som, então não é considerada formalmente nem consoante nem vogal. É considerada uma letra diacrítica, tendo valor sonoro quando ocorre em dígrafos (no caso da letra H, os dígrafos “ch”, “lh” e “nh”).
→ As letras K, W e Y são consoantes?
Como se trata de letras estrangeiras, vindas de outro idioma, mas incorporadas à língua portuguesa, as letras K, W e Y geram dúvidas porque podem ter um funcionamento diferente do padrão do nosso idioma, especialmente quando se considera que são geralmente empregadas em palavras estrangeiras.
-
Letra K: tem valor de consoante, produzindo o mesmo som da consoante C, antes das vogais A, O e U, ou da consoante Q (como ocorre na palavra karaokê).
-
Letra Y: tem valor de vogal, produzindo o mesmo som da vogal I (como no nome Yasmin ou na palavra “yakisoba”).
-
Letra W: pode ter tanto valor de vogal quanto de consoante, a depender da palavra em que é empregada. Como vogal, pode ter o mesmo som da vogal U (como ocorre no nome Washington ou na palavra workshop). Como consoante, pode ter o mesmo som da consoante V (como ocorre no nome Wagner).
Classificação das consoantes
As consoantes podem ser classificadas de algumas formas: quanto ao uso das cordas vocais; quanto ao uso das cavidades oral e nasal; quanto ao ponto de articulação; e quanto ao modo de articulação. Em cada uma dessas formas, a classificação ocorre de maneira diferente. Para entender melhor a classificação das consoantes, veja o esquema da anatomia da boca humana abaixo:
→ Classificação das consoantes quanto ao uso das cordas vocais
Nesse tipo de classificação, leva-se em conta o quanto as cordas vocais vibram quando a consoante é pronunciada. Há dois tipos: as surdas e as sonoras.
◦ Consoantes surdas
C, F, K, P, Q, S, T, X
As cordas vocais não vibram durante o som dessas consoantes. Exemplos: casa, faca, pipoca.
◦ Consoantes sonoras
B, D, G, J, L, M, N, R, V, W, Z
As cordas vocais vibram durante o som dessas consoantes. Exemplos: dado, lábio, meu.
→ Classificação das consoantes quanto ao uso das cavidades oral e nasal
Aqui, considera-se o uso da cavidade oral (ou cavidade bucal, isto é, a boca) e da cavidade nasal (nariz) na pronúncia da consoante. Há dois tipos: as nasais e as orais.
◦ Consoantes nasais
M, N
Envolvem também o uso do nariz na pronúncia da vogal. Exemplos: mano, nono ano, mina.
◦ Consoantes orais
B, C, D, F, G, J, K, L, P, Q, R, S, T, V, W, X, Z
Não envolvem o uso do nariz na pronúncia da vogal. Exemplos: coisa, gato, lobo, susto.
→ Classificação das consoantes quanto ao modo de articulação
Nessa classificação, o tipo de barreira que o som encontra quando é emitido define o tipo de consoante. Há dois tipos: as oclusivas e as constritivas.
◦ Consoantes oclusivas
B, C (antes de A, O e U), D, G (antes de A, O e U), K, P, Q, T
Nas consoantes oclusivas, há uma barreira total quando o som é emitido. Por isso, também são chamadas de consoantes explosivas, já que é como se o som explodisse quando essa barreira é liberada. A barreira que o ar encontra pode ocorrer em qualquer parte do aparelho fonador, seja entre os lábios (como ocorre nas consoantes B e P), seja entre a língua e os dentes (como nas consoantes D e T), seja na glote, uma parte que fica mais ao fundo da boca (como nas consoantes G e K). Exemplos: copo, dedo, gato, bota.
◦ Consoantes constritivas
As consoantes constritivas não encontram barreira total do ar quando o som é emitido. Assim, elas se subdividem em três tipos: as fricativas, as laterais e as vibrantes.
-
Consoantes fricativas
C (antes de E e I), F, G (antes de E e I), J, S, V, X, W, Z
Nas consoantes fricativas, o ar sofre uma leve resistência para sair da boca quando o som é emitido, e essa resistência gera um ruído. Exemplos: ceia, feio, giz, joia, saia.
-
Consoantes laterais
L
No caso da consoante lateral, apesar da barreira, o ar passa pela lateral da língua enquanto o som da consoante é emitido. Exemplo: leilão.
-
Consoantes vibrantes
R
Na consoante vibrante, como o próprio nome indica, a barreira surge porque a língua e/ou a parte de trás do céu da boca vibram enquanto o som da consoante é emitido. Exemplo: raro.
→ Classificação das consoantes quanto ao ponto de articulação
Diferentemente da classificação pelo modo de articulação, no ponto de articulação, considera-se o lugar em que se encontra a barreira (e não o tipo de barreira) no momento em que se emite o som da consoante. Há seis tipos: as bilabiais, as labiodentais, as linguodentais, as alveolares, as palatais e as velares.
◦ Consoantes bilabiais
B, M, P
Nessas consoantes, o ponto de articulação é bilabial, ou seja, ocorre com o toque dos dois lábios da boca. Exemplos: bom, mão, pão.
◦ Consoantes labiodentais
F, V
Aqui, o ponto de articulação é o toque entre os dentes e os lábios. Exemplos: fã, favo, veia.
◦ Consoantes linguodentais
D, T
Nessas consoantes, o ponto de articulação é o toque da língua na parte de trás dos dentes. Exemplos: dedo, tatu.
◦ Consoantes alveolares
C (antes de E e I), L, N, R (meio da palavra), S, Z
Aqui, o ponto de articulação é o toque da língua na região chamada alvéolos, parte do céu da boca que fica mais próximo dos dentes. Exemplos: aceso, arara, inalar.
◦ Consoantes palatais
G (antes de E e I), J, X
Nessas consoantes, o ponto de articulação é o toque da língua na região chamada palato, parte do meio do céu da boca. Exemplos: joia, oxe.
◦ Consoantes velares
C, G (antes de A, O e U), K, Q, R (começo de palavra)
Aqui, o ponto de articulação é o toque da língua na região ao fundo do céu da boca, um pouco atrás do palato. Exemplos: coco, gago, quê, raio.
Acesse também: Sílabas — fonemas ou grupos de fonemas pronunciados por meio de uma única emissão de voz
Exercícios resolvidos sobre consoantes
Questão 1
Quais são as classificações das consoantes considerando-se o modo de articulação?
A) Oclusivas e constritivas, sendo estas fricativas, laterais ou vibrantes.
B) Surdas e sonoras.
C) Bilabiais, labiodentais, linguodentais, alveolares, palatais e velares.
D) Nasais e orais.
Resolução:
Alternativa A
A classificação quanto ao modo de articulação é sobre a barreira que o som encontra quando emitido. Nesse caso, as consoantes podem ser oclusivas (com barreira total) ou constritivas (com barreira parcial).
Questão 2
Assinale a alternativa com a palavra que apresenta apenas consoantes alveolares.
A) Neném
B) Vítima
C) Saci
D) Rato
E) Bola
Resolução:
Alternativa C
As consoantes alveolares têm o ponto de articulação nos alvéolos, região do céu da boca próximo aos dentes. Portanto, as consoantes S e C (antes de I) da palavra “saci” são alveolares.
Fontes
AZEREDO, José Carlos de. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. São Paulo: Parábola, 2021.
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 38ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.
CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2020.
CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 7ª ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2016.