Singular ou plural de determinadas expressões
Questionamentos acerca dos fatos que norteiam a língua parecem não se evidenciar como algo inusitado, como uma novidade, acima de tudo, não é verdade? Quem não os tem? Por mais que nos sintamos familiarizados com todas as peculiaridades, sempre restam algumas dúvidas, sempre alguns “escorregões” haverá.
Pois bem, falando sobre eles, as questões que envolvem por vezes o plural, bem por vezes o singular, estão nessa fatídica listagem, como é o que veremos a partir de agora, subsidiando-nos, portanto, em alguns exemplos:
Diferentes tipos de roupa ou diferentes tipos de roupas?
Para diferentes tipos de pele há um creme específico, ou seria diferentes tipos de peles?
Acerca dessa questão cabe ressaltar que a definição do plural ou do singular se encontra intrinsecamente relacionada a alguns aspectos semânticos. Dessa maneira, se se tratar de elementos contáveis, esses, necessariamente, deverão permanecer no plural, como é o que ocorre no primeiro exemplo que, uma vez retificado, temos:
Diferentes tipos de roupas, uma vez que roupas representam elementos contáveis.
Assim, seria bulas de remédio ou bulas de remédios? A segunda alternativa, obviamente.
Já o segundo exemplo, haja vista ser “pele” um elemento incontável, o singular é a forma que se adéqua. Assim, temos “diferentes tipos de pele”.
Agora, em se tratando de exemplos, tais como os que representam líquidos de uma forma geral, esses não devem ser flexionados, ou seja: litros de vinho, garrafas de água, recipientes de cerveja, entre outros casos representativos.