Subordinadas Desenvolvidas e Subordinadas Reduzidas
O assunto que ora se faz presente – orações subordinadas desenvolvidas e subordinadas reduzidas – integra os pressupostos relacionados a um conhecido fato linguístico: o período composto por subordinação.
A saber, um dos postulados que a gramática atribui a esse período composto é a dependência sintática entre as orações que o constituem. Partindo desse princípio, cabe afirmar que temos três modalidades de orações subordinadas: substantivas, adjetivas e adverbiais. Nesse ínterim, veremos as características que demarcam as orações enfatizadas pelo título do artigo.
Observemos alguns exemplos:
A garota afirmou que necessitava de auxílio.
Temos a oração principal – a garota afirmou.
E ainda a oração segunda – que necessitava de auxílio – concebida como uma oração subordinada substantiva objetiva direta, haja vista que a ideia em referência se expressa por demarcar o complemento do verbo da oração primeira. Nesse caso, afirmamos que se trata de uma oração subordinada substantiva desenvolvida.
Essa mesma oração, vista sob outro aspecto:
A garota afirmou necessitar de auxílio.
Temos também duas orações: uma principal (a garota afirmou) e a segunda (necessitar de auxílio) – concebida como uma oração subordinada substantiva reduzida, pelo fato de o verbo se encontrar expresso no infinitivo.
Outros exemplos nos dão conta de que:
Procurávamos os livros que se encontravam na estante.
Temos uma primeira oração: Procurávamos os livros.
Como também uma segunda: que se encontravam na estante – classificada como uma oração subordinada adjetiva restritiva desenvolvida, dada a presença de um pronome relativo (que).
Transformando-a, temos:
Procurávamos os livros encontrados na estante.
Temos ainda duas orações – uma principal, igual à primeira antes ressaltada.
E também uma segunda – encontrados na estante – considerada uma oração subordinada adjetiva restritiva reduzida de particípio, por estar o verbo expresso nessa forma nominal.
Continuando, temos:
Assim que chegar, avise-me.
Temos uma primeira oração – principal – Avise-me.
Temos uma segunda – assim que chegar – considerada como uma oração subordinada adverbial temporal desenvolvida.
Analisando-a de outra forma, temos:
Chegando, avise-me.
A segunda, considerada como uma oração subordinada reduzida de gerúndio – chegando;
E a primeira – avise-me – concebida como a principal.