Os termos acessórios da oração e o uso da vírgula – relação de dependência
Partindo-se do princípio de que a vírgula se encontra relacionada a fatores de ordem sintática, torna-se facilmente compreensível a razão de ela também se manifestar entre os chamados “termos acessórios da oração”. Para tanto, analisaremos cada um deles de modo particular, tendo em vista os traços que os delineiam.
* O adjunto adnominal – Como sabemos, este termo tem por finalidade caracterizar um substantivo sem a intermediação de um verbo. Logo, constata-se que sua função é estritamente adjetiva, ora representada pelos artigos, adjetivos, locuções adjetivas, pronomes adjetivos e numerais. Em virtude de tal aspecto, os adjuntos adnominais, quaisquer que sejam eles, não podem ser separados por vírgula. Vejamos, pois, alguns exemplos:
As primeiras alunas classificadas chegaram.
Quando analisados os termos em destaque, constata-se que desempenham a função anteriormente expressa, eis o porquê da ausência do sinal de pontuação.
* Adjunto adverbial – Tendo em vista a função desempenhada por este termo, que é a de indicar a circunstância em que se desenvolve o processo verbal, bem como a de intensificar um verbo, adjetivo ou advérbio, recomenda-se usar a vírgula quando ele (o adjunto) vier após o verbo e seu respectivo complemento. Como, por exemplo, em:
Encontrei alguns professores, hoje pela manhã, reunidos com o diretor.
* Adjunto adverbial anteposto ou intercalado – Mediante tal situação, o adjunto deve ser separado por vírgula. Entretanto, quando este aparecer em pequena extensão, a vírgula estará dispensada.
Hoje pela manhã, encontrei alguns professores reunidos com o diretor.
Amanhã irei rever alguns amigos.
* Aposto – Cientes de sua função, expressa pelo termo que amplia, explica, desenvolve ou resume o conteúdo relacionado ao termo anterior, somente o aposto especificativo não é separado por vírgula. Constatemos, pois:
Machado de Assis, representante do Realismo, tornou-se um cânone literário.
Estamos diante de um cânone literário: Machado de Assis.
(Notamos que os dois-pontos também representam um dos sinais de pontuação).
A cidade do Rio de Janeiro é considerada uma das mais belas do país.
(Aposto especificativo pelo fato de um substantivo próprio “Rio de Janeiro” individualizar um substantivo comum – “cidade”).
Por Vânia Duarte
Graduada em Letras