Whatsapp icon Whatsapp

Tempos derivados do presente do modo indicativo

O presente do subjuntivo e o imperativo afirmativo e negativo são derivados do presente do indicativo
O presente do subjuntivo e o imperativo afirmativo e negativo são derivados do presente do indicativo

O assunto sobre o qual nos propusemos a falar representa, sobretudo, mais um entre os muitos assuntos relacionados aos fatos linguísticos, cuja importância não se discute. Dessa forma, fazer menção aos verbos significa ressaltar acerca de uma valorosa classe gramatical que se encontra presente em todas as manifestações linguísticas que proferimos dia a dia. Por meio deles é que organizamos nosso pensamento e estruturamos nosso discurso, seja na oralidade, seja na escrita.

Dessa forma, entre as características que os demarcam, citamos os chamados tempos primitivos e tempos derivados – noções essas fundamentais para que entendamos acerca das flexões em que neles se manifestam.

Nesse sentido, cabe afirmar que os primitivos representam aqueles tempos cujos radicais ou temas são usados na formação de outros tempos. Já os derivados, como bem nos revela o próprio nome, são aqueles tempos cujos radicais ou temas são obtidos a partir de um dos tempos primitivos ou do infinitivo impessoal.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Assim ocorre com o presente do indicativo, cujos derivados se manifestam pelo presente do modo subjuntivo e pelo imperativo afirmativo e negativo. Vejamos, pois:

Presente do modo indicativo

Eu canto
Tu cantas
Ele canta
Nós cantamos
Vós cantais
Eles cantam

Presente do modo subjuntivo

Que eu cante
Que tu cantes
Que ele cante
Que nós cantemos
Que vós canteis
Que eles cantem

Imperativo afirmativo
-

Canta tu
Cante você
Cantemos nós
Cantai vós
Cantem vocês

Imperativo negativo
-

Não cantes tu
Não cante você
Não cantemos nós
Não canteis vós
Não cantem vocês

Publicado por Vânia Maria do Nascimento Duarte
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Características do pretérito perfeito e do imperfeito
Compreender acerca das características do pretérito perfeito e do imperfeito é sinal de competência linguística. Em razão de tal importância, clique e conheça-as.
Minúcias do verbo desculpar
O verbo “desculpar” apresenta algumas minúcias: tanto pode ser usado na forma transitiva direta como na forma pronominal. Atenha-se a mais detalhes aqui!
Tempos derivados do pretérito perfeito do indicativo
Os tempos derivados do pretérito perfeito do indicativo estão submetidos a pressupostos específicos, preconizados pela gramática normativa. Conheça-os!
Verbos Impessoais
verbos impessoais, o que são verbos impessoais, verbo impessoal significado, verbo impessoal, verbo haver no sentido de existir, verbos impessoais exemplos, orações com verbos impessoais, oração com verbo impessoal.
Verbos unipessoais
Os verbos unipessoais são aqueles que apresentam somente a terceira pessoa do singular ou do plural.
Vozes Verbais
Aprenda a diferença entre voz ativa, voz passiva e voz reflexiva. Entenda quando utilizar cada uma e como passar de uma voz à outra.