Whatsapp icon Whatsapp

A oralidade e a escrita

Muitas vezes quando você pega sua redação corrigida pelo professor, encontra a seguinte mensagem: evite usar a oralidade!

A não ser que seja uma narração, e a linguagem oral seja uma característica da personagem, a fala deve ficar restrita às nossas conversas informais com os amigos ou familiares.

Mas por que usar a oralidade em um texto é tão ruim? Porque não é o momento apropriado para que isso ocorra. A modalidade escrita exige uma formalidade e um planejamento que a modalidade falada não possui.

A linguagem coloquial é mais proeminente em situações informais, nas quais o apego à gramática é desnecessário. Portanto, é incoerente utilizar essa mesma linguagem para circunstâncias divergentes, como no caso da elaboração de uma redação dissertativa ou de qualquer tipo de texto que será avaliado.

Claro, lembre-se que há a exceção apontada acima: em narrações ou na reprodução da fala de alguém o uso do coloquialismo é coerente!

Tudo depende da adequação à situação experimentada. Por exemplo, o telejornal é falado, contudo, os textos ali pronunciados pertencem à modalidade escrita. Não seria conveniente que um dos apresentadores falasse: E aí, pessoas! Boa noite! Vocês sabiam que os senadores inventaram outro “ganha pão”? Agora eles têm um dinheiro extra só para comprar ternos! Tem cabimento?

Então, comece a observar se o emprego de termos ou expressões em sua redação está coerente com a linguagem que o texto exige, pois a falta dessa análise pode custar a falta de entendimento, bem como alguns pontinhos na hora da avaliação!

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja mais!

Níveis de fala
Existem tipos diferentes de fala?

Níveis de linguagem
O que são níveis de linguagem?

Publicado por Sabrina Vilarinho

Artigos Relacionados

Acróstico
Conheça o acróstico! Aprenda tudo sobre essa forma de versificação, quais são os diferentes modos de utilizá-lo e os diferentes efeitos estéticos que ele pode causar.
A linguagem, assim como a roupa, não pode ser a mesma em todos os momentos, por isso é importante atentar aos fatores de adequação linguística
Fatores de adequação linguística
Existem fatores que influenciam no momento da adequação linguística, quer saber quais são eles?
Cada função apresenta um objetivo específico na comunicação. Conhecê-las e identificá-las aprimora a compreensão global de um texto
Funções da linguagem
A comunicação e seus objetivos: Saiba como as funções da linguagem estão presentes nos diversos textos do nosso dia a dia.
Gíria
Qual o significado e por que ocorre?
A linguagem coloquial, também chamada de informal ou popular, é geralmente utilizada em situações informais de interlocução
Linguagem coloquial
Leia este artigo e aprenda a respeito da linguagem coloquial, uma forma de expressão da língua em eventos de fala mais informais e corriqueiros.
Sinal vermelho, um exemplo de linguagem não verbal.
Linguagem verbal e não verbal
Saiba diferenciar linguagem verbal de não verbal!
Os diversos níveis de linguagem permitem que os falantes comuniquem-se
Níveis de linguagem
Leia este artigo para conhecer os níveis de linguagem a partir dos quais podemos nos comunicar verbalmente com outras pessoas.
Os Diferentes Textos Humorísticos
Charges - Tiras Humorísticas - Anedotas.
video icon
Português
Tempos derivados do presente do indicativo
São derivados do tempo presente do indicativo o pretérito perfeito do indicativo, o presente do subjuntivo e o imperativo verbal. Assista a esta videoaula para conferir como se dá a formação de cada um deles.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Química
Cinética química
Se ainda tem dúvidas quanto a velocidade das reações, essa videoaula é para você!
video icon
videoaula brasil escola
Português
Redação
Entenda como realizar argumento por causa e consequência com a nossa aula.
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!